O que é Marketing Médico e quais as Principais Estratégias

Já não é novidade que o consumidor atual, devido ao avanço tecnológico, é muito mais exigente e antenado que antigamente. Isso sem falar que, hoje em dia, as pessoas também estão mais preocupadas com a saúde, de forma geral.

Com isso, o Google se tornou a primeira opção na hora de pesquisar sintomas ou procurar especialistas bem avaliados.

E isso é bastante positivo para os médicos, pois é uma ótima oportunidade para que esses profissionais consigam atrair mais pacientes e fidelizá-los através de estratégias de marketing bem pensadas.

O que é marketing médico?

O marketing médico é caracterizado por um conjunto de ações que ajudam a melhorar a percepção das pessoas sobre o seu trabalho e conquistar um maior número de pacientes.

Todas as atividades, em conjunto, podem facilitar o atingimento de metas, como dobrar a lucratividade, melhorar sua autoridade, se diferenciar dos concorrentes ou ainda combater a publicidade negativa.


Qual a importância do marketing na área da saúde?

Se antigamente o velho boca a boca parecia funcionar muito bem, hoje em dia é preciso olhar além do óbvio.

É preciso ficar claro que o objetivo do marketing médico não é apenas conseguir mais pacientes, mas sim ajudar mais pessoas, através de conteúdos relevantes.

Além disso, uma estratégia de marketing na área da saúde bem definida acaba estreitando a relação com o público alvo, gerando mais confiança no seu trabalho.

Por fim, você vai conseguir mais pacientes e se posicionará como autoridade na sua área de atuação.
É importante ressaltar que este marketing também não anula a importância de um bom atendimento presencial. Ele é um aliado para oferecer o melhor serviço possível na sua especialização, manter os seus pacientes satisfeitos e aumentar a lucratividade do consultório.

Quais as principais estratégias de marketing médico?

As estratégias de marketing médico são responsáveis por destacar os diferenciais dos profissionais de saúde, tendo um papel importante tanto na atração quanto fidelização dos pacientes.

Contudo, no primeiro momento, o grande desafio para o médico é perceber como as ferramentas do marketing podem trazer avanços significativos ao seu trabalho, com o objetivo de gerar uma imagem de confiança e aumentar a percepção sobre a prestação de um serviço de qualidade.

Conheça abaixo algumas das principais estratégias de marketing médico que podem ser exploradas por seu consultório ou clínica.

A Shantal é uma agência digital full service especialista em marketing médico. Consulte os nossos planos e conquiste mais pacientes!

FALE COM A NOSSA EQUIPE

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta capaz de realizar a otimização do seu site ou blog para que a sua clínica apareça nas primeiras posições dos buscadores, como o Google.

Através dessa ferramenta é possível ser visto e isso é muito importante em um mercado tão competitivo.

Estar nas primeiras páginas do Google passa confiança e segurança para os pacientes. A credibilidade é essencial para que o clique final aconteça e você atraia novas pessoas para a sua clínica.

Também é válido dizer que é totalmente legal utilizar o SEO para melhorar o posicionamento da sua clínica no Google, porém essa prática precisa estar dentro das normas do Conselho Federal de Medicina, conforme a resolução nº 2.126/2015 para a publicidade médica.

Site para conversão

O site de um médico é como se fosse a casa da sua empresa na internet. É lá que os pacientes irão encontrar dados sobre localização, serviços oferecidos, currículo, contatos, entre outros.

É fundamental ter um site responsivo, com boas práticas de programação, design e conteúdo. Assim, quando postar algo nas redes sociais, poderá levar o público até o site e oferecer algo mais aprofundado.

Google Ads

Além do conteúdo orgânico, tanto o Google quanto as redes sociais permitem a veiculação de anúncios ou posts patrocinados.
Com um investimento relativamente baixo no Google Adwords, Facebook Ads e outras ferramentas, é possível atingir e também interagir com milhares de pessoas.

Redes sociais

Hoje em dia, ter presença nas redes sociais é quase uma regra. Isso porque, assim como a maioria da população mundial, seus pacientes também acessam as redes sociais todos os dias.
Se o seu objetivo é fidelizá-los e fazer com que não se esqueçam do seu serviço, você precisa ter uma presença online, seja no Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, entre outros.

E-mail marketing

Essa forma de comunicação serve para manter contato com os pacientes e informar sobre novos produtos ou serviços.
Também é útil na captação de leads – possíveis clientes, que mostraram interesse no seu serviço.

