Como gerenciar a reputação online de um laboratório?

08
maio
2023

As informações na internet são compartilhadas em uma fração de segundo. Por isso, laboratórios que possuem atuação digital precisam ficar atentos à reputação online: o que é falado sobre a empresa na internet e como isso pode impactar diretamente um potencial paciente.

Normalmente mais de 90% dos consumidores pesquisam sobre a reputação de um laboratório antes de realizar um exame médico, os gestores do negócio precisam acompanhar o que os pacientes estão falando sobre sua marca, posicionamento e serviço oferecido. Acredite: a opinião dessas pessoas tem impacto direto na rentabilidade do seu empreendimento.

Se um paciente tiver uma experiência negativa ao realizar um exame com o seu laboratório, reclamar e não receber o retorno esperado, pode compartilhar o fato em diversos canais digitais, prejudicando a imagem do negócio perante outros consumidores do mercado. Ou seja, a possibilidade desse novo paciente escolher seus serviços torna-se mínima.

Agora, se um laboratório se prontifica a responder a crítica, garantindo um retorno positivo para a reclamação, tende a conquistar o paciente e muitos outros novos. Por este motivo, a organização precisa monitorar, constantemente, sua imagem em redes sociais (especialmente Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn) e sites de compra, prestando atenção não só às informações positivas, mas principalmente às críticas – sem nunca deixar de respondê-las adequadamente.

Um laboratório que se compromete a solucionar os problemas de seus pacientes, reconhece erros e mostra que está disposto a atender qualquer chamado de seus público-alvo, pode transformar um consumidor insatisfeito em um cliente fiel.

Como gerenciar a reputação online de um laboratório

O que é reputação online?

A reputação online é o conjunto de percepções, avaliações e opiniões que as pessoas têm sobre uma pessoa, empresa, marca, produto ou serviço nos motores de pesquisa, nas redes sociais ou nas plataformas digitais.

Na área da saúde, a reputação online diz respeito à forma como médicos, clínicas, hospitais e, claro, laboratórios são percebidos pelos pacientes na internet.

Com a facilidade de acesso à informação, hoje em dia, é cada vez mais comum que pessoas busquem opiniões sobre profissionais e serviços de saúde na web antes de marcar um horário.  

Para se tornar referência nesse segmento, especialistas em marketing recomendam que médicos, clínicas e laboratórios tenham uma boa presença online e uma reputação positiva.

Qual é a importância de ter uma boa reputação online?

Que as marcas apreciadas pelo público vendem mais, isso é óbvio. Mas os resultados de um bom trabalho de reputação online vão muito além das vendas.

Por meio de uma presença online positiva, os laboratórios conquistam autoridade no mercado, fecham mais parcerias, chamam a atenção de investidores e, naturalmente, crescem mais.

Do ponto de vista dos pacientes, porém, o retorno pode ser ainda mais surpreendente. Embora o consumidor moderno seja mais crítico em suas compras, ele está disposto a construir um relacionamento com suas marcas preferidas.

Além de experimentar ótimas taxas de fidelização, os laboratórios de destaque ganham um exército de disseminadores de seus serviços no meio digital ou marketing boca a boca. Seus clientes interagem ativamente em suas redes sociais, se engajam nas campanhas de divulgação e defendem a sua reputação online, respondendo até mesmo os haters.

Como gerenciar a reputação online de um laboratório?


Solicite feedback dos pacientes

Os pacientes são a chave para o sucesso de qualquer laboratório. Solicitar feedback dos pacientes sobre o atendimento e os serviços oferecidos pode fornecer informações valiosas para melhorar a qualidade dos serviços. Além disso, os pacientes satisfeitos podem se tornar defensores da marca e compartilhar sua experiência positiva nas redes sociais e com amigos e familiares.

Monitore a reputação online

É essencial monitorar a reputação online do laboratório para garantir que as informações apresentadas sejam precisas e reflitam a realidade. Ferramentas gratuitas de monitoramento de mídia social podem ser usadas para acompanhar as menções do laboratório nas redes sociais e na web em geral, como SocialMention, Twazzup (específica para o Twitter), ReputationXL e Google Alerts (para quem tem conta no Gmail). 

Isso permite que os laboratórios respondam rapidamente a quaisquer comentários negativos e protejam sua reputação online.

Invista em SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) podem ajudar os laboratórios a aparecerem no topo dos resultados de pesquisa do Google. Isso aumenta a visibilidade da marca e pode atrair mais pacientes. Ao otimizar o conteúdo do site e as palavras-chave, os laboratórios podem melhorar sua classificação nas pesquisas e aumentar a visibilidade online.

Responda os comentários rapidamente

Ao receber comentários negativos nas redes sociais ou em qualquer outro site, é importante responder rapidamente para resolver o problema. Isso mostra aos pacientes que o laboratório se preocupa com a satisfação dos clientes e está disposto a tomar medidas para resolver quaisquer problemas.

A Shantal Marketing Médico é especialista na área da saúde e pode ajudar seu laboratório a implementar essas estratégias digitais e melhorar sua reputação online. Entre em contato conosco!

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O que é marketing médico para laboratórios e por que é importante?


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