A importância de um site eficaz para médicos

06
fev
2023

Hoje em dia, não ter um site médico significa estar ausente no mundo digital e não mostrar seu serviço para aqueles que precisam de ajuda. Também representa ficar atrás da concorrência.

Em clínicas e consultórios não informatizados, o agendamento de consultas fica restrito ao horário comercial. Além disso, há muita dificuldade de interação entre médico e paciente.

Por outro lado, ao contar com um site médico, você oferece diferentes formas de contato para o seu público, bem como permite que outras pessoas encontrem o seu consultório e conheçam os seus serviços por meio de uma simples pesquisa na internet. Outros benefícios do site médico são:

  • Credibilidade: ter um site próprio transmite uma imagem de profissionalismo para quem o encontra, diferenciando o profissional de seus concorrentes.
  • Fortalece sua presença digital: com um site você marca presença na internet e passa a estar disponível para quem procura pelos serviços que você presta;
  • Agendamento online: outro recurso oferecido aos pacientes através do site é a marcação de consultas online, disponível 24h por dia;
  • Compartilhamento de informações importantes: criar um site para consultório ou clínicas possibilita a divulgação dos profissionais que compõem o corpo clínico, especialidades atendidas, tratamentos realizados, horários de atendimento, telefones, e-mails, entre outros dados.
  • Produção de conteúdo relevante: no seu site, você pode criar um blog e passar a produzir e distribuir conteúdo informativo sobre sua área de atuação, as últimas pesquisas científicas e novos tratamentos.

O que um site para médicos precisa ter?

Agora que você já entende o conceito e a importância de ter uma forte presença digital e conhece os benefícios de ter um site para clínicas, precisamos falar sobre os principais fatores que precisam ser considerados ao desenvolvê-lo.

Descrição dos profissionais

A descrição dos profissionais é uma informação básica e essencial para todo site de consultórios ou de clínicas. Ao acessá-lo, as pessoas esperam encontrar o nome dos profissionais que nela atuam: o CRM, especialidades e principais expertises.

Essas informações permitem que os visitantes do site conheçam a clínica e o perfil dos médicos do seu corpo clínico. É importante conter também as informações referentes ao diretor clínico da instituição.

Informações completas sobre local de atendimento

Imagine a seguinte situação: um indivíduo acessa o seu site procurando saber mais sobre a clínica. Após avaliar as informações, ele se interessa por marcar uma consulta, mas não encontra o local de atendimento e desiste.

Esse é um tipo de problema que você não pode deixar acontecer. Além da descrição dos profissionais, o site precisa ter o endereço, horário de atendimento, convênios atendidos, telefones para contato e, se for o caso, aviso sobre o recurso de agendamento online.

Especialidades atendidas

Não inserir informações sobre as especialidades atendidas é outro erro comum de muitas instituições de saúde. Em alguns casos, são disponibilizados os dados, mas não são facilmente encontrados.

Com isso, a tendência é que o potencial paciente tenha uma imagem negativa da empresa e desista de entrar em contato para obter esse tipo de informação.

Otimização para SEO ao desenvolver site para médicos

O famoso SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas em um site, melhoram sua avaliação junto ao mecanismo de busca e, consequentemente, ocupam melhores posições nas páginas de resultados, fazendo com que tenha mais destaque e alcance mais pessoas. Algumas das otimizações de SEO são:

  • Inclusão de CTA (Call-To-Action): as chamadas para ação, em português, são aquelas palavras, frases ou parágrafos que, geralmente, são inseridos no final de um texto, em um banner no site ou em um link convidando o usuário a executar uma ação;
  • Meta-description: é a descrição de um site que aparece nos resultados dos buscadores, logo após o título;
  • Heading tags: é a marcação utilizada para hierarquizar os títulos de uma página ou texto;
  • Palavras-chave: são as palavras que permitem ao mecanismo de busca entender sobre o que aquele site, página ou texto tratam.

Descrição dos procedimentos mais realizados

Além de informar os procedimentos que são realizados no consultório ou clínica, o site pode descrever também quais são aqueles que são feitos com mais frequência. Assim, transmite a imagem de maior expertise da instituição na execução daquele exame ou cirurgia. Porém, não é uma informação obrigatória.

Pontos de conversão

Os sites médicos não devem ser pensados apenas para prestar um papel informativo para os visitantes, mas também como mais uma forma de convertê-los em pacientes. Para isso, é possível inserir diferentes pontos de conversão, como, por exemplo:

  • Formulários de contato, onde ele pode inserir seu nome, telefone e/ou e-mail;
  • Agendamento online;
  • Formulário para o recebimento de newsletter;
  • Formulário para avaliação da clínica;
  • Botões de compartilhamento de conteúdo ou informações.

Além desses itens, um site para clínicas também precisa se adaptar aos diferentes dispositivos eletrônicos (site responsivo), possuir menus intuitivos e ter boa legibilidade. Por não ser uma tarefa simples, recomenda-se que seja desenvolvido por profissionais especializados.

Após a leitura deste artigo, você conheceu os principais aspectos que demonstram a importância de ter um site para médicos, além de descobrir as informações e otimizações que não podem faltar.

Precisa de ajuda para entrar no mundo digital? Entre em contato com nossa equipe e saiba como ter um site médico e alcançar melhores resultados com a sua presença digital!


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