Marketing digital médico: como conquistar mais pacientes?

O marketing digital médico tem um importante papel para a captação e fidelização de pacientes para uma clínica, independentemente da sua especialidade. 

Sabemos que a Internet mudou a forma das pessoas se comunicarem. E hoje, somente no Brasil, já são mais de 100 milhões de usuários, sendo que quase 80% das pessoas confiam nas informações que estão presentes no Google.

Por isso, o marketing digital médico se tornou uma ótima alternativa para impactar o público alvo de forma assertiva. E, ficar fora dessa rede é limitar suas opções de atuação e deixar a área livre para que seus concorrentes ganhem espaço no mercado.

Vamos entender um pouco mais sobre o marketing digital médico e como conquistar mais pacientes para a sua clínica? Então continue a leitura deste texto.

Estratégias de marketing digital médico para sua clínica

Ao contrário do que possa parecer, o marketing digital médico pode ser iniciado a partir de ações simples e de baixo custo, porém com grande potencial de retorno.

Separamos algumas dicas indispensáveis para montar uma estratégia de sucesso para a sua clínica ou consultório.

1. Conheça seu público alvo

A primeira coisa que você precisa fazer, antes de iniciar as ações de marketing digital médico, é conhecer o seu público alvo, pois é através desta informação que você conseguirá produzir conteúdo segmentado e que atinja os seu paciente de maneira eficaz.

E quando falamos em público alvo, não se trata apenas de saber as condições financeiras de cada um, para então precificar os serviços, mas também a idade dos pacientes, quais são as maiores queixas, qual o tipo de tratamento eles buscam e muitas outras informações. 

Pensando em tudo isso, é importante conhecer quem é o público alvo da sua clínica para que você possa criar uma estratégia de marketing digital médico direcionada às pessoas com quem pretende se relacionar. Agindo assim, o seu trabalho será mais eficiente e com maior chance de sucesso.

2. Crie um blog

Montar um blog e oferecer conteúdos relevantes, como dicas de saúde, curiosidades médicas e até mesmo o resultado de alguns tratamentos pode ser uma ótima ferramenta de marketing digital médico. 

Além de contribuir com a circulação de boas informações, também passa a ser visto como uma autoridade sobre os assuntos da sua área.

3. Aposte no email marketing

O email marketing está presente na vida das pessoas desde quando as pessoas começaram a utilizar a internet e até hoje não perdeu a sua força. Muito pelo contrário, essa ainda é uma ferramenta de comunicação bastante utilizada diariamente. Por isso, é um recurso bastante usado no marketing digital médico.

Os médicos podem utilizar essa estratégia para enviar uma newsletter elaborada e personalizada ou ainda alguma curiosidade sobre a área de atuação e notícias relacionadas à especialidade.

4. Cuide do seu site

O site da sua clínica ou consultório deve ser usado sempre como uma extensão das suas ações para se ter mais pacientes. É muito importante que ele esteja preparado para ser lido nos diferentes formatos de tela: computador, notebook, smartphone, tablet e outros.

Além disso, o site precisa conter links para o seu blog, perfis nas redes sociais, dados sobre os tratamentos e consultas oferecidos, canais de contato e endereço. Se uma pessoa chegou ao seu site é porque existe interesse em seus serviços, então você deve facilitar as informações para que ela o encontre.

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5. Invista nas redes sociais

Ficar fora das redes sociais, atualmente, não é um bom negócios. Isso porque os seus pacientes estão lá e fazem comentários sobre o seu consultório e os serviços oferecidos por você.

Por isso, como estratégia de marketing digital médico, é fundamental criar um perfil nessas mídias para se aproximar das pessoas e se relacionar com elas.

É também nas redes sociais que você consegue divulgar os seus serviços, além de oferecer o conteúdo do blog ou divulgar o seu site, inserindo um link na sua biografia.

Vale ressaltar que o perfil de um médico nas redes sociais deve ser comercial, para que ele possa usufruir de todas as facilidades como anúncios e também monitoramento do alcance.  

6. Fique atento às regras do CFM

O Conselho Federal de Medicina criou regras de publicidade médica que devem ser respeitadas por todos os profissionais da área na divulgação de seus serviços ou de suas clínicas. 

Podemos citar entre as principais delas, que devem ser levadas em conta na hora de elaborar uma estratégia de marketing digital médico:

  • Nunca anunciar uma especialidade que você não possui;
  • jamais ter o seu nome envolvido em propaganda enganosa;
  • Não divulgar aparelhos ou preços para atrair novos pacientes;
  • Não exibir fotos de pacientes sem a autorização do mesmo;
  • Não compartilhar informações que deixem a sociedade preocupada, o que nada mais é do que as notícias sensacionalistas;
  • Jamais, em hipótese alguma, prescrever ou consultar um paciente a distância.

Portanto, antes de iniciar a publicidade de sua clínica, é de suma importância que você confira o manual de publicidade médica. Assim, você conhecerá as normas em detalhes, de forma aprofundada.

Como você pode notar, o marketing digital médico é fundamental para atrair novos pacientes e fidelizar os antigos. Por isso, invista nessas estratégias online para a área.

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