Como melhorar a presença on-line de sua clínica médica

12
abr
2021

Para qualquer empresa, independentemente do seu ramo ou porte, ter ao menos alguma presença on-line é algo mandatório nos dias atuais. Afinal, se o seu negócio não está na internet é como se ele simplesmente não existisse. 

E com a concorrência cada vez mais acirrada em todos os setores do mercado, sai na frente quem compreende a importância das estratégias digitais e consegue colocá-las em prática com constância. Então, saiba como melhorar a presença on-line da sua clínica médica e ganhe destaque na internet.

Assegure que o site seja otimizado para motores de busca 

Ter um site é um dos primeiros passos para trabalhar a sua presença digital, mas você deve garantir que ele seja otimizado, a fim de que seja mais facilmente encontrado pelos buscadores, como o Google. Isso faz toda a diferença para alavancar o número de visitas e, consequentemente, a captação de leads, que são potenciais pacientes. 

Isso é feito basicamente por meio das técnicas de SEO para sites, que são pautadas nos mais de 200 fatores de ranqueamento do Google, sendo os principais deles: 

  • Ranqueamento da página/ Autoridade da página;
  •  Autoridade do domínio;
  • Relevância dos links;
  • Conteúdo original e bem-construído;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Uso de palavras-chave (tanto no título quanto no conteúdo);
  • Tempo de permanência na página;
  • Quantidade de páginas acessadas;
  • Taxa de rejeição;
  • Rapidez no carregamento da página;
  • Design responsivo. 

Portanto, mesmo que o profissional ou a clínica médica já possua um site no ar, certifique-se de que toda a estrutura das páginas atenda o máximo desses requisitos de ranqueamento possível. Então, nesse sentido, busque aperfeiçoar o website com o tempo, para que possa melhorar cada vez mais o seu posicionamento na internet.

Tenha diversos canais de marketing digital 

Existem diversas formas de fazer com que o seu nome, ou o da sua clínica, chegue até o público e alcance potenciais pacientes. Num primeiro momento, é fundamental marcar presença nas redes sociais e fazer um bom trabalho para gerar engajamento e levar cada vez mais visitantes para o seu site. 

Portanto, o Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, dentre outras redes sociais, são um excelente canal de topo de funil, uma vez que possibilita atingir um grande público, ainda que se possa optar por segmentar o seu alcance. 

Um canal que costuma trazer bastante resultado em curto prazo é o e-mail marketing, que também tem a capacidade de alcançar um grande número de pessoas em cada campanha. E funciona muito bem como um meio para nutrição de leads, com a entrega de conteúdos relevantes e estratégicos em cada etapa do funil. 

Outra ação que pode ser feita para gerar formas de contato com o público é investir em mídias pagas. Seja pelo Google Ads, FacebookAds, LinkedInAds, ou outros, com esse tipo de publicidade, você garante maior presença on-line e é possível fazer as suas divulgações direcionadas para o público certo. 

Adote outros canais de comunicação 

Além das mídias sociais, adicionar qualquer canal de comunicação que permita dialogar com os seus pacientes, seja de caráter ativo ou receptivo, e aproximar a clínica do seu público-alvo é bastante vantajoso. Esses canais podem ter uma série de funções, desde atendimento, prospecção e divulgação até para negociação e suporte. 

De acordo com o relatório da Microsoft State of global customer service de 2018, os canais mais bem-aceitos pelos brasileiros são: 

  • Telefone e outros canais por voz – 33%;
  • Chat on-line – 21%;
  • E-mail – 18%;
  • Autoatendimento on-line – 15%;
  • Mídias sociais – 10%;
  • SMS – 2%. 

O importante é escolher os canais que sejam condizentes com o perfil da sua audiência aliado às suas expectativas e objetivos de comunicação. 

Tenha um blog ativo e um bom marketing de conteúdo 

Contar com um site que tenha uma sessão para o blog se torna mais um canal imprescindível para interagir com o seu público de modo constante. Por isso, não adianta ter um blog e postar sem frequência definida ou muito esporadicamente. Para funcionar e trazer resultados, é preciso que seja feito um bom trabalho de marketing de conteúdo e, assim, entregar exatamente o que o seu público precisa, a fim de aproximá-lo da sua clínica. 

O marketing de conteúdo, principalmente aliado ao blog, pode proporcionar diversos benefícios que vão além de melhorar a presença on-line da sua clínica, dentre eles: 

  • Aumentar a interação com a sua marca;
  • Nutrir a sua base de leads;
  • Diminuir o custo de aquisição de pacientes;
  • Gerar confiança e ganhar propagadores da sua marca;
  • Melhorar a experiência pós-consulta. 

Para isso, não se limite a artigos escritos, mas explore as mais variadas formas de transmitir informações, seja por vídeo, podcast, ilustrações, e outras. Vale usar a criatividade para captar a atenção e se conectar com o seu público. 

Por fim, conte com ajuda profissional para melhorar a presença on-line e alavancar o seu negócio. Fale com a nossa equipe especializada em marketing médico e saiba como podemos fazer a sua clínica se destacar na internet.


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