Como fazer marketing para médicos?

04
out
2021

Como já diria o ditado: “A propaganda é a alma do negócio!” e, claro, na prática médica não é diferente.

Para que um médico seja lembrado e tenha o seu nome conhecido, a sua excelência profissional precisa ser acompanhada de uma divulgação bem feita.

Hoje em dia, com o advento da internet, o marketing se potencializou e tornou-se uma ferramenta indispensável para qualquer negócio.

Por essas e outras, o investimento pesado em marketing é uma obrigação para médicos que querem fazer sucesso.

Porém, apenas o investimento não é o suficiente, precisa-se de estratégias eficientes.

Sem um plano de ação correto, rios de dinheiro podem ser gastos sem que os objetivos sejam alcançados.

Por isso, nesse artigo nós preparamos algumas dicas de como fazer um marketing médico eficiente.

Acompanhe!

Em primeiro lugar, esteja atento às regras do CFM

O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui normas que regulamentam o marketing médico.

Dentre outras disposições, o órgão prescreve normas que visam coibir práticas como propaganda enganosa e divulgação de imagens de pacientes.

Portanto, antes de definir as suas estratégias de marketing, consulte as normas do CFM neste caso.

Práticas para se fazer um marketing médico de sucesso

Vamos agora a algumas dicas e lições importantes para se estabelecer uma linha clara na elaboração de um plano de marketing eficiente para médicos.

1 – Não pense apenas no lucro

O objetivo principal de um marketing médico de qualidade é evidenciar a missão dos profissionais médicos, que é a de ajudar as pessoas.

Ao pensar como passar a sua imagem como profissional, não pense nas pessoas como números, mas sim como seres humanos que precisam da sua ajuda.

2 – Pense: o que eu quero alcançar com tudo isso?

Sem a definição dos objetivos para se fazer o marketing médico, todo o resto perde a importância.

Por isso, tenha objetivos claros, como, por exemplo:

  • Promover a criação de conteúdos para a internet educacionais e que promovam a conscientização das pessoas sobre doenças;
  • Conquistar cada vez mais pacientes;
  • Fidelizar os pacientes que já tem;
  • Criar uma imagem de autoridade em alguma área específica da medicina.

3 – Escolha as áreas do marketing que deseja abordar

Apesar de o vocábulo “marketing” estar muito alinhado à internet nos dias de hoje, a propaganda não precisa ser apenas digital.

Em certos casos, o investimento em anúncios no rádio, na TV, em mídias impressas e etc, pode ser uma opção viável.

Contudo, “atacar” a internet mostra uma efetividade absurda nos dias de hoje.

4 – Defina o seu público alvo e descubra onde ele está

A sua especialidade irá definir o seu público alvo.

A partir daí, é necessário identificar os hábitos dessas pessoas e onde encontrá-las para, só então, direcionar as ações de marketing ao grupo alvo.

5 – Aposte na internet

Como citamos acima, não é impossível, mas é muito improvável falar de um marketing de sucesso fora da internet nos dias de hoje.

Por isso, invista pesado em sua presença virtual.

Para estar em alta na web, será imprescindível ter:

  • Contas em redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e outras;
  • Blogs e sites focados na sua especialidade e nos serviços que você oferece; 
  • Presença em comunidades virtuais de médicos, como grupos no Facebook;
  • Investimento em anúncios pagos para Facebook, Instagram, Google e outros;
  • Conta no Whatsapp Business, por onde você entrará em contato com clientes, fornecedores e etc.

Use a abuse de conteúdos interessantes voltados à sua prática médica e à sua imagem profissional.

Você precisa ser visto e, principalmente, ser conhecido como uma autoridade incontestável na área que aborda.

Aqui na Shantal você fica por dentro das melhores dicas de como fazer o melhor marketing médico.

Fique ligado nos nossos conteúdos!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.