10 dicas de marketing para clínicas

20
dez
2021

A forma de se fazer negócio no mundo mudou nos últimos anos e o foco principal dessa nova era são as novas tendências do marketing.

As clínicas, apesar de serem estabelecimentos voltados à área da saúde e afins, não escapam dessa máxima.

De toda forma, as clínicas também lidam com clientes e sobrevivem do consumo dos serviços oferecidos.

Por esses e outros motivos, é imprescindível que os donos de clínicas montem um plano de marketing assertivo, a fim de atrair novos clientes.

Para auxiliar nessa jornada, disponibilizamos abaixo 10 dicas importantes para a hora de definir estratégias de marketing para clínicas.

Veja!

10 dicas de marketing para clínicas

 

As 10 dicas que farão com que a sua clínica avance a outro patamar

Continue lendo atentamente e saiba de quais retoques o setor de propaganda da sua clínica precisa.

1 – Defina um público-alvo

O primeiro passo a ser dado antes de começar a propagar uma clínica, é a definição do público-alvo.

Na verdade, essa definição deve acontecer no ato de fundação do estabelecimento, a fim de definir que serviços deverão ser ofertados.

Com isso, se uma clínica oferece consultas na área da medicina geriátrica, o público-alvo serão idosos.

Dessa forma, todo o esforço de marketing terá como objetivo atrair pessoas que já estejam na terceira idade, por exemplo.

2 – Invista nas redes sociais

As redes sociais são grandes praças não físicas que estão constantemente lotadas de pessoas.

Com isso, fica clara a capacidade que esses espaços virtuais têm de disseminar marcas.

Priorize estratégias que enalteçam o nome da sua clínica no Instagram, Facebook, Pinterest, YouTube, TikTok e outros locais.

3 – Aprimore a sua interação com o público-alvo

Após o momento de definição do público-alvo, chega a etapa de aprofundamento na relação com as pessoas desse grupo.

Busque conhecer as necessidades dos seus consumidores principais, pois isso irá otimizar os seus esforços de marketing.

4 – Crie conteúdos relevantes

Até mesmo os algoritmos das redes sociais estão eliminando os chamados “conteúdos pobres”.

Por isso, ao criar um conteúdo para redes sociais, blogs ou sites da sua clínica, invista na contratação de um profissional qualificado.

O trabalho dessa pessoa irá evidenciar as suas páginas nos buscadores, atrair mais clientes e criar autoridade para a sua marca. 

5 – Atente ao uso da linguagem adequada para o seu caso

Mais uma vez a definição do público-alvo se mostra necessária.

Saber qual grupo de pessoas será o alvo da sua empresa irá possibilitar o ajuste da linguagem usada na comunicação.

Afinal, uma senhora de 70 anos não tem a mesma linguagem que um adolescente de 17, por exemplo.

6 – Esteja por dentro das tendências do mercado

Não adianta criar um plano de marketing organizado se o que está acontecendo no ramo referido não for observado.

Busque saber quais são as tendências e últimas novidades da sua área de atuação para oferecer o melhor a seus clientes.

7 – Use o marketing de conteúdo

O chamado marketing de conteúdo, ou tráfego orgânico, é a atração “natural” das pessoas na internet.

Essa atração é feita através de conteúdos relevantes, sobretudo posts para blogs e outros materiais feitos com a utilização de práticas de SEO.

Por isso, descubra quais são os interesses do seu público alvo e contrate profissionais da Redação Web para criarem conteúdos a respeito. 

8 – Use o tráfego pago

No tráfego pago, pequenos espaços são cedidos por redes sociais para a inclusão de anúncios.

Sistemas como o Facebook Ads (Instagram e Facebook) e Google Ads costumam verter muitos resultados.

9 – Crie um site

A criação de um site irá afirmar a autoridade da sua clínica na sua área de atuação.

Nele, informações sobre a empresa e os serviços prestados precisam ser incluídas, assim como formas de contato e agendamento de consultas.

10 – Siga o código de ética profissional da sua classe

Por fim, antes de qualquer esforço ser implementado, você precisa observar o código de ética profissional da sua área de atuação.

Esse código contém, basicamente, as disposições legais do que pode e o que não pode ser feito na prática da sua profissão.

Evite que a sua clínica sofra sanções “andando na linha”.

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