Agência de Marketing Médico

14
nov
2024

Quando o assunto é alcançar objetivos, atingir metas e conquistar o sucesso da sua clínica ou consultório, é necessário, dentro do marketing médico, um bom planejamento. E essa é a base de todo o trabalho desenvolvido pela Shantal.

Antes de iniciarmos todo o processo de divulgação, nossa equipe define os objetivos, através de uma pesquisa minuciosa, levando em consideração as características do seu público-alvo e as necessidades de cada profissional.
Fazemos sua publicidade da maneira correta, sem infringir nenhuma lei, sempre com base no Código de Ética Médica e conforme orientação do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Agência de Marketing Médico

O primeiro passo para um bom marketing médico é estar presente digitalmente. E existem diversas maneiras de fazer isso, como criar o site próprio da sua clínica e entrar para as redes sociais. Porém, somente isso não basta!

Abaixo falaremos um pouco mais sobre todos os serviços oferecidos pela Shantal e o passo a passo para a campanha de marketing médico para que a sua clínica ou consultório consiga atrair cada vez mais pacientes e, o mais importante, fidelizá-los.

Criação de Landing Page

Uma landing page, também conhecida como página de destino, têm como foco principal a conversão dos visitantes/pacientes. De modo geral podemos dizer que é uma página com poucos elementos e focadas apenas em um CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada.

Imagine o seguinte cenário: você está atraindo milhões de visitas todos os meses para o seu blog e seu site, porém, não consegue levá-las para o próximo passo, geração de um contato.

Na teoria, todas essas visitas são ótimas, mas na prática elas não estão realmente impactando o seu negócio.

Para isso, são criadas páginas específicas, que deixam de lado elementos que possam distrair a atenção do usuário, como menu, excesso de texto ou outras informações que são dispensáveis dentro do objetivo que é: fazer com que o usuário realize uma ação.

Redes Sociais

Toda forma de divulgação do seu negócio é válido. E aqui também estão incluídas as redes sociais.

Além de ser importante criar um perfil profissional no Facebook, Instagram e Linkedin, também é necessário mantê-lo ativo, com posts educacionais sobre a sua área, compartilhando artigos ou até mesmo anunciando novidades sobre a sua clínica.

Essa é uma maneira de atrair mais pessoas para o seu consultório e também uma grande oportunidade para você mostrar todo o seu conhecimento e domínio sobre sua especialidade.

Com a tendência de aproximação do consumidor e criação de laços de relacionamento, o marketing digital encontrou nas redes sociais o canal ideal para criação de pontos de contato com seu paciente.

Aqui é possível criar, em primeiro lugar, um relacionamento com os pacientes em potencial, para então introduzir a mensagem desejada.

Para te ajudar nessa questão, a Shantal oferece:

  • Planejamento;
  • Gestão dos perfis;
  • Produção de Conteúdo;
  • Monitoramento;
  • Gerenciamento de crise.

É importante frisar que todas as estratégias adotadas serão focadas em três principais vertentes: a presença da clínica no ambiente online; o reconhecimento das especialidades e o incentivo para marcar consultas.

Elaboração do Site

O número de brasileiros que usam a internet continua crescendo. Em 2018, subiu de 67% para 70% da população, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas, de acordo com a pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), uma das principais no país.

Segundo o Google, 67% dos pacientes pesquisam o nome do médico antes de ir a uma consulta e 70% das pessoas pesquisam os sintomas da sua doença na internet. Esses dados mostram a importância de seu perfil ou clínica estarem presentes no mundo digital.

Hoje em dia torna-se essencial para o médico ter o próprio website para representar a empresa e seus valores, como também passar informações relevantes para os pacientes em potencial, que buscam informações sobre doenças, exames ou mesmo cirurgias.

Podemos listar como os principais benefícios de um website médico dentro do marketing médico:

  • Exposição do profissional e clínica;
  • Seu consultório estará online a qualquer hora e lugar;
  • Maior interação e contato com seu público;
  • Os pacientes saberão os seus serviços e convênios atendidos;
  • Seu site em evidência no Google;
  • Agendamento de consultas online;
  • Fácil acesso aos dados de contato, como telefone, WhatsApp endereço e e-mail.

