Como medir o sucesso do marketing médico na área da saúde

15
maio
2023

O acompanhamento de métricas não é uma atividade muito familiar para os médicos, principalmente porque clínicas e consultórios, em geral, não são vistos como negócios, empreendimentos que precisam ser levados com olhar administrativo e gerencial.

A princípio pode parecer sem importância para um profissional de saúde se preocupar com tendências e variáveis, mas acredite: métricas são fundamentais para o sucesso da gestão do seu consultório.

Acompanhando as métricas adequadas, você identifica novas oportunidades de investimento, pontos fortes e fracos da sua atuação, melhora sua produtividade e toma decisões baseadas em dados reais.

É preciso definir uma periodicidade de acompanhamento (semanal, mensal, a cada dois meses) para que você possa ter parâmetros de comparação para saber se suas ações estão surtindo efeito na satisfação e captação de pacientes e em lucro para manter seu consultório aberto e funcionando.  

Os softwares mais modernos de gestão de clínicas e consultórios podem te ajudar nessa tarefa! Confira as métricas mais importantes para acompanhar o sucesso do marketing médico na área da saúde!

sucesso do marketing médico

Índice de churn (ou churn rate)

O índice de churn é uma métrica que ajuda a identificar a rotatividade ou evasão de clientes em um negócio. Ao medir a churn rate, você saberá exatamente quantos pacientes estão desistindo do seu serviço ao final de um período de tempo. Você pode analisar esses dados verificando, nas estatísticas do seu software, as taxas de faltas para consultas de retorno, por exemplo. Uma taxa baixa de retorno significa que algo está errado na sua primeira consulta.

A churn rate é a melhor métrica para você perceber que precisa mudar alguma coisa no seu serviço para poder voltar a reter seus pacientes e até mesmo conquistar novos. Você poderá explorar os problemas encontrados e procurar saídas para superá-los.

Custo para Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo para Aquisição de Clientes (CAC) é uma outra métrica muito relevante para ser acompanhada. O CAC ajuda você a entender o quanto está gastando de dinheiro para poder atrair um novo paciente para o seu consultório.

Basta você analisar todos os seus custos relacionados com captação de pacientes, marketing médico e tempo de atendimento ao paciente e dividir pelo número total de pacientes que você atendeu durante aquele mesmo período. Todos esses dados podem ser obtidos em um software de gestão de qualidade: valor de investimentos em campanhas de marketing nas planilhas de gestão financeira e o tempo médio de consulta nas estatísticas.

Com esse número em mãos, é possível verificar se você está aumentando os gastos, mas obtendo retorno – se o número de pacientes também aumentou proporcionalmente.

Se o seu CAC se apresenta cada vez mais alto, você pode estar fazendo investimentos pouco eficientes na hora de captar novos pacientes. As alterações nos seus planos de ação podem ser desenvolvidas com a ajuda da análise desse indicador.

Custo por clique (CPC)

Analisar o custo por clique em campanhas de marketing digital é essencial, pois esta métrica define o valor médio cobrado por um clique no seu anúncio. Esse valor é calculado da seguinte forma: divide-se o custo total do orçamento pelo número de cliques.

Taxa de cliques (CTR)

O CTR, em poucas palavras, mostra a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio ou campanha. 

Essa métrica avalia o desempenho das ações através da porcentagem de pessoas que clicaram no link após visualizá-lo.

Custo por lead (CPL)

O custo por lead nada mais é que o valor máximo que podem ter os investimentos realizados para atrair mais pacientes. 

Para calcular o CPL, basta dividir o valor do investimento da campanha com o número de leads que mostraram interesse no seu trabalho. Vale ressaltar que esse cálculo inclui até mesmo as pessoas que não tornaram efetivamente seus pacientes. 

Retorno sobre investimento ou (ROI)

O retorno sobre investimento é uma métrica muito popular no mundo do marketing e é um indicador de performance, que ajuda a avaliar a rentabilidade de um investimento. Com o ROI você consegue avaliar os gastos de uma ação de marketing, por exemplo, e o retorno financeiro que ela gerou, o número de pacientes que procuraram o seu serviço.

É uma métrica muito fácil de calcular e deve ser verificada ao final de qualquer ação feita na clínica ou consultório, para que você possa saber se o investimento trouxe algum retorno financeiro ou, no mínimo, um feedback positivo. Todo e qualquer investimento que você faça na sua rotina de trabalho, por mais simples que seja, pode ser avaliado por essa taxa. Se ela sinalizar que você está tendo prejuízos frequentes com alguma ação, talvez seja a hora de mudar algumas condutas.

Os gastos com ações de marketing médico e publicidade podem ser encontrados na opção de gestão financeira dos softwares mais modernos. O retorno será verificado nas estatísticas, no aumento do número de agendamentos depois da campanha.

Você já acompanha alguma métrica no seu consultório ou clínica? Se não, está na hora de mudar essa situação! Entre em contato com a Shantal Marketing Médico e descubra o que podemos fazer por você!

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Como Captar Pacientes para Sua Clínica Médica


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