A importância de treinar sua equipe na utilização de canais de atendimento

17
out
2022

Treinar sua equipe é essencial para converter o uso dos canais de atendimento em fidelização de clientes. A comunicação por meios como o telefone, o Whatsapp, o e-mail e as redes sociais faz toda a diferença para a satisfação do seu público.

No conteúdo de hoje vamos falar da importância de utilizar esses canais de uma forma estratégica, apresentando também dicas para preparar sua equipe. Tenha uma boa leitura!

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Qual é a importância dos canais de atendimento?

Para além das redes sociais, do site e do seu blog, os canais de atendimento oferecem um dos primeiros contatos do público com os seus serviços. A forma como os clientes são atendidos, a agilidade e a assertividade nas respostas faz toda a diferença para a sua reputação.

A qualidade do atendimento pode ser decisiva para alguém agendar uma consulta ou um retorno. Dessa maneira, a equipe deve estar preparada para fazer um bom trabalho e, mais do que isso, utilizar essas ferramentas de forma estratégica.

Uma equipe bem treinada promove:

  • vantagem competitiva;
  • redução de erros e prejuízos;
  • alinhamento com seu público alvo;
  • melhora da experiência do paciente. 

Como treinar sua equipe para o uso dos canais de atendimento?

Para que o uso dos canais de atendimento seja convertida em fidelização, é importante preparar a sua equipe em relação a alguns aspectos. Confira as dicas principais! 

Entenda o perfil dos seus pacientes

A equipe deve estar alinhada ao perfil dos pacientes para um atendimento mais assertivo. É importante identificar os canais que o seu público mais utiliza para entrar em contato — como o Whatsapp ou o Direct no Instagram — e capacitar os atendentes quanto ao funcionamento desses recursos.

Para além disso, a linguagem utilizada e o tom de voz também precisam estar alinhados ao público. Na área da saúde, é fundamental considerar o seu tipo de especialidade e o nível de vulnerabilidade dos pacientes, adotando a medida certa de acolhimento, leveza e formalidade. 

Entenda as dificuldades da sua equipe

Se o consultório está tendo problemas para converter o uso dos canais de atendimento, é importante identificar as falhas e os pontos de dificuldade. Não se trata de penalizar a equipe ou pressioná-la para melhorar, mas sim de orientá-la e ajudá-la a lidar com os desafios.

Pode ser uma boa ideia criar um padrão para os atendimentos, definindo um passo a passo que os atendentes devem seguir. Nessa situação, é importante lembrar apenas de se manter humanizado, demonstrando acolhimento e respeito pelo atendido. 

Invista em treinamentos profissionais

Para ajudar a preparar sua equipe da melhor forma, você pode contar com um treinamento profissional. Uma empresa especializada orientará quanto à conversão, acolherá os desafios dos atendentes e ajudará a utilizar os canais de atendimento de forma mais estratégica.

A equipe deve ser treinada, inclusive, para colocar em prática algumas estratégias de Marketing, como as mensagens das listas de Whatsapp e os e-mails especiais. Essas ferramentas fazem toda a diferença para a fidelização do público, devendo ser utilizadas de forma adequada.

Os canais de atendimento vão muito além de um meio de comunicação com os pacientes. Para aproveitá-los da melhor forma, é necessário que a equipe compreenda a sua importância e esteja apta a utilizá-los.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para treinar a equipe e converter os resultados dos canais de atendimento. Se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais, não deixe de entrar em contato!


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