Como melhorar a presença on-line de sua clínica médica
abr
2021
Para qualquer empresa, independentemente do seu ramo ou porte, ter ao menos alguma presença on-line é algo mandatório nos dias atuais. Afinal, se o seu negócio não está na internet é como se ele simplesmente não existisse.
E com a concorrência cada vez mais acirrada em todos os setores do mercado, sai na frente quem compreende a importância das estratégias digitais e consegue colocá-las em prática com constância. Então, saiba como melhorar a presença on-line da sua clínica médica e ganhe destaque na internet.
Assegure que o site seja otimizado para motores de busca
Ter um site é um dos primeiros passos para trabalhar a sua presença digital, mas você deve garantir que ele seja otimizado, a fim de que seja mais facilmente encontrado pelos buscadores, como o Google. Isso faz toda a diferença para alavancar o número de visitas e, consequentemente, a captação de leads, que são potenciais pacientes.
Isso é feito basicamente por meio das técnicas de SEO para sites, que são pautadas nos mais de 200 fatores de ranqueamento do Google, sendo os principais deles:
- Ranqueamento da página/ Autoridade da página;
- Autoridade do domínio;
- Relevância dos links;
- Conteúdo original e bem-construído;
- Tamanho do conteúdo;
- Uso de palavras-chave (tanto no título quanto no conteúdo);
- Tempo de permanência na página;
- Quantidade de páginas acessadas;
- Taxa de rejeição;
- Rapidez no carregamento da página;
- Design responsivo.
Portanto, mesmo que o profissional ou a clínica médica já possua um site no ar, certifique-se de que toda a estrutura das páginas atenda o máximo desses requisitos de ranqueamento possível. Então, nesse sentido, busque aperfeiçoar o website com o tempo, para que possa melhorar cada vez mais o seu posicionamento na internet.
Tenha diversos canais de marketing digital
Existem diversas formas de fazer com que o seu nome, ou o da sua clínica, chegue até o público e alcance potenciais pacientes. Num primeiro momento, é fundamental marcar presença nas redes sociais e fazer um bom trabalho para gerar engajamento e levar cada vez mais visitantes para o seu site.
Portanto, o Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram, dentre outras redes sociais, são um excelente canal de topo de funil, uma vez que possibilita atingir um grande público, ainda que se possa optar por segmentar o seu alcance.
Um canal que costuma trazer bastante resultado em curto prazo é o e-mail marketing, que também tem a capacidade de alcançar um grande número de pessoas em cada campanha. E funciona muito bem como um meio para nutrição de leads, com a entrega de conteúdos relevantes e estratégicos em cada etapa do funil.
Outra ação que pode ser feita para gerar formas de contato com o público é investir em mídias pagas. Seja pelo Google Ads, FacebookAds, LinkedInAds, ou outros, com esse tipo de publicidade, você garante maior presença on-line e é possível fazer as suas divulgações direcionadas para o público certo.
Adote outros canais de comunicação
Além das mídias sociais, adicionar qualquer canal de comunicação que permita dialogar com os seus pacientes, seja de caráter ativo ou receptivo, e aproximar a clínica do seu público-alvo é bastante vantajoso. Esses canais podem ter uma série de funções, desde atendimento, prospecção e divulgação até para negociação e suporte.
De acordo com o relatório da Microsoft State of global customer service de 2018, os canais mais bem-aceitos pelos brasileiros são:
- Telefone e outros canais por voz – 33%;
- Chat on-line – 21%;
- E-mail – 18%;
- Autoatendimento on-line – 15%;
- Mídias sociais – 10%;
- SMS – 2%.
O importante é escolher os canais que sejam condizentes com o perfil da sua audiência aliado às suas expectativas e objetivos de comunicação.
Tenha um blog ativo e um bom marketing de conteúdo
Contar com um site que tenha uma sessão para o blog se torna mais um canal imprescindível para interagir com o seu público de modo constante. Por isso, não adianta ter um blog e postar sem frequência definida ou muito esporadicamente. Para funcionar e trazer resultados, é preciso que seja feito um bom trabalho de marketing de conteúdo e, assim, entregar exatamente o que o seu público precisa, a fim de aproximá-lo da sua clínica.
O marketing de conteúdo, principalmente aliado ao blog, pode proporcionar diversos benefícios que vão além de melhorar a presença on-line da sua clínica, dentre eles:
- Aumentar a interação com a sua marca;
- Nutrir a sua base de leads;
- Diminuir o custo de aquisição de pacientes;
- Gerar confiança e ganhar propagadores da sua marca;
- Melhorar a experiência pós-consulta.
Para isso, não se limite a artigos escritos, mas explore as mais variadas formas de transmitir informações, seja por vídeo, podcast, ilustrações, e outras. Vale usar a criatividade para captar a atenção e se conectar com o seu público.
Por fim, conte com ajuda profissional para melhorar a presença on-line e alavancar o seu negócio. Fale com a nossa equipe especializada em marketing médico e saiba como podemos fazer a sua clínica se destacar na internet.