Como usar o e-mail marketing para clínicas para se comunicar com seus pacientes?

03
jul
2023

E-mail Marketing não é apenas promoção, venda de serviços, descontos e cupons, como muitos pensam. Ainda mais quando aplicado para clínicas ou qualquer empresa do segmento da saúde.

Se utilizado corretamente e de forma estratégica, o e-mail pode ser uma poderosa ferramenta para fortalecer a presença de sua marca na mente de seus (atuais e futuros) pacientes, criar relacionamento, aumentar a retenção, entre outros benefícios.

Continue a leitura para saber dicas de como usar o e-mail marketing para clínicas, aproveitando suas possibilidades e ainda se destacando diante de sua concorrência.

marketing para clínicas

Estratégias de e-mail marketing para clínicas

O foco de uma estratégia de e-mail marketing para clínicas deve ser a informação. As mensagens eletrônicas enviadas para pacientes ou indivíduos que possam se consultar com você precisam ser úteis para quem as recebe. 

Para isso, sua clínica pode enviar e-mails como:

1. Lembretes importantes

Coloque-se no papel do paciente que acaba de ter uma consulta médica e recebeu a notícia de que precisará realizar acompanhamentos periódicos, com intervalos que podem variar de meses a até um ano. 

Por ser um intervalo de tempo muito grande, é comum que a pessoa possa se esquecer facilmente. Nesse sentido, é uma ótima ideia facilitar a vida do paciente, enviando lembretes por e-mail, por exemplo. Essa prática pode ser extremamente útil para mantê-lo informado e engajado em seu cuidado médico contínuo.

2. Mensagens de aniversário

Marcar presença nesse dia tão especial para o seu paciente é algo que já diferencia sua marca na mente dele.

É uma forma de continuar em contato com seu público-alvo mesmo à distância, onde quer que ele esteja. E se pensarmos que mais de 90% dos adultos com acesso à internet usam e-mail regularmente, dá para imaginar o alcance que sua mensagem pode ter.

Esse simples gesto é capaz de reforçar o relacionamento e aumentar a fidelização. Mas com tantos pacientes em seu cadastro, como não sobrecarregar sua equipe com mais essa tarefa, além de evitar falhas e esquecimentos? Isso mesmo: por meio do e-mail marketing.

3. Conteúdos informativos

Ao oferecer ao seu paciente conteúdos úteis com novidades sobre exames, tratamentos, descobertas sobre doenças, ações preventivas e outros temas relacionados à sua área, sua clínica estará aumentando sua autoridade aos olhos deste público, se posicionando como uma fonte confiável de informação.

Além disso, ao disponibilizar informação de qualidade ao seu paciente, sua clínica ainda estará “educando” sua audiência. Isso faz com que eles aprendam a se cuidar mais e ainda aumenta as chances de que eles busquem por cuidados médicos para os eventuais problemas apontados.

Além disso, é possível encaminhar também artigos do blog da sua clínica para atrair leitores, gerando visitas ao seu site. Sua clínica já possui site e blog, certo?

4. Informações pós-consulta

Por mais que muitas informações possam ser passadas na consulta em um papel impresso, enviá-las também por e-mail pode ser bem útil ao seu paciente.

Não é incomum que pouco tempo após a consulta, o paciente já nem se lembre onde deixou as anotações que você forneceu. Ao receber o conteúdo de forma digital, o paciente tem a facilidade de consultá-lo sempre que necessário, de maneira rápida e fácil, reduzindo assim o risco de perder ou esquecer as informações importantes.

A praticidade oferecida pelo formato digital proporciona ao paciente a conveniência de acessar o conteúdo sempre que precisar, garantindo um acompanhamento mais eficiente e organizado.

Você pode enviar por e-mail informações como:

  • Instruções sobre preparo para exames;
  • Cuidados para uma boa recuperação após procedimentos ou cirurgias;
  • Orientações de pré e pós-operatório;
  • Orientações sobre tratamentos.

Como fica a Lei de Proteção a Dados?

A Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD) é hoje uma preocupação que deve estar sempre presente no momento de guardar e utilizar informações pessoais de seus pacientes.

Segundo essa lei, é permitido que clínicas enviem e-mails para seus contatos, como parte de sua estratégia de Marketing Médico, porém é necessário que sua clínica possua a autorização de cada contato para enviar essas comunicações.

Além disso, é importante respeitar o conteúdo que os pacientes escolheram receber.

Essas determinações estão relacionadas com duas bases legais da LGPD: o consentimento livre e a existência de legítimo interesse.

Se você quer atingir resultados reais com o e-mail marketing da sua clínica e alcançar um novo patamar com o seu marketing digital, a Shantal Marketing Médico pode te auxiliar. Já ajudamos diversas clínicas a atraírem mais pacientes e aumentarem o faturamento. Confira neste link alguns dos nossos cases de sucesso!

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