Marketing médico: como agendar mais consultas?
set
2021
A concorrência entre estabelecimentos da área médica é uma máxima da era atual.
Com isso, clínicas, consultórios e hospitais particulares estão se vendo obrigados a diversificar suas estratégias para chegar em novos clientes, enquanto fidelizam os antigos.
De fato, são grandes diferenciais fatores como:
- organização;
- bom atendimento;
- profissionalismo na hora de fazer a consulta e/ou os procedimentos ofertados.
Entretanto, o marketing médico, sobretudo aquele praticado na internet, tornou-se um fator primordial para o sucesso de clínicas e consultórios.
A prática encontra resistência, sobretudo por parte de profissionais da área da saúde mais experientes e que iniciaram suas carreiras em uma época em que nem havia internet ainda.
Mas com a nova era da informação, praticar o marketing médico é essencial para o aumento de agendamentos em clínicas e consultórios, e quanto a isso não restam dúvidas.
Que tal falarmos um pouco mais sobre como você pode aumentar seu número de consultas?
Neste artigo, você encontrará os seguintes tópicos:
- Por que profissionais e estabelecimentos da área da saúde precisam do marketing médico?
- Anúncios virtuais;
- Produção de conteúdo para blogs e redes sociais;
- Marketing de relacionamento;
Vamos começar?
Por que profissionais e estabelecimentos da área da saúde precisam do marketing médico?
O antigo boca-a-boca evoluiu e hoje os canais de comunicação remota como aplicativos de mensagens, tornaram-se verdadeiras praças virtuais.
Por isso, quando um estabelecimento tem presença firme nas redes sociais e no mundo virtual como um todo, ele pode virar assunto nas conversas à distância.
O investimento em anúncios e na criação de conteúdo para a internet precisa ser considerado por quem almeja que a sua clínica ou consultório sejam mais procurados.
Um perfil no Instagram, por exemplo, que possua demonstrativos dos serviços ofertados e números para o contato com o estabelecimento, é um exemplo claro de estratégia vencedora.
Continue lendo e conheça algumas ações interessantes para que mais pacientes entrem em contato para agendar consultas na sua clínica.
Anúncios virtuais
Com toda certeza, anúncios tradicionais como:
- mídias outdoor;
- anúncios em rádios e
- propagandas em TVs locais;
- anúncios em jornal e outros.
Ainda são uma opção para os negócios em geral, não para a área médica.
A internet e o Marketing Médico são, portanto, uma oportunidade para o médico.
Porém, para otimizar a propaganda, alcançando as pessoas com mais facilidade, é necessário ir aonde elas estão, e atualmente as pessoas estão nas redes sociais.
Portanto, considere investir em anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram e outros.
Com a estratégia correta, indicada geralmente por especialistas na área de marketing digital, os potenciais clientes/pacientes irão receber os seus materiais via anúncio virtual, com toda certeza.
Produção de conteúdo para blogs e redes sociais
Quem nunca pesquisou no Google ou em uma rede social sobre um sintoma que estava notando, não é mesmo?
E, com toda certeza, os resultados que aparecem em pesquisas desse tipo, direcionam as pessoas para:
- notícias;
- reportagens;
- blogs;
- sites;
- e perfis de redes sociais que estão recheados de conteúdos voltados à área médica.
Por isso, considere criar perfis em redes sociais e blogs, onde artigos interessantes serão postados.
Os conteúdos precisam estar otimizados para os motores de busca, usando as chamadas técnicas de SEO e, claro, devem respeitar as normas e ética médicas, sem charlatanismos e/ou sensacionalismos.
Marketing de relacionamento
Não faz sentido empreender esforços para angariar novos clientes se a manutenção destes não for observada.
Em um marketing de relacionamento bem feito, as pessoas criam uma relação de verdadeira amizade com o médico e/ou a clínica onde se consultaram.
Táticas como criar uma ficha com dados pessoais para contatos posteriores são essenciais para manter o contato com o cliente/paciente.
Saber o dia do aniversário do indivíduo e parabenizá-lo, por exemplo, é uma clássica e eficaz medida de aproximação.
Promover comodidade, oferecer serviços remotos, fazer o acompanhamento da pessoa mesmo que à distância, também são exemplos de diferenciais.
Tudo isso aliado a um bom atendimento e a promoção de conforto do paciente, fortalecerão os vínculos entre ele e a sua clínica ou consultório.
Aqui na Shantal você fica por dentro de todas as mais variadas dicas para aumentar o agendamento de consultas na sua clínica ou consultório!
Continue navegando no nosso site e entenda o que mais temos a oferecer!