Rentabilidade da Clínica Médica: Saiba como como podemos te ajudar

Todo médico que gere o seu próprio negócio tem uma preocupação com a rentabilidade da sua clínica. Isso acontece porque, além de buscar oferecer excelência assistencial, ele ainda precisa garantir o crescimento do negócio. 

No post de hoje abordaremos as principais dicas para melhorar a rentabilidade da clínica médica e alcançar os seus objetivos.

Como melhorar a rentabilidade da clínica médica?

Veja abaixo as cinco dicas que separamos para que você tenha sucesso na sua clínica.

1. Aprenda a calcular a rentabilidade da clínica médica

O objetivo é que sua clínica seja rentável, trazendo retorno sobre o investimento, e lucratividade, obtendo saldo positivo em relação às despesas.

As estratégias para aumentar a rentabilidade da clínica médica dependem da sua habilidade de executar o planejamento financeiro do negócio. 

2. Reduza os gastos de forma estratégica 

É preciso se preocupar com a organização e com o uso inteligente dos recursos financeiros. Ou seja, da mesma forma que você deve ficar atento às receitas provenientes dos atendimentos, deve ter cuidado com as despesas da clínica. 

Para melhorar o controle das despesas da clínica, você deve começar pela organização. Portanto, categorize as despesas, faça agrupamentos por centro de custo e garanta o registro de todas as movimentações. Com custos organizados, será mais fácil analisar e tomar decisões sobre a saúde financeira do seu negócio. 

3. Aumente o fluxo de pacientes

A melhor estratégia para aumentar a rentabilidade da clínica médica é atraindo um maior número de novos pacientes. Isso também é importante para manter o crescimento do seu negócio. 

Para isso, é preciso criar diferentes iniciativas para atrair as pessoas que buscam por atendimento na sua especialidade. 

Todo médico deve ter em mente que a qualidade do atendimento é um dos principais fatores para atração de novos pacientes. Afinal, a confiabilidade da clínica vai impactar a tomada de decisão de quem decide agendar uma consulta.

Além de garantir o bom atendimento, você também pode utilizar a tecnologia a seu favor e investir em marketing digital para médicos.

4. Fidelize os pacientes

Uma vez que você aumentou o fluxo de pacientes, é importante fidelizá-los, para que isso impacte de forma significativa na rentabilidade da clínica médica.

Existem diversos motivos pelos quais a fidelização é vantajosa. Entre eles podemos citar: motivos assistenciais, como a relação médico-paciente; motivos relacionados ao marketing, como o maior potencial de indicação boca a boca; e motivos financeiros, como uma maior previsibilidade de caixa. 

Um ponto importante para conseguir fidelizar os pacientes é ficar atento às necessidades e às expectativas quando eles procuram por atendimento. Sua clínica não deve dar certeza de cura ou de um resultado específico para os tratamentos. Entretanto, você pode garantir respeito, atenção e alta qualidade técnica dos profissionais. 

Outro fator que é grande responsável pela fidelização dos pacientes é a organização e a infraestrutura da clínica.  

5. Faça investimentos inteligentes

Uma outra forma de aumentar a rentabilidade da sua clínica médica é fazendo investimentos inteligentes, direcionando as despesas para alternativas com melhor custo-benefício. 
Se você quer saber em mais detalhes como aumentar a rentabilidade da clínica médica, entre em contato com a Shantal Marketing Médico para que possamos tirar todas as suas dúvidas.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.