Como criar uma estratégia de marketing médico eficaz para laboratórios?
maio
2023
Se você deseja aumentar os números de pacientes, ter mais autoridade na sua cidade e tornar-se referência na sua área, precisa começar a investir em marketing para laboratórios. Essa estratégia tem como objetivo divulgar a sua marca e aumentar a visibilidade de seu negócio.
Essa divulgação pode envolver campanhas em vários canais, tanto digitais quanto offline. Mas, em tempos de crescimento do uso da internet para conhecer e se relacionar com as marcas, o marketing digital se torna uma grande tendência para todos os tipos de empresas.
De acordo com o SPC Brasil, 9 a cada 10 brasileiros têm costume de pesquisar na internet antes de fazer uma compra. Apesar da pesquisa mostrar o comportamento dos consumidores de forma geral, essa é uma tendência forte também para as instituições de saúde, como clínicas, hospitais e, claro, laboratórios.
Se você deseja saber mais sobre marketing para laboratórios e ver quais são as principais estratégias que devem ser utilizadas, continue lendo esse texto!
Como utilizar o marketing para laboratórios?
O marketing para laboratórios deve seguir à risca as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e o código de ética com regras para a publicidade de instituições de saúde.
Existem diversas ferramentas dentro do marketing que podem ajudar o seu negócio a decolar no ambiente digital, aumentando as conversões e melhorando o relacionamento com seu público-alvo.
A construção de um planejamento estratégico de marketing para laboratório inclui especialmente o trabalho com as ferramentas:
- Site;
- SEO;
- Mídia paga;
- Email marketing;
- Marketing de conteúdo;
- Branding e identidade visual;
- Redes sociais, entre outras.
O propósito do marketing é contribuir na divulgação dos serviços do laboratório, captação e conquista de novos pacientes.
Tudo isso é feito através da melhora da visibilidade da marca online, trazendo posicionamento de mercado, credibilidade e reconhecimento pelos serviços prestados pelo laboratório.
Foco no planejamento estratégico
Na etapa de planejamento estratégico devemos definir o público-alvo do laboratório. Quem são os seus pacientes ideais?
É a hora de projetar esses perfis: quem são, o que procuram, o que precisam e qual a melhor maneira de conversar com as personas.
Esta é uma das etapas mais importantes do planejamento, por isso, é fundamental que o gestor do laboratório tenha em mente qual o objetivo do negócio e quem deverá ser contemplado nessas estratégias.
Seu laboratório pode oferecer serviços especializados para pacientes com doenças específicas, por exemplo. Ou talvez você queira direcionar sua mensagem para médicos que podem encaminhar seus pacientes para o seu laboratório.
Com o público-alvo definido, você pode começar a criar conteúdo relevante para sua campanha de marketing. Isso pode incluir artigos em seu site sobre novos tratamentos e tecnologias, vídeos educacionais que demonstrem seus serviços, e posts em mídias sociais que mantenham seus seguidores atualizados sobre as últimas notícias do setor.
Site
Os sites são as páginas oficiais da empresa, onde os internautas vão para buscar mais informações sobre o seu laboratório, como:
- Infraestrutura;
- Exames realizados;
- Orientações para os procedimentos;
- Equipe médica e profissionais da saúde;
- Meios de contato.
Para garantir que o potencial paciente tenha uma boa percepção do seu negócio, é importante ter uma home criativa, páginas com informações relevantes e de rápido carregamento e os exames realizados. Acrescente o telefone, o e-mail para contato ou um formulário para que o visitante não precise ficar navegando até encontrar, o que aumenta as chances de ele sair do site e ir para outro.
Blog
O blog faz parte do site e tem como objetivo trazer informações relevantes para os visitantes por meio de artigos, como este que você está lendo.
Essa página deve ser atualizada de forma frequente e precisa ter uma estratégia de marketing para laboratórios focada em conteúdo. Dessa forma, será possível criar conteúdo relevante e que fique nos primeiros resultados de busca do Google.
Já pensou alguém pesquisar “exame de sangue em São Paulo” ou “jejum para exames de sangue”, por exemplo, e ver o seu site nos primeiros resultados? Isso é uma possibilidade a partir de uma técnica chamada SEO (Search Engine Optimization).
Redes sociais
As redes sociais também podem fazer parte da sua estratégia de marketing para laboratórios. Esses canais estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros para engajar-se com os amigos, se distrair e buscar conhecimento.
Uma pesquisa realizada durante a pandemia pela Kaspersky, empresa especializada em cibersegurança, mostrou que 81% dos brasileiros estavam cuidando da saúde com base em informações que leram nas redes sociais.
Isso mostra o real impacto que esses canais têm e frisa a conexão entre os usuários e a presença digital de instituições de saúde.
Para ter uma boa estratégia para as redes, recomendamos:
- Ter um perfil profissional;
- Criar conteúdo sobre seus serviços;
- Dar dicas para cuidar da saúde de forma geral;
- Trazer informações sobre doenças, como prevenção, tratamento e controle;
- Tirar as dúvidas sobre a realização dos exames.
A Shantal é uma agência de marketing médico especializada em fornecer soluções eficazes para laboratórios. Se você está procurando ajuda para criar um planejamento estratégico para decolar seu negócio no meio digital, entre em contato conosco.
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