Estratégias do Marketing Digital para Médicos
nov
2022
O Marketing Digital é uma das ferramentas mais poderosas para a divulgação de serviços atualmente. Os profissionais da saúde também podem contar com ele para atrair mais pacientes, anunciando seu atendimento com sites e mídias sociais.
No conteúdo de hoje você vai entender a importância do marketing digital e conhecer algumas das suas estratégias. Tenha uma boa leitura!
O que é marketing digital?
O “MARKETING DIGITAL” é uma sub-área do marketing, que visa a promoção de serviços e produtos pelos meios digitais. Ele permite se comunicar com o seu público de forma personalizada, expandindo o seu alcance e fidelizando clientes.
A internet é um dos principais meios de busca de informação e serviços, ao mesmo tempo em que as pessoas utilizam cada vez mais as suas redes sociais. Assim, é imprescindível estar presente em tais plataformas para melhorar seus resultados como profissional.
Em meio a tanta concorrência, porém, é preciso utilizar esses recursos de forma especializada, para realmente conseguir se destacar. Essa é a grande importância de um bom marketing digital para médicos!
Quais são os principais conceitos do marketing digital?
O marketing na internet utiliza alguns conceitos para orientar suas estratégias. Conheça alguns dos mais importantes!
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) se trata de um conjunto de estratégias para melhorar o ranqueamento das suas páginas (sites e blogs) nos mecanismos de busca — como o Google, por exemplo. Ele trabalha com palavras chave e com a utilização de links, entre outros recursos, para que os seus conteúdos se tornem mais visíveis, sendo encontrados antes da concorrência e em melhores posições.
Persona
Uma persona é um perfil semifictício do seu paciente ideal — ou das pessoas que mais utilizariam os seus serviços. Seu objetivo é direcionar suas estratégias e sua produção de conteúdos, ajudando a compreender quais os assuntos mais relevantes para os clientes, quais suas dúvidas principais e quais seus sofrimentos no dia a dia.
Landing page
As landing pages são páginas com informações relevantes para seus pacientes, com informações sobre a sua clínica ou seus serviços, por exemplo. Elas possuem espaços para o público deixar dados de contato (leads), para iniciar uma comunicação mais direta.
CTA
O Call to Action é uma chamada — ou um convite — para que o possível cliente realize uma ação, como entrar em contato com sua clínica ou conferir uma página do seu site. Isso é colocado, por exemplo, no final de um conteúdo — como um post no seu blog — para que o visitante continue a se engajar.
Fluxo de nutrição
O fluxo de nutrição é uma estratégia na qual, de forma automatizada, o paciente recebe mensagens com informações e conteúdos relevantes — como dicas para o dia a dia e convites para acessar um artigo do blog. Essas mensagens são recebidas com frequência adequada e geralmente são enviadas por email.
Quais são as principais estratégias do marketing digital?
Agora que você conhece os conceitos do marketing digital, chegou a hora de falarmos das suas estratégias em si. Conheça 3 dos recursos mais utilizados por essa área!
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo consiste na criação de conteúdos alinhados com a sua persona, com o objetivo de despertar o interesse e estabelecer uma relação de confiança com os clientes. Na área da saúde, por exemplo, podem ser criados posts com dicas para o bem-estar ou com informações educativas sobre doenças. Isso depende do seu público alvo e da sua especialidade.
Redes sociais
As redes sociais são canais fundamentais para os clientes te encontrarem e fortalecer sua relação com o público. Os profissionais da saúde devem se comportar nesses meios seguindo as normas estabelecidas pelo seu Conselho — como o CFM para os médicos e o CFP para psicólogos.
Mídia paga
As mídias pagas consistem em anúncios nos quais você investe para divulgar seus serviços. Elas anunciam no Google Ads, por exemplo, ou nos stories do Instagram.
Para potencializar ainda mais o seu marketing digital, faz toda a diferença contar com uma equipe de especialistas, que economizam seu tempo e tornam suas estratégias mais assertivas. Não deixe de aproveitar esses benefícios!
Agora você conhece os principais recursos e a importância do marketing digital. Para saber mais sobre nossos serviços, não deixe de entrar em contato!