Software de gestão para clínicas e consultórios: vale a pena?
abr
2022
Desde o advento da internet, ocorrido nas últimas duas décadas do século 20, os avanços tecnológicos vêm escalando em todos os aspectos.
A expansão da internet e das formas de acessá-la são o próximo passo nesse sentido e tem mudado ainda mais profundamente as relações.
E quando falamos de relações, não citamos apenas as pessoais ou cotidianas.
O mundo dos negócios mudou e quem não se rendeu às mudanças tecnológicas ficou para trás.
Nesse sentido, surgem softwares que auxiliam no dia-a-dia de estabelecimentos, incluindo os centros médicos.
Esses programas de computador unem a versatilidade de um produto arquitetado para agilizar processos com a velocidade da internet.
Neste artigo responderemos a seguinte pergunta: vale a pena ter um software de gestão na minha clínica ou consultório?
Se você tem interesse em saber da resposta, fique atento!
O que é um software de gestão médica?
O software de gestão médica, usado em clínicas, consultórios e hospitais, faz o mesmo trabalho que qualquer programa do tipo, auxiliando nas tarefas do dia-a-dia.
Com a posse de um desses softwares, é possível digitalizar todas as informações sobre pacientes, agendar consultas, ter prontuários médicos à mão mais facilmente, fazer um arquivo de exames e muito mais.
Esses programas são personalizados para cada tipo de demanda e existem em vários tipos diferentes.
O seu uso descarta a necessidade de arquivos e fichas de papel, o que ajuda a organizar o ambiente.
Com isso, os processos no estabelecimento médico ficam bem mais rápidos e confortáveis para todos.
Requisitos de um bom software de gestão médica
Veja abaixo o que um software de gestão médica precisa ter para ser considerado um bom programa:
- Bons protocolos de segurança: por estar conectado à internet e conter os dados de muitas pessoas, o software precisa estar bem protegido de invasões hacker;
- Mecanismos para atendimento ao cliente: é necessário conter informações e meios de contato automatizados;
- Possibilitar prescrições e atendimentos remotos: para apoio a pacientes que vivem longe ou não possam se deslocar até a clínica;
- Integração entre as atividades da clínica ou consultório: para agilizar os processos administrativos do ambiente de trabalho;
- Controle de insumos, estoques, inventário e outros: para um maior e mais facilitado controle da equipe de gestão;
- Seção para fichas e prontuários: para promover um atendimento personalizado e ágil;
- Mecanismos para gerenciamento financeiro do estabelecimento: imprescindível para o controle geral da clínica ou consultório;
- Dentre outros pontos.
Vale a pena?
É seguro dizer que sim, vale muito a pena ter um software de gestão em clínicas e consultórios.
Mesmo que o estabelecimento seja ainda de pequeno porte, ter um programa para auxiliar no dia-a-dia é de suma importância.
Diferente de assistentes humanos que podem falhar em diversos pontos e por diversos motivos, um software de gestão precisa apenas estar bem programado para funcionar perfeitamente e para sempre.
Uma dica aos gestores que pensam em implementar um desses sistemas na clínica ou consultório em que trabalham é analisar a real necessidade do estabelecimento.
Como foi dito no início do texto, existem vários tipos de software de gestão, que geralmente são personalizados.
É necessário anotar as peculiaridades e necessidades do estabelecimento para só então definir o programa ideal.
Essas medidas evitam o desperdício de dinheiro e um esquecimento de funções importantes.
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