O papel das redes sociais no marketing médico de laboratórios

17
jul
2023

Há várias razões convincentes para desenvolver uma estratégia de mídia social para laboratórios e outras instituições de saúde. Entre os principais benefícios estão o fortalecimento da reputação do negócio, a aquisição de novos pacientes e a fidelização dos atuais.

Isso se dá porque esses canais são populares e muito utilizados pelos brasileiros, independentemente da faixa etária ou da classe social. Aderindo a eles, é possível gerar novas oportunidades para se conectar com o seu público-alvo. E essa oportunidade é ainda maior para as empresas que trabalham no segmento da saúde, como é o caso dos laboratórios, hospitais e clínicas.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos MORI mostra que 86% dos brasileiros procuram informações sobre doenças, tratamentos e outros temas relevantes nas redes sociais!

De acordo com a Hootsuite e We Are Social, 82% de nossa população segue ao menos uma marca nas redes sociais. Desses, 47% afirmaram que veem com frequência as publicações da página.

Por isso, ter uma estratégia de social media para laboratórios ou outras instituições de saúde é uma ótima forma de aumentar os resultados.

marketing médico

Quais redes sociais são as melhores?

Responder quais são as melhores redes sociais para a sua estratégia de social media para instituições de saúde é um pouco difícil sem conhecermos a sua empresa profundamente, os seus serviços, a sua forma de trabalhar e, claro, os seus objetivos.

A verdade é que não existe um canal que seja melhor do que o outro, há apenas os que são mais indicados para o seu público-alvo. Mas para ajudar você a escolher, selecionamos as principais redes e suas características. Confira.

Facebook

É uma das redes sociais mais utilizadas atualmente aqui no Brasil. Ainda de acordo com a Hootsuite e We Are Social, há mais de 116 milhões de brasileiros nessa ferramenta.

Vale ressaltar que, até 2021, ela era a mais acessada do nosso país. Em 2022, esse título foi perdido para o Instagram.

Lá é possível:

  • Publicar conteúdos textuais, fotos e vídeos;
  • Participar de grupos da região;
  • Criar grupos para o seu público-alvo.

Instagram

O Instagram é, sem dúvida, a rede social mais conhecida atualmente. No total, há mais de 122 milhões de usuários aqui no país. 

Uma questão relevante é que neste canal não é possível publicar apenas conteúdos textuais, sempre é necessário ter, ao menos, uma foto ou vídeo, sendo que esse segundo tipo de conteúdo está cada vez mais valorizado dentro da rede, o que aumenta as chances de um seguidor realmente consumir o seu conteúdo.

YouTube

Você sabia que o YouTube é o site mais acessado do Brasil? Esse dado, do Semrush, mostra como essa rede social pode ser uma ótima aliada na sua estratégia, desde que você saiba como a utilizar corretamente.

Além de todas as citadas acima, ainda há outras duas que se destacam: o Twitter, que não é muito utilizado por clínicas devido ao caráter mais de entretenimento, e o TikTok que conta com 4,72 milhões de brasileiros, de acordo com a Statista.

Dessa forma, deve-se explorar todas as ferramentas, identificar qual (ou quais) mais combina com a sua estratégia de social media para laboratórios ou instituições de saúde e começar a criação de conteúdo.

Uma dica valiosa que podemos dar é: evite criar perfis em todas as redes e deixar elas desatualizadas! Mais vale estar em apenas um canal e mantê-lo bem atualizado do que ter vários e nunca publicar nada.

Dicas para criar uma estratégia de social mídia para instituições de saúde

Com a rede social escolhida, é hora de continuar a criar a estratégia de social mídia para laboratórios, hospitais ou clínicas adequadas para o seu público e para a rede. 

Saiba quem é o seu público: essa etapa faz parte de qualquer estratégia de marketing. Isso porque, para que você consiga se comunicar bem com os seus pacientes, precisa saber exatamente quem eles são.

Crie conteúdos relevantes: os conteúdos são a parte central da estratégia de social mídia para instituições de saúde. Isso quer dizer que você precisa criar publicações que realmente sejam interessantes para os seus seguidores. 

Para isso, é possível falar mais sobre doenças, sintomas, tratamentos, exames, informações sobre especializações, dicas para uma vida saudável e sua instituição.

Tenha um bom atendimento: é impossível falar sobre estratégia de social mídia para saúde, e não mencionar a importância do atendimento ao paciente nos comentários e no chat. Sempre que alguém enviar uma dúvida, perguntar algo sobre a sua instituição ou mandar uma mensagem para engajar, responda com educação e, de preferência, de forma rápida.

Gostou desse artigo sobre estratégia de social mídia para laboratórios e instituições de saúde? Caso você tenha alguma dúvida sobre este tema, basta entrar em contato para falar com um de nossos especialistas.

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