E o melhor de tudo isso é que a Shantal cria o seu site do zero, seguindo a identidade visual da clínica ou consultório. Isso inclui:

  • Diagramação, conceituação e programação (teste de usabilidade);
  • Estudo de navegabilidade e arquitetura das informações;
  • Website em português e desenvolvido para todos os dispositivos móveis (responsivo);
  • Utilização da versão mais recente do WordPress com todos plugins necessários para a segurança dos dados e otimização para todos os mecanismos de busca;
  • Inserção de todo o conteúdo no site novo;
  • Suporte e treinamento remoto do sistema novo;
  • Desenvolvimento de formulário de contato;
  • Instalação de tags de conversão;
  • Instalação de Google Analytics;
  • Implementação do site no servidor.

A Shantal é uma agência digital full service especialista em marketing médico. Consulte os nossos planos e conquiste mais pacientes!

Textos para Blog

Como já falamos acima, hoje em dia, a internet é o primeiro lugar que recorremos para descobrir mais sobre determinado assunto. E isso não é diferente quando se trata de algum sintoma ou doença.

Contudo, nem sempre o que encontramos são informações corretas e que condizem com a realidade. Daí a importância de criar um conteúdo de qualidade para ser postado em seu blog.

Essa produção de conteúdos sobre a sua especialidade ou outros assuntos recorrentes da sua área são uma fonte preciosa de atração de pacientes. Isso porque você vai criando mais autoridade e o paciente passa a confiar no que você diz.

Sendo assim, caso necessite se consultar com alguém para tratar um problema que envolve a sua área, com certeza ele irá procurá-lo.

Estratégias de SEO

A sigla SEO (Search Engine Optimization), conhecida também como otimização de sites, é uma forma de aumentar os acessos em um site através de técnicas e estratégias que permitem o site melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google, Yahoo, entre outros.

Um bom trabalho de SEO é focado em melhoria contínua, no qual novas técnicas são testadas constantemente e melhoradas sempre que for preciso. O SEO envolve otimização da estrutura de um site e/ou blogs para ficarem adaptáveis a desktops, celulares e tablets.

A Geolocalização, uma das possíveis ferramentas de SEO, permite segmentar um conteúdo baseando-se na localização geográfica de quem irá recebê-lo. É o equivalente a exibir um anúncio publicitário para pessoas que moram em determinada cidade, bairro ou somente estão passando por certa região.

Como é sempre válido contar com boas alternativas para tornar o seu conteúdo mais relevante para quem você quer impactar, a geolocalização aparece como uma forma bastante eficaz de chegar até as pessoas certas. Você não desperdiçará recursos tentando atingir gente de fora da região buscada, podendo concentrar seus esforços em quem realmente tem o perfil certo.

Esse recurso é particularmente valioso para estabelecimentos físicos, como os consultórios ou as clínicas médicas.

Como o SEO pode ser empregado?

Algumas das principais técnicas que podem ser desenvolvidas dentro de SEO estão:

  • Uso de palavras-chave: elas correspondem aos pontos empregados na hora da busca, então, saber as maneiras escolhê-las e empregá-las em um material é fundamental para o posicionamento. O mais recomendado é que a palavra-chave apareça no início do conteúdo do blog do consultório e cada vez que for citada, que seja de modo natural.
  • Qualidade do conteúdo: essa é uma das prioridades para que o paciente se sinta seguro ao ler algo postado em seu site ou blog. Sendo assim, ao gerar conteúdo para blog ou para qualquer outra plataforma, é necessário considerar fatores como: relevância, ortografia, ausência de plágio e coerência.
  • Link Building: essa tática consiste em basicamente um sistema de indicações de links, em que a relevância depende dos sites que linkam para o blog do consultório médico.
  • Indicadores sociais: correspondem aos compartilhamentos e menções que possuem relação com o consultório nas redes sociais. E é algo que acaba tendo impacto para os mecanismos de busca, principalmente ao sinalizar uma maior relevância.

Campanhas

Investir em links patrocinados é uma estratégia ótima para o seu consultório ou clínica obter um rápido retorno com os resultados, trazendo potenciais pacientes em todos os estágios do funil de vendas. Seus anúncios possuem foco em gerar visitantes e conversões para seus anunciantes.

