Marketing Digital: como lidar com as diversas especialidades?

03
set
2021

O Marketing Digital voltado à área médica é uma atividade de extrema necessidade e importância social. 

A divulgação via internet de serviços oferecidos por hospitais, clínicas, consultórios e afins, acaba por democratizar o acesso à saúde.

Na era atual, onde a modernidade e as tecnologias chegaram à prática médica, o marketing desse segmento precisa se adequar às muitas especialidades que surgiram.

Porque é cada vez mais crescente o número das chamadas policlínicas, por exemplo, que são estabelecimentos onde diversas especialidades médicas são ofertadas aos pacientes/clientes.

Por isso, entenda a importância e o modo de funcionamento do Marketing Digital na área da saúde, e como aplicá-lo à divulgação das diversas especialidades médicas.

A importância do Marketing Digital na área da saúde

Essa vertente do Marketing Digital é, antes de tudo, um fator de inclusão social muito importante.

Com a correta aplicação de estratégias de propaganda na internet, cria-se uma relação de ganha-ganha, pois o público-alvo consegue acesso às informações que precisa mais facilmente, enquanto o estabelecimento ou profissional que divulgou o serviço prospecta mais clientes.

O Marketing Digital em saúde tem o poder de tornar qualquer clínica, consultório ou hospital particular em referência. 

Algumas das táticas usadas para alcançar esses objetivos são as seguintes:

  • Criar um blog e alimentá-lo com conteúdo relevante;
  • Ter um site atualizado;
  • Ter perfis em todas as principais redes sociais e atualizá-los diariamente;
  • Criar canais digitais de chat em sites e apps, a fim de estar em contato direto com os clientes;
  • Fazer postagens patrocinadas em redes sociais, utilizando mecanismos como Google Ads, Facebook Ads e outros.

As estratégias de Marketing Digital adotadas devem levar em consideração fatores relevantes como localização do estabelecimento e público-alvo, para que o esforço não acabe sendo em vão.

Como proceder quando se tem diversas especialidades para divulgar

A primeira coisa a se fazer quando se fala em Marketing Digital modelado às especialidades médicas, é entender que, na maioria dos casos, as especialidades precisam de estratégias separadas por causa das suas muitas diferenças.

Outra coisa indispensável na hora de montar um plano de propaganda digital nessas condições, é ouvir os profissionais de cada área. 

Os médicos, mais do que ninguém, sabem o que dizer a respeito das suas áreas de atuação.

Pesquisas para aferir a opinião dos próprios pacientes/clientes, também devem ser consideradas. 

Essas interações demonstrarão a visão do público-alvo acerca do que preferem ver nos canais de comunicação.

Consultando profissionais e potenciais pacientes, os gestores de estabelecimentos de saúde terão um panorama completo.

Afinal, um ortopedista não atua da mesma forma que um ginecologista. 

Da mesma forma, uma mulher que deseje fazer um check-up da sua saúde íntima não está interessada, no momento, em visitar um médico especialista em ossos.

Boas práticas do Marketing Digital para múltiplas especialidades médicas

Conheça três hábitos que todas as clínicas e hospitais privados que fazem sucesso na internet adotam.

1 – Site oficial organizado, recheado de informações e que utiliza técnicas de SEO

Na internet, o site ou blog de uma empresa é o seu cartão de visitas. 

Portanto, é essencial que o endereço virtual da empresa esteja organizado e com muitas informações sobre os serviços que oferece.

Além disso, é importante frisar que a imensa maioria dos internautas, chegam aos sites e blogs através de mecanismos de busca. 

Esses mecanismos favorecem sites e blogs que usam o SEO, uma estratégia usada na redação de textos que visa um melhor posicionamento da página em instrumentos de pesquisa como o Google.

2 – Blog segmentado

Além de um site muito bem alimentado e organizado, a empresa que visa ter sucesso na internet oferecendo serviços de saúde precisa investir em um ou mais blogs que abordam algumas especialidades médicas relevantes em seus posts.

Nesses espaços, especialidades com alta demanda, como nutrição e odontologia, por exemplo, podem ganhar um maior foco. 

A frequência de postagens em blogs deve ser alta, com pelo menos 5 artigos por semana, para que o tráfego de internautas mantenha-se perene.

3 – Postagens patrocinadas

Boa parte das táticas aplicadas no Marketing Digital fazem referência ao tráfego orgânico, que nada mais é que o acesso de pessoas reais a sites e blogs.

Os anúncios patrocinados, ou Ads, são as ferramentas usadas para alavancar esses acessos. 

O que acontece é que pessoas físicas ou empresas pagam para terem anúncios publicados em redes sociais e/ou outros sites.

As redes sociais como Facebook e Instagram, oferecem mecanismos de segmentação para anúncios. 

Ou seja, há a possibilidade de determinar localidade, faixa etária, gênero e outros pontos, das pessoas que irão ver os anúncios que o estabelecimento colocar na rede social.

Conecte-se aos seus pacientes

Várias pessoas estão em casa nesse momento se perguntando onde encontrar um médico que possa fazer um diagnóstico correto de determinado sintoma e, essas mesmas pessoas estão acessando a internet.

O Marketing Digital voltado à especialidades, quando bem feito, conecta esses clientes/pacientes aos profissionais e seus estabelecimentos. Por isso a sua importância.

Aqui na Shantal nós conectamos pacientes a médicos através das estratégias corretas. Entre em contato!

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