Marketing Médico: O que é permitido? Entenda sobre o assunto e saiba como podemos te ajudar
set
2019
O Conselho Federal de Medicina (CFM) regulamentou a divulgação dos serviços médicos através da elaboração do Manual de Publicidade Médica. Vamos mostrar o que se pode fazer. Confira.
Os médicos, assim como todos os profissionais de inúmeras áreas, têm o direito de usar o marketing para promoverem os serviços e atendimentos que lhes cabem, de acordo com sua especialidade. No entanto, com o aumento frequente dos meios de comunicação e o fluxo desenfreado de muitas informações na Internet, foram sendo detectadas algumas necessidades em vista de preservar a integridade dos médicos e a privacidade dos pacientes.
Dentre as recomendações propostas pelo CFM, para apresentar seus serviços publicamente, é permitido a cada médico divulgar:
– Até duas especialidades e seu respectivo registro no CFM;
– Equipamentos utilizados para os tratamentos;
– Participação em entrevistas com o objetivo de colaborar para a comunidade da saúde;
– Conhecimentos, serviços e informações como endereço e telefone do consultório nas páginas e redes sociais;
– Redes sociais como canais de comunicação com os pacientes, podendo servir até como meio de agendamento online;
– Catálogos para as clínicas com dados sobre as especialidades médicas correspondentes, contendo nome e CRM do responsável técnico pela instituição;
– Material impresso das clínicas, contendo nome do médico, a especialidade ou área de atuação, CRM local e o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) – em caso de pessoa jurídica, também se inclui o nome e o CRM do responsável técnico;
– Blogs como ferramenta de disseminação de conhecimento científico, publicando conteúdo de relevância para pacientes e pesquisadores.
O marketing sensorial também é indicado, como usar fragrância e música agradáveis no consultório, usar imagens, quadros e frases que mostrem acolhimento e componham um ambiente confortável para que o paciente se sinta bem.