Conheça os 5 erros médicos na fidelização de pacientes

08
fev
2022

O grande acesso à informação veiculada pelas redes impacta diretamente no aumento da concorrência para os que oferecem serviços.

Nesse cenário, conquistar pacientes é uma etapa importantíssima do marketing, mas fazer com que estes marquem novas consultas por estarem fidelizados é de crucial relevância.

Portanto, no âmbito da saúde, a fidelização de pacientes vem se tornando assunto cada vez mais importante.

Fidelização de pacientes refere-se à intenção do mesmo de continuar prestigiando o trabalho do médico, a ponto de recomendá-lo aos amigos e familiares quando oportuno.

Isso implica que, pacientes fidelizados são uma ótima estratégia de marketing.

Além disso, os fiéis são mais receptivos quando são oferecidas mais opções de serviços realizados pela clínica, por exemplo.

Por isso, a área médica tem investido cada vez mais em estratégias que favoreçam a fidelização dos seus pacientes.

E vamos elencar aqui os 5 principais erros que acabam dificultando essa tarefa.

Os 5 erros na fidelização de pacientes:

Para te ajudar a superar os entraves na hora de fidelizar os pacientes, elencamos os 5 erros mais comuns na hora de executar essa missão.

Erro 1: Não se comunicar de forma clara

A comunicação com o paciente é um dos pilares primordiais para despertar a preferência pelo profissional.

Portanto, não ser claro e objetivo e abusar dos termos técnicos, pode te complicar em frente ao paciente

Lembre-se sempre de aproximar-se da realidade do paciente ao se comunicar e certifique-se de que está sendo compreendido.

Essa humanização da comunicação promove uma ligação positiva entre médico e paciente.

Erro 2: Longo tempo de espera

A espera faz parte quando se trata de atendimento médico, no entanto, ninguém gosta de ficar tempo demais esperando, né?

Por isso, a simples organização da agenda do profissional pode contribuir para minimizar a espera do paciente e deixá-lo satisfeito.

Uma estratégia que ajudará o profissional quando o atraso for inevitável, é comunicar o paciente ou justificar o motivo.

Erro 3: Ingerência dos feedbacks

Todo profissional adora receber os feedbacks positivos, não é mesmo? Mas, o que fazemos com os negativos?

Negligencia-los é um dos erros mais graves no processo de fidelização.

Feedbacks negativos são importantes aliados do profissional para que os pontos de atenção fiquem evidenciados e, com isso, sejam trabalhados para uma melhora.

Portanto, gerenciar esses feedbacks, contatando os pacientes insatisfeitos e conhecendo sua demanda, aproxima o profissional do seu público alvo e o impulsiona a melhorar seus pontos de atenção.

Erro 4: Falta de relacionamento

Muitos médicos direcionam o marketing para a captação de pacientes e esquecem de aprimorarem o atendimento através do relacionamento.

Para fugir desse erro, é fundamental investir em um marketing que faça pontes entre médicos e pacientes.

Assim, o médico saberá um pouco mais sobre o paciente e o paciente um pouco mais sobre o profissional escolhido.

E, finalmente, o erro 5: Desinformação digital

Sabemos que muitos pacientes buscam por informações sobre médicos através de sites e redes sociais.

Nesse cenário, informações desconexas ou pouco evidentes, podem fazer o paciente perder o interesse em contratar o profissional novamente.

Então, pensando em fidelização de pacientes, a tecnologia é aliada e é ideal que as informações do profissional em sites e redes sociais estejam bem desenhadas e apresentadas.

Essa estratégia é interessante até mesmo para clínicas multidisciplinares, como forma de informar sobre mais especialidades atendidas no local.  

Lance mão de ferramentas de marketing especializadas

Agora que já conhece os erros mais comuns cometidos por médicos e que acabam dificultando a fidelização de pacientes, evite-os!

Escolha uma empresa de marketing especializado para pensar nessas estratégias e driblar os obstáculos para tornar seus pacientes fiéis.

Como dica, opte por uma empresa que faça marketing voltado para a área médica e atenda às demandas desse setor.

A Shantal é uma empresa especializada em marketing digital para médicos há 20 anos no mercado.

Os serviços oferecidos são diversos e para tal, acompanham as regulamentações dos conselhos para apresentar soluções inteligentes aos profissionais para as restrições impostas nessa área.

A Shantal auxilia o profissional através das seguintes ferramentas:

Para saber mais sobre como fidelizar seus pacientes, entre em contato com a equipe da Shantal e tire todas as suas dúvidas!


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