Um exemplo é o envio de newsletter (uma coletânea de informações e notícias sobre determinado setor) para pessoas que deixem seus dados cadastrais.

Com essas informações, sua empresa permanece em contato com o consumidor e, quando ele precisar de uma consulta, exame ou tratamento, é provável que se lembre da sua marca.

Marketing offline

Apesar de a maioria das pessoas passarem grande parte do dia conectada, algumas não conseguem ou não têm esse acesso. Isso exige uma estratégia mais abrangente para que elas também conheçam a sua marca.

Para isso, anúncios televisivos, em jornais, revistas, outdoors e panfletos podem te ajudar a montar um planejamento completo de marketing médico. Tudo vai depender do estudo que fizer sobre as particularidades do seus público alvo, definindo onde eles estão e por quais canais podem ser acessados.

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento, também conhecido como Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, tem como principal função otimizar processos de fidelização de clientes. Ele é fundamental para tornar a jornada do paciente mais agradável possível.


Diferente do que muitos pensam, a experiência do paciente com seu serviço médico não se inicia na consulta, mas sim, desde o momento da busca por um profissional.

Ou seja, primeiro você precisa atrair seu cliente para depois poder atendê-lo como paciente e, no final, fidelizá-lo.

Qual a importância de conhecer o público alvo?

O público alvo é um dos pontos cruciais do marketing médico, pois sem saber exatamente quem você deseja alcançar e quais são os seus hábitos e comportamentos, não há estratégia que vá para a frente.

Ao conhecer as necessidades e o perfil dos seus pacientes, você tem mais chance de se projetar como um profissional capaz de resolver os seus problemas.

A melhor maneira de trabalhar com um marketing médico eficiente é identificando as demandas dos possíveis pacientes na região em que você atua para elaborar uma campanha que de fato converse com seus interesses.

Como definir a persona?

Para definir a persona, ou seja, definir o perfil de pessoas que você quer atender no consultório, é fundamental conhecer quem é o público alvo para desenvolver estratégias que antecipem suas necessidades e surpreenda-o ao satisfazê-lo sem que uma palavra tenha sido mencionada a respeito.
As chances da relação de troca se estabelecer e ser permanente são maiores quando o perfil de público e o que ele efetivamente deseja e necessita está bem conectado.

Uma dica para identificar quem é a pessoa que você quer ou espera que vá até o seu consultório é:

Levantar hipóteses, pensando qual o tipo de paciente você ficaria feliz em atender.

Conversar com os pacientes atuais e que tenham o perfil adequado para descobrir idade, situação econômica, profissão, estado civil e outras informações que possam interessar para construir o ‘paciente ideal’.
Analisar fontes secundárias, procurando saber como os pacientes com o perfil esperado estão interagindo nas redes sociais, por exemplo.

Como é a jornada do cliente?

Como falamos no início, o comportamento do paciente mudou e nadar contra a corrente não é uma boa alternativa. O mesmo percorre uma série de etapas até chegar a um consultório, o que chamamos de jornada do paciente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 99% dos entrevistados disseram que recorrem à internet para pesquisa de questões médicas e relacionadas à saúde.

Nos dias atuais, é na ferramenta que as pessoas normalmente vão procurar dados sobre seus sintomas e pesquisar especialistas com boas avaliações.

A Shantal é uma agência digital full service especialista em marketing médico. Consulte os nossos planos e conquiste mais pacientes!

FALE COM A NOSSA EQUIPE

O que evitar na sua estratégia de marketing médico

Já falamos que investir em uma boa estratégia de marketing médico é fundamental para que os profissionais de saúde possam ganhar credibilidade e atrair mais pacientes.

Contudo, existem algumas restrições importantes relacionadas no Manual de publicidade médica RESOLUÇÃO CFM Nº 1.974/2011, que diz respeito a situações que você precisa evitar para não prejudicar a sua imagem e a reputação da sua clínica ou consultório.

Anunciar uma especialidade que não possui

O CFM não permite que o médico anuncie uma especialidade que não possui para atrair pacientes. Isso pode ser considerado uma infração ética.

Divulgar equipamentos como diferencial

Não é permitido divulgar, como diferencial, o uso de equipamentos ou aparelhos para seu serviço. Entretanto, você pode usar o marketing de conteúdo para orientar seu paciente sobre os tipos de equipamentos necessários para realizar um determinado tratamento ou diagnóstico.

