A importância do marketing médico para hospitais e centros de saúde
jul
2023
O Marketing Médico já é uma necessidade imediata para hospitais e centros de saúde. Isso porque vivemos hoje uma verdadeira revolução tecnológica. Cada vez mais as pessoas estão conectadas, seja através de redes sociais, sites, aplicativos ou e-mail, não importa.
Basicamente, o marketing médico ocorre através de um conjunto de estratégias que permitirão médicos, hospitais e centros de saúde identificarem as necessidades de seu público-alvo. O conforto, bem-estar e qualidade de atendimento também contam, é claro.
Dessa forma, o público-alvo é atingido em cheio e opta por fazer as escolhas que parecem mais lógicas de acordo com a estratégia que foi realizada. O marketing promove o aprimoramento dos serviços prestados, o que consequentemente aumenta a satisfação, confiança e comodidade dos pacientes.
Técnicas de marketing de conteúdo para a área da saúde
Embora seja fortemente regulamentado, o marketing médico pode ser utilizado de maneira estratégica buscando novos pacientes, além de manter o bom relacionamento com os já fidelizados.
E-mail marketing é uma técnica muito usada por hospitais, clínicas e planos de saúde com a intenção de saber o que os pacientes procuram, precisam, gostam, não gostam e muitas outras informações.
Além disso, estão sendo utilizadas postagens em blogs e e-books sobre determinados temas relacionados à medicina. Não é difícil se deparar com textos sobre os benefícios de uma alimentação saudável, ou então incentivando a prática de exercícios físicos.
Ao acessar o conteúdo, o leitor se depara com uma série de informações úteis, que vêm acompanhadas de links em palavras-chave, ao clicar nestes links os leitores são direcionados automaticamente a sites, páginas de redes sociais, perfis de Instagram de instituições de saúde e profissionais que atuam na área dos assuntos abordados no texto, como médicos, hospitais, centros de saúde e muitos outros.
Como fazer um marketing digital de sucesso para hospitais e centros de saúde?
Existem várias formas de criar um plano de marketing médico para uma gestão de sucesso em hospitais ou centros de saúde. Confira algumas das melhores técnicas com maior chance de retorno.
Presença nas mídias sociais
Mais de 90% dos usuários de internet possuem uma rede social e fazem acessos diários. Ter uma página em uma ou várias redes sociais é essencial. A depender do seu público, as redes mais indicadas são Instagram e Facebook, mas podem se estender a outras, como LinkedIn, Twitter e YouTube. Através dessas mídias, os serviços serão vistos e compartilhados. Com uma criação de conteúdo relevante, por meio de uma estratégia bem definida, será possível ter resultados significativos.
Site e blog
Toda marca precisa de um site para ser considerada confiável e isso é ainda mais válido quando se fala da área de saúde. Com usuários cada vez mais exigentes, um hospital ou centro de saúde que não possui um site como referência para informações de serviços, consultas e contato, por exemplo, pode ficar esquecido.
O blog é outra opção quando se fala em estratégia de marketing para hospitais e clínicas. O Conselho Federal de Medicina encoraja o uso dos blogs e os caracteriza como uma fonte de disseminação de conhecimento. Dessa forma, é possível passar informações e dar visibilidade a uma marca ou negócio, o que vale para diferentes setores da saúde.
Além disso, o blog é parte determinante da estratégia de SEO, sobre a qual falaremos no próximo tópico.
Otimização para SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica utilizada para dar melhor posicionamento a um site nos motores de busca, como o Google. Quando qualquer pessoa digita “clínica médica em São Paulo”, por exemplo, surge uma lista de opções. Aquela lista não está em uma ordem aleatória. Quem mais trabalha com técnicas de SEO tem mais chance de aparecer no topo.
Quanto mais no topo um site está, maior a chance de ser visitado, isso ocorre porque as pessoas não gostam de ficar pesquisando muitas páginas de busca. Elas costumam decidir por um produto ou serviço que aparece logo na primeira página.
Viu como o marketing médico é importante? Assim como para outros segmentos, hospitais e centros médicos também estão cada vez mais se adequando à exigência da era digital.
Com o mercado de saúde cada vez mais competitivo, é fundamental investir em estratégias de marketing médico para destacar-se da concorrência. A Shantal Marketing Médico está aqui para ajudar você a conquistar o sucesso que sua instituição merece. Entre em contato conosco!
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