Marketing Médico, você sabe o que pode ou não anunciar?
nov
2022
O Marketing Médico utiliza um conjunto de ferramentas e estratégias para expandir o alcance dos profissionais de saúde, atraindo mais pacientes. Para cumprir tais objetivos de forma adequada, é preciso respeitar as normas estabelecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).
No donteúdo de hoje você vai descobrir o que pode e o que não pode ser anunciado como parte do seu marketing digital. Tenha uma boa leitura!
O que é o marketing médico e quais os seus diferenciais?
O marketing é um conjunto de estratégias que visa promover um serviço, um negócio ou um produto, construindo uma relação positiva com o público alvo. No caso do marketing médico, por exemplo, a intenção é atrair e fidelizar pacientes a partir da criação de conteúdos de valor, assim como da divulgação em mecanismos de busca e nas redes sociais.
Os médicos podem investir em anúncios para divulgar sua clínica e fornecer dicas
educativas para o seu público alvo, mas é preciso manter uma postura profissional adequada. A área da saúde lida com questões delicadas, que envolvem a vida e as vulnerabilidades dos pacientes. Assim, é preciso saber se posicionar com respeito e seriedade.
O que pode ser anunciado no marketing médico?
A intenção do “MARKETING MÉDICO” é si expandir o alcance dos seus serviços, mas isso deve ser feito focando na saúde dos pacientes e não na atenção para a vida do profissional. É permitido, por exemplo:
- anunciar seu consultório, dentro das normas do CFM;
- divulgar conteúdos informativos educativos, como dicas de bem-estar e informações sobre doenças;
- divulgar seu currículo e seus títulos acadêmicos (até duas especializações);
- informar as sociedades das quais você participa;
- informar as premiações que você já recebeu;
- interagir com seu público alvo, desde que não faça diagnósticos ou tenha qualquer postura que substitua uma consulta real;
- mostrar os equipamentos utilizados no consultório, sem prometer que a solução é garantida com a sua utilização.
O que não pode ser anunciado no marketing médico?
Agora que você conhece as principais permissões para o marketing médico, vamos comentar algumas das proibições. Confira;
- fazer propaganda dos profissionais, participar de campanhas publicitárias para se promover ou fazer entrevistas para divulgar seus serviços;
- divulgar mais de duas especialidades ao mesmo tempo;
- divulgar os preços dos seus serviços e as formas de pagamento;
- oferecer serviços dos quais você não tem o título de especialista;
- divulgar especialidades que não sejam legitmadas pelo CFM;
- se divulgar como o melhor médica da sua área;
- declarar que você é o único profissional que oferece determinado serviço ou procedimento;
- oferecer diagnósticos e receitas;
- divulgar resultados obtidos com seus pacientes — como fotos de antes e depois.
Quais são as obrigações do marketing médico nas peças de divulgação?
Para além desses requisitos, existem algumas obrigações a serem cumpridas nas peças de divulgação — sejam elas impressas ou digitais. É preciso informar:
- o nome do profissional;
- seu número de registro no CRM;
- o nome da clínica (no caso do marketing para consultórios) e o nome do seu responsável técnico, assim como seu CRM.
Como garantir a adequação a todos os requisitos do marketing médico?
Agora você conhece os principais detalhes para um bom marketing médico, mas existem outras nuances que devem ser observadas. Construir uma boa estratégia e se atentar a essas questões nem sempre é uma tarefa fácil, exigindo bastante tempo e dedicação.
Para te ajudar a otimizar seus serviços e se manter dentro das regras, não deixe de contar com uma equipe especializada em marketing digital. Assim, você garantir mais segurança e tranquilidade para suas divulgações.
Agora você já sabe o que pode e o que não pode ser anunciado no marketing médico. Tenha atenção e garanta bons resultados!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Para conhecer nossos serviços voltados para o marketing médico, não deixe de entrar em contato!