O papel do SEO no marketing médico da área da saúde

19
jun
2023

Para se adequar às transformações da era da internet e ser capaz de atrair novos pacientes para o seu consultório, é fundamental construir uma forte presença digital. Para isso, é preciso entender e aplicar as técnicas de SEO médico no seu site e blog.

Assim, quando alguém pesquisar por temas relacionados à sua área de atuação, suas páginas serão apresentadas nos primeiros resultados do Google. Quer saber como fazer isso? Continue a leitura.

marketing médico

O que é SEO médico?

A sigla SEO vem do termo Search Engine Optimization, em tradução para o português como “otimização para ferramentas de busca”. Trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o ranqueamento de uma página nos mecanismos de busca, como o Google.

O SEO é aplicado tanto na construção de sites e blogs, por meio de códigos, quanto no conteúdo oferecido nestes canais. O objetivo deste recurso é influenciar positivamente os algoritmos dos buscadores.

Para que o Google e outros mecanismos de busca façam o ranqueamento de milhares de páginas, eles possuem algoritmos que fazem a leitura de todos esses endereços eletrônicos. Esse sistema classifica as páginas de acordo com critérios preestabelecidos.

Assim, o SEO tem como proposta facilitar a compreensão do seu site/blog pelos algoritmos, tornando a leitura mais rápida e eficaz. 

Por que preciso aparecer nos primeiros resultados da busca?

Cada nova página publicada na internet é indexada no acervo dos mecanismos de busca, a fim de exibi-la sempre que uma pesquisa corresponder ao seu conteúdo. Entretanto, uma grande quantidade de novos sites é publicada diariamente.

Por isso, quando você faz uma pesquisa no Google, ele divide os resultados em várias páginas. Para ranquear cada site, o buscador elabora critérios que precisam ser preenchidos para que atinjam a relevância necessária.

Quanto mais requisitos uma página cumpre, melhor será o seu posicionamento. Os sites que são exibidos na primeira página tendem a ser mais completos, oferecendo a resposta e a experiência de usuário mais adequada para o termo pesquisado.

Como o SEO médico pode alavancar os resultados do consultório?

Com um acesso cada vez mais fácil à internet, as pessoas mudaram o seu comportamento de consumo. Agora, a maioria das decisões de compra são tomadas a partir de uma pesquisa nas ferramentas de busca.

O mesmo acontece com a procura por serviços médicos. Antes de decidir por um profissional, o indivíduo busca conhecer mais sobre a opinião de outros pacientes a respeito dele, a forma como se apresenta nas redes sociais e no site.

Desse modo, ao implementar as técnicas de SEO médico nas suas páginas, você se permite ser encontrado pelas pessoas e, com isso, alavancar os resultados das suas estratégias de marketing médico.

A importância do SEO médico no seu conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo é uma das mais eficazes para os profissionais de saúde e consiste na entrega gratuita de valor ao seu público. Ao pesquisarem por temas da sua área, os usuários online podem encontrar artigos elaborados por você.

Para isso, é preciso inserir as técnicas de SEO médico no seu conteúdo, principalmente as palavras-chave. Utilize-as nos títulos, ao longo do artigo, nos intertítulos e na descrição de imagens. No entanto, esses termos precisam ser inseridos de forma natural.

Ao escrever, lembre-se que o seu texto será lido por pessoas e não pelo Google. Caso contrário, os leitores tendem a não gostar do seu conteúdo. Além disso, dedique-se a criar artigos e postagens com informações relevantes sobre sua área, tratamentos e inovações.

Agora você conheceu um pouco mais sobre a importância do SEO médico para suas estratégias de marketing e, principalmente, para colocar o seu site médico no topo dos resultados do Google e de outros mecanismos de busca.

Potencialize sua presença online na área da saúde com a ajuda da Shantal Marketing Médico. Entre em contato com nossa equipe e saiba como levar sua clínica ou hospital para o próximo nível.

Leia também:

Marketing médico: como lidar com comentários negativos nas redes sociais e outras plataformas online?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.