Como se comunicar com seus pacientes por meio de e-mail marketing?

12
jun
2023

O desenvolvimento de estratégias de marketing médico se faz necessário para se diferenciar da concorrência e promover o crescimento do consultório médico ou da clínica. Uma das ações mais eficazes é a criação de campanhas de e-mail marketing para médicos.

Você conhece o potencial dessa ferramenta? Descubra como o e-mail marketing pode transformar o seu negócio.

e-mail marketing

1 – Envie conteúdos relevantes usando e-mail marketing para médicos

A estratégia de marketing de conteúdo é um dos métodos mais assertivos para médicos que desejam atrair e fidelizar pacientes. Isso porque há uma grande demanda da população por informações relacionadas à saúde.

Para construir uma ação eficaz, é imprescindível conhecer o perfil dos pacientes. Assim, ao produzir artigos no seu blog ou postagens para as redes sociais, você terá uma probabilidade maior de alcançar o público desejado.

O compartilhamento de informações relevantes para sua base de pacientes é uma das principais utilidades do e-mail marketing para médicos.

Com isso, além de se manter presente na rotina dos pacientes, você passa a ser uma fonte de informação que eles procuram sobre os assuntos relacionados à sua área de atuação. Assim, você se torna uma autoridade da área. 

2 – Dispare lembretes e confirmações de consultas

Os altos índices de faltas, atrasos e cancelamentos são um dos principais desafios de qualquer administração de clínicas e consultórios. A redução da lucratividade e a imprevisibilidade de caixa são as consequências mais graves trazidas por essas situações.

Com o envio de lembretes e de confirmações de consultas esse problema pode ser parcialmente resolvido. Para isso, é possível utilizar todos os canais de comunicação possíveis, em especial as mensagens de SMS e o e-mail marketing.

O recomendado é automatizar essa tarefa com a implementação de um software médico seguro.

3 – Faça pesquisas de satisfação

Outra forma interessante de utilizar o e-mail marketing para médicos com o objetivo de fidelizar pacientes é com o envio de pesquisas de satisfação. Essa prática já é muito comum em outros setores e tem apresentado ótimos resultados.

Nela, a avaliação da qualidade do serviço prestado é obtida com as respostas à seguinte pergunta:

De 0 a 10, o quanto você indicaria nossa clínica para um amigo ou familiar?

Pode ser feita por um formulário impresso ou digital, sendo este último enviado no e-mail. Com a implementação dessa estratégia, você demonstra para o paciente que está determinado a oferecer o melhor atendimento possível.

4 – Divulgue novidades do seu consultório usando o e-mail marketing para médicos

A chegada de um novo equipamento, a oferta de um novo procedimento ou tratamento são algumas das novidades que precisam ser divulgadas para o seu público. Isso deve ser feito em conformidade com as normas do Conselho Federal de Medicina para esse tipo de divulgação.

Além de criar postagens para compartilhar essas informações com seus seguidores das redes sociais, você também deve usar o e-mail marketing para esse fim. 

5 – Envie felicitações em datas comemorativas

Você pode enviar felicitações em datas de aniversários ou em dias festivos, como Natal, Ano Novo e Páscoa. Não se esqueça das datas comemorativas, como o Dia das mães, dos pais ou das crianças. 

Com essa prática, você melhora positivamente a experiência do paciente, fortalece o relacionamento com ele e o fideliza ao consultório. Portanto, considere essa estratégia no seu planejamento e coloque-a em prática.

Então, como você pode perceber, não basta apenas enviar e-mails aleatórios para a sua base de pacientes. Para alcançar resultados satisfatórios, tenha uma boa ferramenta de e-mail marketing para médicos e planeje estrategicamente o disparo dessas mensagens.

Pronto para melhorar sua estratégia de marketing médico? Descubra as melhores práticas de e-mail marketing e conquiste seus pacientes. Entre em contato conosco agora mesmo!

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Como usar o marketing médico para aumentar a fidelidade de seus pacientes


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