Como gerir um consultório médico e obter mais pacientes para sua clínica?

30
nov
2021

Como em qualquer serviço prestado a um consumidor final, você só conquista novos pacientes quando cria uma conexão com eles, com uma relação que vai além do consultório médico.

A aplicação de estratégias eficazes, possibilita que você, médico, atraia novos pacientes e fidelize ainda mais aqueles que você já possui. Contudo, muitas vezes, essa parte fica bastante esquecida. Ela acaba sendo deixada de lado, por motivos como: o gerenciamento da sua própria clínica ou consultório!

Sim! Estamos falando de gerenciamento! 

Muitos profissionais da área da saúde escolhem abrir uma clínica para iniciar sua vida profissional. 

Quando este tipo de decisão é tomada, eles assumem, além dos atendimentos e trabalhos do dia a dia, a administração do consultório, função que não é preparada ao decorrer de toda a graduação em medicina.

Gerenciar não é tarefa fácil. É preciso atenção às novidades e ferramentas tecnológicas, gerando facilidades para você, gestor, e também para os seus funcionários, para obter assim, o retorno financeiro.

Conhecimentos em administração, por exemplo, são necessários, mas não obrigatórios. Você pode ir desenvolvendo suas habilidades ao longo do tempo, através de dicas simples, cursos específicos e, claro, com a experiência que o dia a dia te proporciona!

Observar as novas tendências do mercado também é fundamental. São detalhes que, ao longo do tempo, farão toda diferença para você.

Gestão de imagem 

Você já deve ter ouvido falar sobre gestão de imagem.

Em suma, a gestão de imagem trabalha a forma como você se porta no mercado, incluindo suas atitudes, comunicação, estrutura, etc. Para isso, é importante, por exemplo, que você desenvolva habilidades como oratória, linguagem corporal e até mesmo a etiqueta profissional.

Quando você dá atenção a todos estes detalhes, sua colocação dentro do mercado se torna mais fácil e melhor, e você transmite uma boa imagem, além é claro, de uma maior autoestima e confiança!

A credibilidade passa a ser um elemento importante para você. Quando você transmite isso a seu paciente, de uma forma ou outra, fideliza e atrai novos. Ele te indicará para outras pessoas e assim por diante. 

Estrutura física

Uma estrutura física aconchegante, onde o paciente se sente à vontade para realização de consultas e exames é primordial. Um dos primeiros pontos que devem ser levados em conta, é a localização do seu estabelecimento. 

Analise bem fatores como fácil acesso, proximidade com outros serviços de saúde, a densidade populacional da área, entre outros tópicos.

A estrutura física dependerá muito do serviço que você oferece. Contudo, existem alguns espaços que são comuns a todas as clínicas, dos quais podemos citar:

  • Sala de espera para pacientes e secretária;
  • Sanitários (com acesso também a portadores de deficiência);
  • Sala para coleta de exames (quando necessário);
  • Sala para armazenamento de materiais;
  • Estacionamento;
  • Depósito de resíduos.

Imagem do médico

A imagem é um aspecto fundamental, como citado anteriormente. E ela não se refere apenas a aparência, mas tem a ver também com o jeito que você se porta diante do seu paciente. Isso tem impacto direto em sua reputação.

Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar a se comunicar da melhor maneira com seu público, valorizando assim suas características, com o objetivo de proporcionar o crescimento almejado no mercado.

O primeiro deles é a oratória. Você já deve ter ouvido falar nessa palavra.

A oratória, nada mais é do que a capacidade de falar bem, de forma clara, objetiva e estruturada. Você não precisa ser um orador. Mas saiba que uma boa oratória é capaz de transmitir credibilidade às pessoas que o ouvem. Quem tem uma boa oratória, tem grandes chances de se destacar no mercado.

A segunda é a PNL (Programação Neurolinguística).

Seus benefícios são indiscutíveis. Trata-se de uma metodologia que usa a linguagem da melhor forma possível, através do que chamamos de “reprogramação” em toda a mente. Ela ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo melhora na comunicação e no comportamento do indivíduo, possibilitando alcançar todos os seus objetivos de vida.

Em outras palavras, ela ajuda o indivíduo a enxergar o problema com uma visão diferente, ciente que mudanças devem ocorrer para que a situação mude!

Tenho certeza que ambas técnicas te ajudarão muito, tanto na comunicação, como na sua habilidade de fidelizar e conquistar mais pacientes para sua clínica!

