Como usar o marketing de conteúdo para educar pacientes e médicos?
jul
2023
O Marketing de Conteúdo não é uma forma genérica de chamar a atenção de uma grande quantidade de pessoas, mas uma oportunidade de se conectar com seu público e ajudá-lo de várias formas por meio de informações úteis e valiosas.
Especialmente na área da saúde – na qual existem regulações e limites claros para o que pode ou não ser feito em termos de marketing –, aproveitar esse método é vital.
Os resultados que o marketing de conteúdo traz não são aleatórios ou inconsistentes. Pelo contrário, se executar essa estratégia da maneira correta, você poderá conseguir esses três benefícios:
1. Educação da população
A população precisa de informações de máxima qualidade no que diz respeito à saúde, no entanto, com o advento da internet, a primeira fonte de consulta dificilmente é um profissional da área.
A maioria das pessoas entra logo no Google para entender melhor sobre um problema ou tirar dúvida sobre determinado tipo de tratamento.
O problema é que ainda existe muita informação ruim e até enganosa na internet – o que precisa ser resolvido pela produção de conteúdo por profissionais habilitados.
Por meio do marketing de conteúdo, você ajuda seus possíveis pacientes a não tomar atitudes precipitadas ou perigosas antes mesmo de agendar uma consulta.
2. Conquista de novos pacientes
Como consequência de educar a população sobre os aspectos da saúde de sua especialidade, você naturalmente vai criar uma reputação positiva.
Essa reputação, por sua vez, vai levar à conquista de novos pacientes, indivíduos que estão interessados em sair das informações básicas e saber mais a fundo sobre os tratamentos ou procedimentos em questão.
Como não é permitido divulgar preços pelo seu site, uma pessoa interessada vai precisar entrar em contato com o seu consultório para buscar esse tipo de informação.
Uma busca desse tipo pode ser seguida por uma consulta prévia para discutir detalhes e, por fim, levar um novo paciente.
3. Relacionamento mais próximo com os pacientes
Quando o marketing de conteúdo é bem-feito, o relacionamento entre médico e leitor se estreita, pois o material é produzido de tal forma a parecer que foi feito sob medida para cada pessoa.
Os pacientes que chegarem até você, ou mesmo os que já estavam com você antes disso, vão sentir a diferença, pois estarão mais bem informados e preparados para seguir suas orientações, quando for necessário.
Além disso, sua linguagem ao produzir conteúdo deve ser simples, e isso tem grande efeito sobre um paciente, que não entende alguns termos médicos.
Tipos de conteúdo que vale a pena usar na sua estratégia de marketing
Existem muitas formas de fazer marketing de conteúdo, e muitos canais para executar uma estratégia desse tipo, como blogs, e-mail, redes sociais, ebooks e webinars.
Em vez de nos concentrar em um desses canais, a dica é que você use todos eles, se puder, já que todos são ótimos para engajar e converter.
O foco das dicas a seguir é no tipo de conteúdo que você deve produzir para ter sucesso na sua estratégia de marketing.
Resposta a dúvidas comuns: a maioria das buscas online começa com dúvidas comuns. Concentre-se em respondê-las da maneira mais completa possível, mas de forma simples, para que entendam bem e queiram saber mais sobre o assunto.
Esclarecimento de assuntos polêmicos: muitos temas causam divergência de opinião mesmo entre profissionais respeitados, e os pacientes ficam em dúvida de qual o melhor caminho a seguir. Aproveite a popularidade desses assuntos e esclareça algumas polêmicas, explicando por que elas existem e qual é a sua opinião profissional.
Conteúdo interativo: usar pesquisas de opinião, transmissões de vídeo ao vivo e outros tipos de conteúdo interativo é uma ótima forma de engajar seu público-alvo e educá-lo de maneira leve e divertida. Isso promove um relacionamento mais próximo com os pacientes.
Dicas práticas para o dia a dia: não importa qual seja a sua especialidade, todo profissional da saúde se preocupa em divulgar os benefícios de uma vida equilibrada.
Mostrar dicas práticas de como é possível viver bem sem radicalismos é um tipo de conteúdo que nunca deixa de ser relevante e conta pontos a favor da sua estratégia.
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