Como definir o orçamento de marketing para sua clínica?

07
jan
2022

Muitos gestores ainda têm essa dúvida: Marketing é custo ou investimento? Isto realmente vai ajudar minha clínica a ter lugar no mercado?

Não é por menos! A cada nova decisão que envolva gastos, é importante que  se saiba se isso te trará algum retorno, além de uma ideia clara dos riscos do investimento. 

O fato é que o marketing é uma área que cada vez mais vem tomando importância dentro de qualquer empreendimento. E com clínicas e consultórios, essa questão também não é diferente. 

Assim como as demais empresas, sua clínica também precisa definir um orçamento de marketing!

Pensando nisso, ao final do nosso artigo, você terá as informações necessárias para definir seu orçamento de marketing com segurança e tranquilidade.

Por que definir um orçamento de marketing para sua clínica?

Para montar um orçamento de marketing digital da melhor forma, é importante sempre ter um parâmetro e um ponto de partida. Dessa forma, faça uma avaliação da sua clínica em relação aos anos anteriores. Analise sua presença no mercado e o que você obteve de lucro. 

A situação estaria melhor se você tivesse investido mais em marketing? A partir daí, você pode ter boas previsões e pode fazer novas escolhas, fundamentadas nessas informações coletadas.

Caso você nunca tenha investido em marketing, essa etapa pode ser ignorada. Contudo, você pode se basear nos pontos relacionados com outras clínicas de porte semelhante à sua.

Entre outros benefícios de definir um orçamento de marketing para sua clínica estão:

Ajuda a manter o controle financeiro

Antes de mais nada, para você começar a investir em marketing, você precisa separar ou definir uma parte do seu orçamento para tal fim. Ou seja, precisa ter em mente os limites claros para este investimento. Isso te ajuda a manter um controle financeiro, com objetivos e metas bem definidas.

Direciona os recursos para as ações corretas

Com o controle financeiro citado anteriormente, é possível definir quanto você irá gastar com suas ações de marketing, ou seja, você direciona os recursos para as ações corretas e que te tragam resultados. 

Ao longo do tempo, conforme os resultados forem chegando, você pode avaliar se seu investimento está realmente adequado ou abaixo do que deveria.

Permite estabelecer metas

Com essa avaliação de resultados, você pode estabelecer outras metas para seu negócio. Um exemplo, é atingir um público tal, com boas interações em redes sociais e tráfego orgânico. Com isso, você amadurece cada vez mais suas estratégias, permitindo realizar ajustes sem medo de errar!

Quais os principais custos relacionados ao marketing?

Para atingir seus pacientes é preciso sempre adequar sua comunicação e as ferramentas que você tem disponível. 

Você sabia que 87% das pessoas pesquisam na internet antes de procurar um serviço? Isto serve também para a área da saúde.

Dessa forma, os custos relacionados ao marketing giram em torno, justamente, de formas de atingir seu público, através de meios como redes sociais, produção de conteúdo relevante, websites, entre outros. 

O ideal é contratar uma agência de marketing especializada para cuidar de toda essa parte.

Como definir o orçamento de marketing da clínica?

Abaixo listamos algumas dicas para você definir o orçamento de marketing de sua clínica de forma eficiente e clara.

1- Defina os objetivos e as estratégias de marketing

É importante que seus objetivos estejam bem traçados. Mas em que sentido eu digo isso? Por exemplo: quero atingir determinados pacientes de uma região “x”, ou aumentar minha cartela de pacientes em 6 meses. São objetivos claros, reais e possíveis.

Após, é preciso que você trace as metas para atingi-los. O que eu preciso fazer para alcançar esses objetivos. Vou investir em anúncios patrocinados? Vou investir em marketing digital, através de uma agência especializada?

2- Avalie as referências de anos anteriores

Caso você já tenha investido em marketing digital em anos anteriores, é importante que você avalie isto. 

Em outras palavras, você pode tomar os anos anteriores como base para traçar as próximas metas. Além disso, você avalia os pontos que precisam de melhora e aumenta ainda mais aqueles que estão funcionando e te trazendo retorno.

3- Estude o alcance pretendido

Quem você pretende atingir? Qual o público que você realmente deseja atrair para sua clínica? 

Lembre-se: não adianta querer atingir grandes públicos com orçamentos baixos! Dessa forma, sua verba deve estar sempre alinhada com seu planejamento de marketing.

É importante que você conheça seu público, seus hábitos online, quais serviços de saúde mais precisam, faixa etária, renda, etc.

4- Tenha uma base de cálculo para definição da sua verba de marketing

Uma base de cálculo é aquela que te dá um panorama de quanto será seu investimento em marketing. Assim, existem algumas técnicas específicas para esta análise. 

A primeira é o CAC (custo de aquisição de clientes). Trata-se de uma métrica fundamental para diversas avaliações e decisões. É através dela que você sabe se as ações atuais para captação de pacientes têm sido efetivas.

O cálculo é simples: basta dividir a soma dos investimentos para adquirir um paciente pelo número de pacientes conquistado em um determinado período.

Outra métrica importante  é o ROI (return on investment). Por exemplo: se seu custo de aquisição é de 10 reais com cada paciente e cada um deles gasta em média 200 reais em sua clínica, o seu ROI é de 190 reais, um ROI positivo.

 5- Contrate uma agência especializada em marketing médico

Contratar uma agência especializada em marketing médico é uma importante solução. Assim, você não precisa se preocupar com essas diversas questões. 

Você realiza seu investimento inicial e deixa o resto por conta dela. Além disso, ela te ajuda nas principais dúvidas que podem aparecer durante todo o processo.

Uma agência especializada também realiza ajustes e otimizações conforme os resultados forem surgindo, garantindo retornos e visando cada vez melhores investimentos!

Conclusão

Como está o orçamento de marketing da sua clínica? Você já definiu seus valores?

Tenho certeza que depois das nossas dicas você terá mais facilidade em definir essas questões.

Lembre-se sempre: investir em marketing não é gasto, mas sim, investimento! Ele traz muitos resultados positivos para seu negócio, além de você conquistar seu espaço no mercado! 

Para qualquer dúvida, entre em contato conosco!


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