9 dicas de marketing digital para consultório médico

Você sabia que as ferramentas de marketing digital para consultório médico estão se tornando cada vez mais grandes aliadas na divulgação dos serviços desses profissionais?

Sim! A maneira como o médico se comporta nas redes sociais pode ser uma ótima forma de atrair e fidelizar pacientes.

O marketing digital para consultório médico nada mais é do que o uso das estratégias e técnicas com o objetivo construir uma presença na internet. Entretanto, para que isso tenha efeito positivo, é importante usar alguns canais como site, blog, redes sociais, anúncios no Google, entre outros.

Ou seja, para ser efetivo, o marketing digital para consultório médico precisa ter um planejamento bem estruturado, com o perfil dos pacientes, as oportunidades de mercado e os diferenciais da clínica. 

Com toda essa pesquisa em mãos, é que é possível definir as melhores estratégias, como a linguagem que será utilizada e os canais e os investimentos que serão realizados para que os objetivos sejam conquistados.

Pensando nisso, separamos nove dicas de marketing digital para consultório médico. Confira abaixo!

1. Criar um perfil no Google Meu Negócio

O médico, ao criar um perfil no Google Meu Negócio, facilita que o paciente o encontre nas pesquisas realizadas pelo Google, ou seja, aumenta a sua visibilidade.

Se você ainda não sabe, no Google Meu Negócio o cadastro é gratuito e você pode incluir informações como o horário de funcionamento do consultório, localização, telefone, site e fotos do local. 

Dessa maneira, sempre que alguém pesquisar pelo serviço que você oferece ou por uma empresa que ofereça serviços semelhantes ao seu, o seu perfil é exibido.

Como sabemos, o Google é o principal mecanismo de busca e não deve ser ignorado na estratégia de marketing digital para consultório médico, uma vez que é por lá que as pessoas costumam tirar dúvidas, procurar por produtos e serviços e descobrir informações importantes a respeito do profissional ou empresa.

Entretanto, muitas pessoas acham que para estar no Google é preciso apenas pagar anúncios na ferramenta. Entretanto, é possível ter um ótimo alcance e converter visitantes em pacientes sem gastar nada, apenas cadastrando a sua clínica no Google Meu Negócio.

Esse processo é bastante simples. Basta acessar o site do Google Meu Negócio e inserir as informações necessárias. É importante colocar o máximo de fotos de seu espaço, informar o horário de funcionamento, os telefones fixo e celular, o endereço e o link de seu site. 

Uma outra dica muito importante é estimular os seus pacientes a deixarem depoimentos na página, pois eles aparecerão para todos que buscarem pelo nome da sua clínica. mas lembre-se, não é possível apagá-los.

2. Utilizar as principais redes sociais

Como falamos acima, as redes sociais, principalmente, o Instagram e o Facebook, são capazes de ajudar o profissional a captar e fidelizar pacientes. 

Para um planejamento de sucesso é necessário entender o seu público, publicar conteúdo de valor e do interesse deles, interagir com seu público e monitorar os resultados.

Além do site, é muito importante que o médico invista em redes sociais, principalmente o Instagram, que atualmente apresenta um grande potencial. 

É de suma importância que o profissional ou a sua clínica tenha uma conta comercial no Instagram como uma maneira de divulgar o seu trabalho e ainda se mostrar como uma autoridade nesta área. 

No Instagram para médico é possível explorar a possibilidade das postagens pagas, para ter mais alcance na rede, além de ter acesso a métricas e informações sobre as postagens feitas na rede social. Isso faz toda a diferença na hora de estabelecer uma estratégia de ações no Instagram. 

É importante ressaltar que o Instagram é considerado uma ótima ferramenta de marketing digital para consultório, pois é uma rede social de grande interação e, todo post bem produzido, acaba trazendo ótimos resultados de interações.

3. Conhecer o seu público alvo

Quando o médico conhece o perfil das pessoas que ele quer alcançar, todas as ações, técnicas e estratégias de marketing digital para consultório médico serão pensadas para gerar resultados positivos.

Um exemplo disso é que, se você conhecer bem sobre o seu público saberá em quais redes sociais investir para conseguir atrair mais clientes ou que tipo de conteúdo publicar em seu blog para atrair a atenção desses potenciais clientes.

4. Fazer lives nas redes sociais

Essa é uma ótima ideia de conquistar a credibilidade e atrair a confiança do paciente. É possível fazer vídeos tirando as dúvidas deles ou ainda falando de assuntos do interesse do público alvo, ao vivo, tanto pelo Facebook, Youtube ou ainda no Instagram. 

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5. Usar o retargeting

O “retargeting” existe para que você consiga que um determinado cliente te encontre novamente, mesmo que ele não tenha realizado uma nova busca, pois nem sempre o paciente vai entrar em contato com seu consultório assim que encontrar suas informações de contato ou endereço.

Ou seja, mesmo que o potencial cliente não entre em contato com você agora, ele sempre se deparará com anúncios com a sua marca ou o seu nome e vai se lembrar de você.

6. Elaborar conteúdo com linguagem simples

Em todo o conteúdo, é importante adotar uma linguagem mais simplificada e pessoal, pois nem todo mundo entende do assunto que está sendo tratado. 

7. Analisar o que seus concorrentes estão fazendo

Uma estratégia de marketing digital para consultório médico é analisar o que os concorrentes postam nas redes sociais deles e a maneira como se comportam. Isso é importante para verificar o que está dando certo e o que é preciso melhorar.

8. Criar um website

Hoje em dia, quando precisamos de algo, a primeira coisa que fazemos é procurar na internet, daí a importância de ter um site da sua clínica. Entretanto, ele deve ser bem feito e objetivo, de acordo com o seu público alvo. 

Dentre as principais vantagens de ter um site, as principais são:

  • Fazer com que o paciente te encontre mais facilmente;
  • Levar mais segurança ao paciente;
  • Fazer publicidade direcionada;
  • Mensurar as visitas diárias ao site;
  • Fortalecer a sua marca;
  • Realizar agendamentos online.

9. Fazer um plano de marketing

Elaborar um plano de marketing digital para consultório médico vai te ajudar a evitar desperdício de recursos e a fazer as melhores escolhas de estratégias.

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Nosso planejamento de marketing tem o objetivo de atrair, engajar e converter o paciente com a mensagem certa para fidelizá-lo, ao mostrar os diferenciais do médico e da clínica, os tratamentos, o atendimento humanizado, ou seja, tudo de melhor que é oferecido à saúde.

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