Logo para médico: como desenvolver a identidade visual de sua marca

14
nov
2024

Assim como outras empresas e ramos de negócio, os médicos também precisam de uma boa identidade visual. Muito além de um cartão de visitas, um “bem-vindo”na linguagem mais popular, a identidade visual se trata de como você é visto e lembrado no mercado. 

E atualmente, isto conta muito, com o mercado cada vez mais concorrido e em expansão. O nome, a marca, o consultório, impactam muito o seu público!

Antes de mais nada, conhecemos o processo de identidade visual apenas com um logotipo ou uma marca. Mas, devemos ter em mente que não se trata apenas disso. Construir uma identidade para um médico e para sua clínica médica é um processo criterioso, que envolve muita pesquisa e desenvolvimento. 

Toda essa identificação precisa passar profissionalismo, cuidado, segurança, para todos que visualizarem sua marca da melhor forma possível.

Identidade visual: criação de logotipo ou marca

Existem alguns passos simples que podem ser seguidos para que o processo de criação da identidade visual tenha sucesso. O primeiro passo, é a descoberta do público alvo. Qual a especialidade que você trabalha? Seu serviço é voltado mais a homens ou a mulheres? Você tem uma faixa etária que deseja atingir mais?

Essas e outras, são apenas algumas das perguntas que você deve fazer no início. Dessa forma, conhecer seu público, mercado, concorrência, prática de preços, experiência, metas e objetivos, exige que você veja sua própria clínica ou consultório como algo que funciona com as próprias pernas, não como uma extensão do médico.

Por fim, separe um tempo para conhecer bem sua região, o mercado que você está inserido, como funciona seu nicho de trabalho, seus clientes, e o mais importante de tudo: onde você quer chegar! Todos estes detalhes vão te ajudar a construir uma identidade visual que condiz com seus objetivos e essência!

Identidade gráfica

Em suma, todos esses primeiros passos, anteriormente citados, nós chamamos de Briefing. Em outras palavras, é o resumo do seu negócio para se dar início ao processo criativo. Cada médico tem suas peculiaridades e marcas. Dessa forma, a logo deve ser criada de forma equilibrada e marcante.

Assim, existem alguns detalhes primordiais que não podem ser esquecidos na hora de analisar ou criar a identidade visual. São eles:

  • Pense em uma logomarca que possa ser aplicada em todos os lugares. Ela precisa funcionar em todos eles;
  • Quando for juntar formas e símbolos, faça algo marcante e versátil, de modo que seus clientes te reconheçam apenas olhando para sua logomarca;
  • Lembre-se sempre da sua identidade digital, e de que forma ela também ficará nas redes sociais, sites, etc;
  • Uniformes, receitas, cartões de visita: Reúna todo este material e veja as melhores aplicações dela para cada um deles.

Lembre-se que sua identidade visual estampará sua placa, a clínica, uniformes e tudo o mais que estiver relacionado a sua clínica. Dessa forma, ela precisa ser harmoniosa, de modo que encaixe perfeitamente em todos os locais, sem exageros.

Comunicação visual

Dentro do processo de criação, é preciso que se preste atenção no jogo de cores. Assim, o próximo passo é escolher a paleta de cores que será utilizada em toda a sua comunicação visual.

Este passo, na verdade, ocorre em conjunto com o primeiro, pois as cores têm uma importância muito grande. E vale salientar: cada cor desperta uma reação específica em que as vê. 

Por exemplo, quando utilizamos cores frias, como cinza e branco, ela trará um tipo de reação. Já no uso de cores quentes, como vermelho e amarelo, a reação será diferente! O importante é criar um equilíbrio entre elas!

Portanto, isto deve estar alinhado com seu público alvo e área de atuação!

Assim, existem duas dicas especiais:

  • Em um consultório pediátrico, onde o público é infantil, você pode optar por mais de uma cor. Cores como azul, verde e lilás combinam bem nesse segmento.
  • Já quando o assunto é adulto, a preferência é por cores em versões mais claras e sóbrias, que passam a imagem de algo calmo, por trazerem a sensação de limpeza e segurança.

Padronização

As cores do logotipo devem estar no uniforme de seus colaboradores, assim como nos objetos que compõem sua clínica médica. A identidade visual de uma clínica médica é simplesmente essencial para que se forme uma marca sólida no mercado. Ela é a primeira forma de se comunicar com o público, por isso, precisa ser marcante e única.

Assim, depois que tudo foi planejado e estruturado, é hora de aplicar, imprimir o material. Depois, temos a divulgação. Assim, entra o marketing, que nada mais é do que a conversa que sua marca estabelece com seus clientes. E para saber como falar com eles, é preciso saber o que eles pensam e o que precisam.

A Shantal foi criada com a proposta de trabalhar exclusivamente com marketing para a área médica. O nosso foco é apoiar os profissionais a disseminar informação qualificada para a sociedade, bem como trazer resultados de negócios.

Para isso, acompanhamos as regulamentações dos conselhos profissionais e buscamos soluções criativas diante das restrições que envolvem essa área.

Somos a ponte que conecta profissionais de saúde aos seus pacientes. E o objetivo do nosso planejamento de marketing médico é atrair, engajar e converter visitantes em pacientes, com a mensagem certa para fidelizá-lo. 

Portanto, está precisando de uma identidade visual? Entre em contato com a gente!

Saiba Mais


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.