Como medir a satisfação do seu paciente?

24
jan
2022

Você saberia agora, como medir a satisfação do seu paciente? Sim, estou falando de escala de 0 a 10 mesmo, algo neste sentido!

Você sabia que muitos profissionais da área da saúde nem se atentam a este detalhe?

Saiba que a partir do momento que você mede a satisfação do seu paciente, você passa a conhecê-lo um pouco mais, o que te ajuda na melhora do atendimento (desde agendamento até a consulta), do seu serviço como um todo e também ajuda na captação de novos pacientes!

Ficou curioso? Fique com a gente que eu explico melhor!

Como medir a satisfação do seu paciente?

Satisfação: detalhe fundamental

Como sabemos, os pacientes são o centro da sua estratégia de negócios. 

Dessa forma, quando você se interessa pela opinião deles, você automaticamente traz informações preciosas para a gestão do seu estabelecimento. 

Com estes dados em mãos, é possível realizar todas as mudanças necessárias para tornar seu negócio cada vez mais lucrativo e com alto nível de satisfação.

Um paciente bem cuidado, com jornada satisfatória dentro da sua clínica, pode se tornar um grande aliado na busca por novos pacientes. É muito provável que ele recomende seus serviços para amigos e familiares. 

Ou seja: manter pacientes fiéis é mais BARATO do que captar novos!

Porém, dessa forma, você automaticamente consegue novos, sem necessariamente correr atrás disso!

Basta se colocar no lugar: você também gostaria de ser bem atendido, ainda mais quando se trata da saúde, um aspecto bastante delicado atualmente. E voltaria ao local, por conta deste bom atendimento.

Ok, tudo bem. Entendi a importância da satisfação. Mas de que maneira eu posso aplicar isso na minha clínica? Como isso deveria funcionar?

Como eu posso conhecer a opinião dos meus pacientes?

Com a ascensão da tecnologia, hoje existem diversas formas de você  conferir o grau de satisfação dos seus pacientes. Vamos começar por métodos que ainda podem ser usados, mas que estão se tornando um pouco obsoletos.

Pesquisas em papel

O papel está cada vez mais obsoleto. Apesar disso, ele ainda é útil sim! Você consegue obter respostas no momento da consulta inclusive, de forma muito rápida e com baixo custo. 

Um exemplo legal é deixar algum formulário pronto, que o paciente possa responder ao final da sua jornada.

Um aspecto negativo é a questão da coleta de dados manual, que demanda tempo. E sabemos que o tempo é um fator muito importante. Já existem muitas maneiras de automatizar este processo.

Mas, você pode usar, caso isso se encaixe na sua realidade.

Pesquisas por telefone

Trata-se de um método bastante trabalhoso, que envolve tempo e pessoal. Existem empresas especializadas neste tipo de serviço. Contudo, é preciso analisar se realmente vale a pena a terceirização do serviço.


Partimos agora para métodos que podem trazer grandes resultados, e que estão de acordo com as tendências do mercado digital. Quando você automatiza seus processos, você ganha, além de tempo, dinheiro, e pode se dedicar a outros assuntos pertinentes à sua clínica.

Pesquisas online

Você já deve ter participado de alguma enquete online. Em qualquer que seja seu canal de comunicação, as pesquisas online, atualmente, são a principal forma de obter opiniões e feedbacks acerca de um serviço.

E na área da saúde não é diferente.

Pesquisas Online

Existem diversas ferramentas atuais que te permitem conhecer a opinião dos seus pacientes, tudo de forma automática e rápida, com resultados em gráficos, por exemplo.

Pesquisas individuais

A velha e boa conversa. Sim, o boca a boca ainda é uma forma atual de conhecer a opinião dos seus pacientes. Inclusive, muitas vezes, é importante essa conversa. 

Ela revela a fundo as necessidades. Você pode ainda analisar outros aspectos interessantes como a reação dos seus pacientes, linguagem corporal e outros detalhes, que te ajudam fornecendo informações ainda mais relevantes para todas as suas estratégias.

Isso pode ser realizado a qualquer momento. Em uma conversa particular após alguma consulta, por exemplo.

E-mail

Parece estranho, não é? Mas o e-mail ainda é uma forma conveniente e rápida, já que a maioria das perguntas podem ser respondidas de qualquer dispositivo. 

Você pode automatizar essa ferramenta, fazendo com que ela automaticamente meça o nível de satisfação de um paciente após a realização de sua consulta.

Como eu posso montar uma pesquisa de satisfação?

Eis o questionamento chave do nosso artigo!

Sua pesquisa de satisfação deve ser montada de acordo com seus OBJETIVOS. 

Você precisa direcionar seus questionamentos para responder aquilo que você deseja mensurar, ou seja, saber se suas melhorias, por exemplo, estão realmente tendo resultado.

Em outras palavras, é preciso que seu questionário seja montado e adaptado de acordo com as áreas que você precisa CONCENTRAR SEUS ESFORÇOS.

Outro fator crucial é a ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS. Elas devem ser simples, de fácil entendimento, de forma que qualquer paciente consiga responder, de forma rápida e concisa. 

Caso contrário, seu paciente pode se sentir confuso, e desistir do seu questionário antes mesmo de finalizar.

Algumas dicas cruciais são as seguintes:

  • Escalas de satisfação: Sim! escalas de satisfação! E com graus, por exemplo, de 1 a 5. Certifique-se de seguir uma linha de raciocínio em suas perguntas, do início ao fim do seu questionário.
  • Garantia de anonimato: o anonimato é uma questão muito importante. JAMAIS exija alguma identificação do seu paciente, como nome, número de telefone, ou qualquer outro dado. Dessa forma, o paciente se sentirá mais confortável para compartilhar suas opiniões.
  • Perguntas demográficas: Lembre-se que você deve e quer CONHECER seu público. Portanto, adicione perguntas como localização, sexo e idade. Elas te darão um panorama geral do que está acontecendo, e qual é seu real público.

Juntei as informações suficientes. E agora, o que faço com este “monte” de informação?

O que fazer com as informações do meu questionário?

O modo como  você irá interpretar todas estas informações é crucial para possíveis melhorias em seu atendimento. Como dito anteriormente, você precisa estar ciente de seu real objetivo.

É nesta fase que você encontra os insights sobre todas as futuras ações que serão implementadas.

Por exemplo, digamos que você mudou o perfil de atendimento de sua clínica. Automatizou o atendimento que antes era apenas presencial. Após um mês, você pode saber qual a opinião dos seus pacientes a respeito dessa mudança.

Digamos que o feedback tenha sido um pouco negativo. E agora?

Analise o que você pode melhorar em relação a aquele serviço. E dedique tempo e esforços para que isso se concretize.

Em casos de elogios, você pode usar isso a seu favor, coletando DEPOIMENTOS DE PACIENTES reais, e colocando-os, por exemplo, em seu site ou meio de comunicação (pode ser nas redes sociais também).

Isso ATRAI indiretamente novos pacientes. Eles enxergam que o que você oferece é de qualidade e poderão se interessar em agendar uma consulta!

E aí, já pensou em como fazer sua pesquisa de satisfação? 

Percebeu como isso é IMPORTANTE para seu negócio?

Elabore a sua! 

Sim! E fique sempre  de olho sempre nas nossas dicas aqui! Trazemos sempre conteúdos legais para você tornar seu atendimento e trabalho ainda mais prazeroso e rentável!

Entre em contato conosco!


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