Os links patrocinados visam gerar tráfego de audiência ao site de anunciantes. Os anúncios direcionam para páginas que podem ser do seu site, blog ou Landing Page. Está dado o start para a geração de Leads.

Com links patrocinados é possível obter resultados mais rápidos e previsíveis. Mesmo com pouco investimento é possível fazer uma campanha bem segmentada para o seu público-alvo, otimizando os resultados.

Nessa ferramenta do Google, o anunciante paga apenas quando seu anúncio recebe um clique. Isso garante que a publicidade não será diluída em pessoas que não tenham interesse em seu serviço, como acontece com a publicidade tradicional.

No entanto, uma das principais vantagens de investir em links patrocinados é que plataformas de anúncios permitem acompanhar em tempo real o desempenho das campanhas. Para cada uma delas, é possível avaliar números como tráfego, geração de Leads e de vendas. No caso do marketing médico, consultas agendadas.

A Shantal é uma agência digital full service especialista em marketing médico. Consulte os nossos planos e conquiste mais pacientes!

Google e Facebook Ads

Os anúncios no Google e Facebook servem para atrair um maior número de interessados no seu serviço.

Em se tratando do Facebook Ads, essa é uma das mídias pagas mais eficientes do mercado, pois além do amplo público usuário da rede, suas campanhas podem adquirir diferentes formatos, não se limitando apenas a textos, como:

  • Cliques no site: direcione os pacientes para o seu site;
  • Conversões no site: aumente as conversões no seu site;
  • Envolvimento com a publicação da página: impulsione suas publicações;
  • Curtidas na página: promova e obtenha curtidas na Página;
  • Campanha de tráfego: atraia pacientes para o site e depois trabalhe o remarketing pela base de contatos captados;
  • Divulgação nas imediações: alcance pacientes próximos ao seu negócio;
  • Geração de leads: capte Leads para seu negócio;
  • Reconhecimento da marca: alcance pacientes mais propensas a prestar atenção à sua marca;
  • Novos seguidores: impactar novos pacientes pertencentes a diferentes variações de idade e sexo dentro do público-alvo.

Assim como toda campanha de marketing, existem pontos sensíveis e relevantes que devem ser bem trabalhados, sempre levando em conta o seu público e o seu objetivo principal.

Branding

Cuidar de seus pacientes é algo muito importante, mas cuidar da sua imagem perante o seu público também é algo que não deve ser deixado de lado.

Para se destacar frente à concorrência e conquistar ainda mais a confiança com seus pacientes, investir em estratégias de marketing médico para realizar seu branding é fundamental.

O objetivo do branding é tornar a sua marca mais conhecida, fazendo com que sua clínica seja sempre lembrada pelos pacientes.

A criação do branding pela Shantal envolve várias etapas e técnicas essenciais na hora da sua clínica transmitir uma mensagem perante o público. Dentre elas estão:

  • Logotipo: ele deve possuir design criativo e diferenciado, seguindo o segmento onde sua clínica atua;
  • Conjunto gráfico e cores: as cores que serão utilizadas para sua marca, bem como a tipografia e as combinações de imagens, texturas e outros elementos visuais deverão transmitir a realidade da clínica;
  • Tipografia: deve ser bem pensada para que seja passada uma mensagem para seu público de maneira que atraia ainda mais sua atenção;
  • Slogan: é fundamental em toda gestão da sua marca, pois é através dele que você irá transmitir,de forma clara e objetiva, qual o propósito que sua marca tem diante dos pacientes.

Peças de Apoio

O marketing offline e o digital são complementares em uma estratégia bem estruturada.

De modo geral podemos dizer que o marketing offline é aquele que não depende de meios digitais para ter impacto sobre as pessoas, mas que ainda assim consiste num conjunto de meios para divulgar os seus serviços.

Alguns exemplos são as divulgações em jornais, revistas e rádios; cartões de visita; outdoors; panfletos; propaganda por telefone e até mesmo o marketing boca a boca.

Agora que você já conhece mais sobre todos os serviços prestados pela Shantal, não deixe de conhecer os pacotes de serviços disponíveis e optar por aquele que mais se adequa ao seu perfil.

A Shantal é uma agência digital full service especialista em marketing médico. Consulte os nossos planos e conquiste mais pacientes!


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