Marketing médico: 6 estratégias para aumentar consultas particulares

20
set
2021

Consultórios médicos particulares são estabelecimentos que parecem sempre ter uma estratégia clara para o alcance de clientes.

Sobretudo em pequenas cidades, é comum ter consultórios famosos e que têm como proprietários médicos renomados.

Tudo isso leva a crer que a divulgação de serviços e a implantação de estratégias para chegar nos possíveis futuros pacientes não são necessárias.

Entretanto, o mundo mudou e essa mudança trouxe com ela alguns desafios antes não enfrentados pelos profissionais de medicina.

O mercado está cada vez mais acirrado e para levar o serviço oferecido àqueles que necessitam, os consultórios precisam empenhar esforços nesse sentido.

Pensando nisso, preparamos um artigo especial com seis estratégias práticas que irão posicionar o seu consultório e torná-lo lembrado.

Neste texto você encontrará os seguintes tópicos:

  • 1 – Fazer o boca-a-boca acontecer
  • 2 – Divulgação levando em consideração o raio de localização dos potenciais clientes
  • 3 – Contato próximo via conteúdos de blog
  • 4 – Marketing orgânico nas redes sociais
  • 5 – Anúncios pagos
  • 6 – Esforços para retenção de pacientes

Confira agora!

1 – Fazer o boca-a-boca acontecer

Pode parecer até contraditório falar do boca-a-boca quando anteriormente citamos a evolução do mundo, tendo em vista que essa é uma prática antiga.

Porém, quando uma empresa está presente no mundo virtual, o boca-a-boca ganha uma nova roupagem.

Investir em presença nas redes sociais e num blog, por exemplo, é a chave para se ter cada vez mais pessoas falando da sua clínica através da internet.

Uma publicidade de qualidade, aliada a um bom atendimento, levarão mais e mais pessoas a procurar os serviços da sua clínica.

Em estando no espaço físico do seu estabelecimento, os clientes farão “check-in” através de stories, por exemplo, configurando um “boca-a-boca virtual”.

Pense nisso!

2 – Divulgação levando em consideração o raio de localização dos potenciais clientes

A busca por serviços médicos tem se mostrado cada vez mais regionalizada, com pacientes procurando clínicas perto de si.

Esse fenômeno é especialmente notado em cidades grandes, como capitais e centros comerciais.

Por esse motivo, ao criar anúncios para a sua clínica, escolha anunciar para pessoas que estejam em um raio de, por exemplo, 3km da sua clínica.

Além disso, direcione os anúncios sobretudo para dispositivos móveis, como smartphones.

3 – Contato próximo via conteúdos de blog

É impossível fazer marketing digital de um consultório, ou de qualquer outro tipo de estabelecimento, sem a presença em redes sociais, sites e blogs.

Os blogs, em especial, são ferramentas que têm como característica aproximar o estabelecimento de seus potenciais clientes através de conteúdos interessantes.

Crie um blog para a sua clínica e preencha-o com conteúdos otimizados para os motores de busca que tragam assuntos relevantes relacionados aos serviços que você oferece na clínica.

Com isso, os clientes entenderão o que você está anunciando de uma forma menos mercadológica, por assim dizer.

4 – Marketing orgânico nas redes sociais

Nenhuma clínica que deseje estar “na boca do povo” hoje em dia, pode estar fora das redes sociais.

O marketing orgânico consiste justamente no tráfego de informações através de pessoas reais.

Neste caso, nas redes sociais.

O número de possíveis clientes que estão 24h acessando o Instagram e o Facebook, por exemplo, é enorme.

Por esse motivo, um perfil intuitivo e bem organizado nessas e noutras redes sociais com certeza alcançará as pessoas que estejam em busca dos serviços ofertados pela sua clínica.

Para isso, a criação de postagens sugestivas como por exemplo “5 dicas para o controle da diabetes”, aliadas à boas fotos e uma escrita fácil, irão engajar as pessoas e fazer os perfis do seu estabelecimento “bombar”.

5 – Anúncios pagos

Sabe aqueles anúncios que aparecem entre os stories do Instagram ou nos cantos das páginas que acessamos?

Pois bem, eles estão ali por que alguém pagou por isso.

Essa estratégia é um pouco mais “forçada” que o marketing orgânico e o investimento em blogs, mas funciona também.

Para criar anúncios pagos basta ter uma conta nas redes dos ofertantes desse tipo de serviço, como Google e Facebook.

Através do Google Ads é possível disparar anúncios em blogs, sites e no próprio motor de busca do Google.

Enquanto pelo Facebook Ads é possível atingir possíveis clientes no próprio Facebook e no Instagram.

A partir daí, é só montar uma estratégia, como a que apresentamos no tópico dois, para afunilar a apresentação do anúncio e chegar às pessoas certas.

Busque entender que tipos de pessoas estariam buscando os serviços que você oferece e direcione os anúncios a elas.

6 – Esforços para retenção de pacientes

Por fim, temos aquilo que é mais do que uma estratégia, sendo também uma espécie de norma para negócios que almejam o sucesso.

Para reter clientes, uma série de esforços precisam ser empreendidos! 

Começando pelo atendimento feito num primeiro momento.

Se você quer manter os números da sua clínica em crescimento, precisa entender o que fazer para que os pacientes retornem ao seu estabelecimento.

A começar de uma boa recepção, o “pós-venda” da clínica precisa ser feito com contatos via ligação e/ou mensagens.

Um sistema de cadastramento virtual, contendo os dados do cliente, também é um elemento importante.

Com as informações corretas em mãos, a equipe do seu consultório poderá criar uma relação mais confortável com o cliente/paciente. 

Garantindo que ele volte mais vezes.

De nada adianta empreender esforços na busca de novos clientes se os antigos não forem mantidos.

Gostou das dicas?

Aqui na Shantal nós temos tudo o que você precisa para turbinar a sua clínica, consultório ou hospital.

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