Você sabe como conseguir mais pacientes para sua clínica?

11
ago
2021

Como o marketing pode te ajudar a conseguir mais clientes para sua clínica?

Segundo pesquisa realizada pela Minuto Saudável, empresa responsável pelo maior Marketplace de produtos farmacêuticos do Brasil, 94,4% dos brasileiros procuram informações de saúde na internet.

As informações buscadas são as mais diversas, tais como sintomas, causas, medicamentos, a experiência de outros pacientes com tratamentos, qual especialidade procurar e, até mesmo, as qualificações do especialista buscado.

Deste modo, o marketing de conteúdo médico deixa de ser apenas uma questão de “conseguir mais pacientes” e passa a ser também uma forma de ajudar um maior número de pessoas.

É dizer que se trata de um duplo benefício para o profissional que o desenvolve, ao mesmo tempo que atrai pacientes, estará prevenindo a implementação de tratamentos sem base científica, automedicação ou a propagação de informações falsas.

Contudo, como você bem sabe, a Resolução CFM n.º 1.974/2011 traz várias limitações para o marketing médico.

Ou seja, além do tempo demandado do profissional para desenvolver o marketing médico, ainda existem as limitações legais, o que, por vezes, se torna um grande obstáculo para a criatividade.

Tendo isso em mente, vamos te dar algumas dicas sobre quais curiosidades médicas podem ser usadas no marketing de sua clínica, confira!

1 – Comece pelas crenças populares!

Por séculos a medicina esteve atrelada a ervas, raízes, folhas e tratamentos caseiros.

Muitos costumes provenientes desse tempo ainda persistem.

E o mais interessante é que alguns possuem embasamento científico, mas outros não.

Ou seja, uma curiosidade interessante de ser compartilhada seria abordar alguma crença popular relacionada à sua especialidade médica.

De modo a informar se ela é verdadeira ou desmistificá-la, segundo critérios científicos.

2 – Datas Comemorativas da Saúde são importantes, use-as!

É arriscado fazer afirmações generalistas, mas ao que tudo indica, toda especialidade médica possui, de forma direta ou indireta, uma data comemorativa da qual pode se aproveitar!

Veja alguns exemplos de cada mês:

  • 04 de fevereiro – Dia mundial do câncer (Carta de Paris);
  • 05 de fevereiro – Dia mundial da Mamografia (Lei n.º 11.695/2008);
  • 21 de março – Dia Mundial da Síndrome de Down (Down Syndrome Internacional);
  • 26 de março – Dia Mundial de Conscientização Sobre a Epilepsia (Dia Roxo);
  • 02 de abril – Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo;
  • 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial;
  • 26 de junho – Dia Nacional da Diabetes (MS e OMS);
  • 10 de julho – Dia da Saúde Ocular;
  • 01 a 07 de agosto – Semana Mundial da Amamentação;
  • 29 de setembro – Dia Mundial do Coração;
  • 11 de outubro – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade (Lei n.º 11.721/2008);
  • 16 de novembro – Dia Nacional dos Ostomizados (Lei n.º 11.506/2007);
  • 01 de dezembro – Dia Mundial da AIDS.

3 – Novidades e Atualizações do Ministério da Saúde e outros Órgãos relacionados

Diariamente métodos, tratamentos e medicamentos são aprovados ou saem de circulação. Isso pode dar um ótimo conteúdo!

É claro que algumas dessas novidades serão mais interessantes que outras, contudo, por certo que, ao trazer essas informações de forma simples e leve, você estará formando uma plateia.

4 – Novidades da Clínica e o seu dia a dia!

Trazer o dia a dia da clínica, compartilhar uma saudação ou um bom dia e mostrar as novidades é uma ótima forma de humanizar o espaço e aumentar a identificação do público.

É como se as pessoas passassem a ver aquele espaço com outros olhos, sentindo-se mais confortáveis de o frequentarem.

Portanto, aproveite essa possibilidade!

5 – Curiosidades Médicas específicas para seu tipo de paciente

Essa possibilidade será um tanto quanto pessoal para cada profissional, uma vez que será construída com base na sua experiência e percepção das dúvidas de seus pacientes sobre sua especialidade.

Ou seja, irá variar de profissional para profissional.

Aqui é importante que as curiosidades sejam compartilhadas de forma que os seus pacientes possam compreendê-la.

Mas, a dica de ouro é a mesma para todos, nada de termos técnicos ou de complexidade, seja simples e breve.

Não se esqueça que a Shantal Marketing Médico pode te ajudar a colocar tudo isso em prática!

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