Como fazer a gestão de imagem do médico e da sua clínica

24
jan
2022

Quando falamos de gestão de uma clínica, estamos atrelados a três elementos fundamentais que incluem organização, esforço e planejamento. 

São diversas tarefas, que se dividem entre controle de gastos, manejo da agenda e administração de pacientes como um todo.

Disso já sabemos. 

Mas e a imagem do médico? Você saberia como lidar? 

Saiba que ela é fundamental também na imagem geral da clínica, afinal é através deste profissional que ela funciona! 

Mais do que nunca, é fundamental ter uma boa imagem pessoal e profissional, destacando-se no mercado.

E isso envolve uma série de processos.

Desenvolver um bom marketing pessoal é um dos passos mais importantes. Produzir conteúdo para redes sociais, por exemplo, além de cuidados com a aparência nesses canais são alguns dos fatores recomendados para ser sempre bem lembrado.

Afinal, qual a importância de ter uma boa imagem profissional?

No âmbito da saúde, são milhares de médicos disputando espaço no mercado. Fica muitas vezes difícil para o paciente escolher os melhores profissionais. 

Este é apenas um dos detalhes que reforçam a importância de uma boa imagem profissional.

Ainda mais nos tempo que vivemos, onde há uma ascensão de redes sociais e comunicação online. 

E este fator envolve vários cuidados, como separar a imagem profissional da imagem pessoal.

Sabendo disso, elencamos alguns pontos cruciais para uma boa gestão de um médico e sua clínica.

Fique conosco!

Pontos cruciais para uma boa gestão de imagem da clínica e do médico 

Antes de qualquer coisa, aí vai uma dica: é interessante que, para um bom planejamento, você mantenha o foco em suas metas, até mesmo em momentos complicados. 

Conheça profundamente seus objetivos! Isso te auxilia em vários aspectos, como na automotivação. Quando se sabe o que quer, você desenvolve sua imagem de forma mais efetiva.

Proatividade

Trata-se de uma característica muito pedida em entrevistas de emprego, mas que pode se aplicar no lado profissional. Ela não é uma competência ensinada na sua graduação ou em outros centros de ensino.

Ela é uma competência que é adquirida ao longo do tempo. De forma geral, um profissional que se adianta às necessidades e soluciona os problemas. 

Tenha uma visão geral do que acontece na sua clínica. Pesquisas de satisfação podem te ajudar bastante. 

Com elas, você identifica erros já existentes e previne que outros aconteçam, além de trazer novas ideias para seu negócio.

É fácil? Não é. Mas comece aos poucos, praticando em seu dia a dia.

Você aumentará sua produtividade, atrairá mais pacientes para sua clínica e, de certa forma, construirá uma boa imagem!

Pontualidade

A pontualidade é um requisito muito necessário nos dias atuais. De cara, essa dica pode parecer simples. Contudo, ela nem sempre é seguida. 

E inclusive, pode gerar uma imagem ruim por parte dos seus pacientes.

Você tem consultas marcadas? Certifique-se de chegar antes. Ou no horário. Jamais deixe seu paciente esperando demasiadamente.

Para isso, você precisa saber gerir seu tempo com qualidade. Planeje seus atendimentos do dia seguinte. 

Otimize sua agenda, para que você consiga entregar tudo no tempo, sem deixar ninguém na mão.

Qualificação

Uma boa gestão de imagem passa também por qualificação. De nada adianta ter aparência, gentileza e simpatia se o médico não investe também em qualificação. 

E não há melhor caminho para se destacar em meio a concorrência, que não seja pela qualidade do serviço.

Marketing pessoal

Muitos médicos ainda negam a importância de um bom marketing pessoal. Antes de qualquer coisa, jamais confunda marketing pessoal com publicidade. 

Desenvolver uma boa imagem não está necessariamente atrelada a publicações patrocinadas em alguma rede social ou coisas do tipo.

Não estou dizendo que isto não é importante. Essa ferramenta pode ser fundamental em um segundo momento. Contudo, a primeira é demonstrar o porquê de você ser qualificado e competente na especialidade escolhida.

Para isso, é importante você contar com empresas especializadas no assunto. Como a  Shantal Marketing Médico. 

Ao longo de mais de 20 anos de experiência na área, desenvolveu uma fórmula que finalmente trará o volume de pacientes que você deseja, melhorando ainda mais sua imagem pessoal e gestão relacionada. 

Para isso, utiliza as etapas do funil de vendas alinhado com a jornada do paciente para aplicar estratégias de comunicação e marketing digital.

Você é um profissional em início de carreira? Saiba que a gestão da sua imagem é ainda mais importante nessa época.

Uma das alternativas é criar conteúdo. Você pode utilizar as redes sociais para melhorar a percepção das pessoas acerca do trabalho que você desenvolve. 

Você pode também registrar um domínio na internet com seu nome. Ali, você pode compartilhar toda sua experiência, com e-mail profissional e outras ferramentas.

Por isso, uma das principais formas de tornar as estratégias de marketing mais humanizadas é aliar informação e educação para seus pacientes em seus conteúdos digitais. 

Sua missão deve ser disseminar informações relevantes, de acordo com fontes científicas seguras.

Assim, cada paciente poderá ficar bem informado, cuidar de sua saúde e terá você e sua instituição como referência. 

O que você prefere? Ser atendido por um profissional marcante, com conteúdo relevante, que mostra mesmo o que sabe sobre o assunto, ou aquele que está totalmente fora destas pautas?

Percebe como a gestão da imagem tem a ver com isso também?

E não para por aí! É preciso aliar as estratégias de marketing à tecnologia, conhecendo as melhores ferramentas que chegarão aos seus pacientes. 

Desde o mapeamento do perfil de seus pacientes até o relacionamento e pós-consulta, a tecnologia pode te auxiliar a se manter sempre próximo ao seu paciente. 

Networking

Por último, e não menos importante, temos a questão do networking. Sim, ele também é importante para sua imagem pessoal.

Com o networking, você cria vínculos, amizades e também sentimentos. E isto tem influência direta na sua imagem pessoal. É importante trabalhar  e estreitar relacionamentos com profissionais que compartilham os mesmos objetivos e anseios.

Dessa forma, torne-se sempre acessível, crie maneiras diferentes de contato e evite conflitos. Demonstre interesse sempre nas atividades, ou seja, esteja disposto a ouvir relatos de outros profissionais.

Por fim, sabemos que todo o processo de construção e gestão de uma boa imagem profissional não é fácil. É preciso sair daquela zona de conforto que muitos de nós ficamos e experimentar sempre algo novo, com novas atividades.

Como anda a gestão da sua imagem? Quer se destacar ainda mais neste mercado tão concorrido?

Acompanhe sempre nossos artigos! Postamos sempre dicas para você, profissional da saúde, melhorar sua presença no mercado.

Entre em contato conosco!


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