Como usar as redes sociais para promover sua prática médica?

20
fev
2023

A área médica necessita de alguns cuidados para trabalhar o marketing nas Redes Sociais. Existem algumas regras estipuladas pelo manual de publicidade médica, que devem ser rigorosamente seguidas para evitar problemas.

Confira abaixo algumas dicas para boas práticas para médicos nas redes sociais:

Uso de redes sociais

O Conselho Federal de Medicina já desaconselhou o uso de redes sociais para médicos. Hoje, a utilização dessa ferramenta é liberada, no entanto, é proibido usar um tom sensacionalista como “o melhor”, “o único capacitado”, “resultado garantido”, nas postagens ou garantia de resultados de tratamentos.

Fotos de pacientes

É proibida a divulgação de fotos de pacientes, no estilo “antes e depois”. A regra se estende a todos os meios de divulgação, sejam impressos ou online.

Confidencialidade do paciente

É proibida a divulgação de informações ou imagens que violem a confidencialidade do cliente. Pode parecer uma regra óbvia, porém, é comum acontecer violações dessa regra com pessoas famosas, como vazamento de informações sobre o estado de saúde de atores, cantores e influenciadores digitais. 

Selfies com pacientes

As regras do Conselho Federal de Medicina limitam a divulgação de selfies com pacientes e profissionais nas redes sociais. Para não ter problemas de confidencialidade do paciente, procure sempre ter um documento assinado com a permissão de uso de imagem.

Perfil profissional e perfil pessoal

É recomendado para qualquer profissional, principalmente médicos, que separem suas redes sociais profissionais das redes sociais pessoais, tendo sempre cautela com o uso do perfil pessoal, pois ele influencia a imagem que o profissional transmite no perfil profissional.

Evite fazer diagnósticos ou indicar tratamentos nas redes. Prefira conteúdos com foco em informar e educar os pacientes e o público em geral sobre tópicos relevantes relacionados à sua área de especialização, como prevenção de doenças, cuidados com a saúde, tratamentos e terapias.

Preços e condições de pagamento

É proibida a divulgação de preços e promoções, assim como condições de pagamento, como parcelamentos ou descontos.

Opiniões e polêmicas

Outra postura aconselhável ao médico é ter cuidado com a exposição de opiniões nas redes sociais, seja em perfil pessoal ou profissional, pois elas podem interferir em sua imagem e conduta profissional. 

Vale lembrar que as redes são um espaço público e que qualquer comentário ou postagem pode ser vista por um grande número de pessoas. Por isso, é importante que os médicos sejam cuidadosos ao compartilhar opiniões nas redes sociais.

Feedbacks, comentários e reclamações

Ao se expor nas redes sociais é preciso estar aberto a críticas e reclamações que possam acontecer. Afinal, esse é um canal aberto.

Responda às críticas e reclamações sempre com cordialidade e humildade, mostrando-se aberto a melhorar e nunca estenda uma discussão. Casos delicados devem ser resolvidos em meios reservados como chat, e-mail, ligações ou pessoalmente.

Investir nas redes sociais é uma ótima opção para médicos que querem ampliar a marca de seu consultório, crescer em sua carreira e construir uma presença online. Da mesma maneira, é muito importante tomar os devidos cuidados antes de montar o seu planejamento de marketing.

Gerar tráfego para o site da instituição

As mídias sociais podem servir também como uma maneira de divulgação do conteúdo do site da instituição de saúde, direcionando mais tráfego ao portal.

Ao atualizar regularmente suas redes como Twitter, Facebook e LinkedIn, anexe às suas mensagens links que irão direcionar ao site.

Exemplos de conteúdos para redes sociais de médicos

Independentemente de qual seja a sua área de atuação, o dever de um médico é contribuir com a saúde e bem-estar da sociedade. Assim, conteúdos informativos e interessantes, que podem ajudar o paciente a ter uma vida mais saudável, podem ser publicados nas suas redes sociais. Veja algumas dicas:

  • Como conquistar o bem-estar físico, mental e psicológico;
  • Conteúdos sobre saúde e longevidade;
  • Benefícios da alimentação saudável;
  • Notícias sobre campanhas de prevenção e doenças crônicas (diabetes, hipertensão, entre outras);
  • Como prevenir doenças sazonais (dengue, zika, febre amarela) e ter mais qualidade de vida;
  • Frases de incentivo para uma vida mais saudável;
  • Mitos e verdades sobre a saúde;
  • Notícias e atualizações médicas: avanços médicos e tecnológicos, novos tratamentos e descobertas científicas.


Conclusão

É possível observar que o uso das mídias por instituições e profissionais de saúde tem dois lados, tanto o bom quanto o ruim, mas que se usadas de maneira correta, o bom prevalece e o engajamento com o público externo será cada vez maior, trazendo benefícios para o profissional e a organização.

Nos conte se sua instituição já está fazendo parte das redes sociais! Se sim, quais? Como utilizam cada uma delas? 

E se ainda não usam, esperamos que nossas dicas o ajude a saber por onde começar. Mas se precisar de ajuda para começar? A Shantal é uma agência especializada em marketing médico. Conheça nossos serviços e veja como eles podem alavancar o seu consultório ou clínica. 

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