Exibir fotos de pacientes

Publicar fotos de pacientes, no formato de comparativos do tipo “antes e depois” é uma prática que vai de encontro ao regulamento de publicidade médica. Porém, mesmo com a permissão dos pacientes, o CFM proíbe esse tipo de divulgação, bem como as “selfies” durante o ato médico.

Estar envolvido em propaganda enganosa

Como ocorre em qualquer segmento, envolver-se em propaganda enganosa pode significar prejuízo à sua imagem. Por isso, cuidado ao se associar o seu nome ou da clínica com marcas de produtos e outras empresas.

O marketing médico é realmente efetivo?

Agora que você já leu praticamente todo o texto, deve estar se perguntando: mas será que o marketing médico realmente funciona?

A resposta é sim, o marketing voltado para a área da saúde funciona. E mais, quando bem feito, é capaz de alavancar o seu consultório ou clínica.
Para mensurar o retorno dessas ações é bem simples.Basta utilizar alguns indicadores importantes, como: Custo de Aquisição do Cliente (CAC); Retorno sobre o Investimento (ROI, sigla em inglês); e Índice de satisfação, através da Pesquisa de Satisfação do Paciente.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O custo de aquisição do cliente (CAC) é uma das métricas mais importantes do marketing e está diretamente relacionado aos objetivos traçados.
De maneira geral podemos dizer que é a soma de todo o investimento realizado para aumentar o número de atendimentos. O que inclui:
Os gastos com marketing (seja o salário do colaborador contratado ou o investimento feito na contratação de uma agência de marketing);
O valor da produção de conteúdo (para blogs, sites e redes sociais);
O investimento em mídias pagas.

O cálculo é realizado da seguinte forma: digamos que o valor mensalmente usado em todos esses recursos seja de R$ 2.000,00 e você conseguiu, com isso,10 novos atendimentos. Para calcular o Custo de Aquisição do Cliente basta dividir o valor em R$ pelo número de atendimentos novos: 2.000/10 = 200.

Para saber se esse é um bom resultado, é preciso analisar o retorno que esse atendimento vai lhe dar no período de acompanhamento ou enquanto a pessoa se considerar sua paciente. O objetivo é que o valor do CAC seja menor do que esse retorno.


Retorno sobre o Investimento (ROI)

O ROI (sigla em inglês para Return On Investiment) é uma métrica que permite avaliar se o investimento realizado está gerando resultado.

A fórmula de cálculo é simples:
Retorno do Investimento – Custo do Investimento / Custo do Investimento

Por exemplo, vamos supor que você investiu R$ 2.000,00 para anunciar no Google e teve um retorno de R$ 10.000,00 em procedimentos realizados. Isso significa que o ROI é de 400% ((10.000-2.000)/2.000=2) e que para cada R$ 1 que você investe nessa mídia, recebe R$ 4 de retorno.
Índice de satisfação, através da Pesquisa de Satisfação do Paciente
Um outro recurso utilizado para mensurar o resultado do marketing médico é a pesquisa de satisfação do paciente. Uma metodologia simples e eficaz para efetuar a pesquisa é a Net Promoter Score® ou NPS®.

Basicamente, a pesquisa consiste em duas perguntas bem simples:

“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você ficou satisfeito com o atendimento, sendo 0 nada satisfeito e 10 extremamente satisfeito?”
“Conte-nos o que motivou esta pontuação?”

É através dessa nota que é possível determinar o nível de satisfação das pessoas com os seus serviços de saúde. A pontuação de:
0 a 6 significa que elas estão insatisfeitas, e que provavelmente se tornarão detratoras da sua marca;
7 e 8, que estão satisfeitas e podem ser classificadas como pacientes neutros, ou seja, nem promovem nem detratam sua marca;
9 e 10, que estão extremamente satisfeitas e se tornarão promotoras da sua marca.

A partir da nota de cada pessoa é feita a média final, que serve de base para elaborar ou reestruturar as ações de marketing médico.

Conclusão

Neste texto falamos sobre as principais estratégias para um marketing médico eficiente, bem como alertamos sobre as restrições relacionadas à divulgação de conteúdo.

Após tantas informações, esperamos que eu tenha tirado suas dúvidas sobre marketing médico, seus benefícios e inúmeras possibilidades.

Se quiser saber mais sobre algum tópico que não apareceu neste artigo ou fazer um orçamento, entre em contato conosco.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.