Gestão financeira

A gestão financeira deve iniciar ainda no planejamento, com a listagem de todos os custos iniciais e os custos fixos (que continuarão ao longo da existência da clínica, como aluguel, contas e salários de funcionários). Toda essa análise é necessária para você ter um panorama de geração de lucro e cobrir seus custos.

Os investimentos iniciais, envolvem:

  • Compra de equipamentos;
  • Estoques de material;
  • Cursos com sua estrutura física.

Aplicando boas práticas de gestão, seu consultório poderá ocupar lugares de destaque no setor de cuidados com a saúde, permitindo que sua clínica seja eternamente conhecida. Para isso, algumas dicas são as seguintes:

Trace sempre metas e objetivos! Você fez seu investimento inicial e está lá, atendendo. Procure sempre desenhar em sua mente o que você irá lucrar nos próximos meses. Verifique sempre se é possível reduzir seus custos e o que você precisa implementar para que todo o seu objetivo seja alcançado!

Faça seu fluxo de caixa da maneira correta! Um fluxo de caixa te evita muita dor de cabeça. Receitas e despesas devem estar bem categorizadas e exibidas sempre em relatórios, além de todos os gastos que você tem, desde escritório até a compra de equipamentos!

Analise sempre os principais indicadores de desempenho! Os indicadores de desempenho te permitem analisar o resultado de processos de saúde financeira de sua clínica. Ele possibilita ainda que você identifique suas principais falhas, podendo assim, trabalhar para melhorá-las.

Como organizar as finanças pessoais e do consultório para evitar épocas de crise?

Em épocas de crises, é ideal que se faça uma projeção de gastos e lucros. Isso significa que é necessário sempre identificar o quanto você irá gastar e quanto irá lucrar nos próximos meses. 

Dessa forma, você pode ter reservas para épocas difíceis ou quando a receita diminuir e os gastos aumentarem. Procure prestar atenção também aos impostos, pagando suas contas sempre em dia, evitando multas e juros.

Quantos pacientes preciso ter para obter lucro?

Você precisará analisar sua rentabilidade anual. Isso te permitirá ter uma noção de quantos pacientes é preciso para que as receitas ultrapassem os gastos e você passe a obter o lucro.

Por exemplo, se você gasta R$ 7.000,00 em sua manutenção mensal e sua clínica recebe um total de R$ 20.000,00 por mês, você terá um ganho de R$ 13.000,00.

Procure colocar, dentro da sua margem de lucro, a margem de negociação, ou seja, o desconto que você pode dar a seu paciente.

Como separar a despesa física da jurídica sendo um profissional autônomo?

Muitas pessoas tendem a olhar para o dinheiro da empresa como se fosse o seu salário. Assim, todo dinheiro que entra acaba indo para gastos pessoais, com consequências negativas imediatas. 

Algumas delas incluem a perda do controle de contas, pouca reserva financeira para ser usada como capital de giro, além de problemas em conseguir crédito pessoal.

Dessa forma faça sempre um diagnóstico das suas finanças e defina o quanto de dinheiro você pode retirar da empresa para seu gasto pessoal. Por fim, se possível, separe as contas bancárias.

Gestão administrativa 

A gestão administrativa é necessária para  padronizar todo funcionamento da sua clínica, viabilizando ainda mais o alcance dos objetivos desejados. Quando existe uma rotina, a gerência passa a ter controle das ações que envolvem seu negócio.

Crie sempre um planejamento estratégico e de negócios para tornar todos os seus processos eficazes, e enxergar os resultados a curto, médio e longo prazo. Não concentre todas as atividades em você. Delegue. Uma secretária pode te ajudar muito nesse quesito. Você acaba realizando seus trabalhos com muito mais agilidade!

E tenha sempre um rigoroso fluxo de caixa, com o registro de todas as suas movimentações financeiras.

Gestão de marketing 

O marketing é uma estratégia brilhante para você atingir seus objetivos. E você precisa dele para divulgar seus trabalhos e conquistar ainda mais pacientes. Seja no boca a boca ou através de canais de comunicação (como as redes sociais, por exemplo), criar uma identidade para sua clínica é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Para isto, você conta com agências especializadas em marketing médico. Invista sempre em conteúdos relevantes, com novidades sobre sua clínica e assuntos atualizados sobre o tipo de serviço que você oferece a seus pacientes.

Atualmente, como sabemos, as redes sociais estão em bastante evidência. Nelas, você pode construir uma relação mais próxima dos seus pacientes, elaborando estratégias específicas para cada rede social.

Conte com a Shantal Marketing Médico para o que você precisar! Entre em contato conosco!


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