O que é marketing médico para laboratórios e por que é importante?

13
mar
2023

O Marketing Médico para Laboratórios reúne um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo divulgar serviços e produtos de laboratórios, além de informações de saúde relacionadas a essas empresas. Essas estratégias visam criar uma imagem positiva da empresa, aumentar sua visibilidade, melhorar a relação com médicos e outros profissionais de saúde, além de aumentar a fidelização e a demanda pelos seus serviços.

Outro ponto relevante nesse investimento é a acirrada concorrência entre os laboratórios clínicos, o que implica em manter uma excelência em atendimento com tecnologias de ponta, softwares específicos e divulgação ampla desses serviços.

Trata-se de uma estratégia importante para os laboratórios que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. No entanto, é fundamental que as empresas atuem com responsabilidade e ética, respeitando as normas regulatórias do setor e priorizando a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes e aos profissionais de saúde.

Quer saber como programar estratégias de marketing para laboratórios? Então, não perca as dicas que daremos a seguir!

Como fazer marketing laboratorial?

Conheça o público-alvo

O marketing laboratorial deve começar analisando o público-alvo em potencial, que podem ser os pacientes, profissionais clínicos ou grandes empresas. Para as pessoas que buscam serviços laboratoriais, as mensagens devem ser divulgadas no meio digital, rádio e televisão para alcançar um número maior de novos clientes.

Para despertar a atenção aos profissionais de saúde, é preciso trabalhar com uma linguagem mais apurada, utilizando termos científicos, destacando os equipamentos existentes e as propostas rápidas para emissão de resultados. Nesse caso, além de folders informativos, é interessante a visita dos representantes do laboratório aos consultórios médicos para explicar a proposta.

As grandes empresas são potenciais clientes por formalizarem para seus funcionários convênios coletivos, direcionados à realização de exames admissionais, demissionais e periódicos. Constituem também uma porta de entrada para indicação desses serviços laboratoriais aos seus familiares e amigos.

Estabeleça mensagens objetivas

Após avaliar as características do público-alvo, é preciso elaborar materiais informativos e úteis para essas personas. Em alguns casos, pode ser interessante criar modelos diferenciados para cada um, a fim de direcionar a forma de conquistar o cliente.

Nesse conteúdo, devem ser abordados itens como os diferenciais da empresa, certificações já alcançadas, serviços contemplados, equipamentos de última geração, modalidades de emissão dos resultados de exames, informações úteis sobre saúde e notícias sobre o setor laboratorial.

É importante produzir conteúdo relevante e de qualidade também para seu site, blog ou redes sociais. 

Capacite seus colaboradores

O processo de capacitação dos colaboradores deve envolver, primeiramente, a liderança do gestor para abordar sobre o conhecimento do fluxo de atendimento, avaliação da viabilidade da amostra, processamento do exame e emissão do resultado.

É fundamental que os funcionários entendam os processos cruciais da rotina, para enfatizar essas informações aos clientes com conhecimento de causa, pois a insegurança deles pode gerar dúvidas no público. 

Além disso, os colaboradores podem esclarecer algumas rotinas para os pacientes, enfatizando os diferenciais da empresa, de forma que eles se sintam satisfeitos por ter escolhido esse laboratório.

Devem tratá-los sempre com educação, cortesia e proatividade, principalmente na resolução de problemas de documentação, autorização de convênios ou viabilidade da amostra biológica enviada para que o paciente observe o esforço e dedicação nessas atividades.

Distribua brindes úteis

A distribuição de brindes ainda é uma ferramenta efetiva nos dias de hoje, porém, deve ser avaliada cuidadosamente para evitar desinteresse e desperdício de recursos financeiros. 

Sendo assim, é aconselhável investir em brindes úteis para o dia a dia como canetas, marcador de texto de papel, garrafinhas de água e outros conforme a necessidade do paciente e os recursos financeiros disponíveis.

Uma estratégia interessante é a participação da empresa em eventos de saúde organizados por universidades ou pela prefeitura das cidades. Com a instalação de um estande, é possível fazer aferições da pressão arterial, orientar sobre o jejum para realização dos exames laboratoriais e distribuir os brindes.

Divulgue em redes sociais

Em tempos de redes sociais, é fundamental a inclusão da empresa nesse nicho em constante crescimento, com o objetivo de aumentar o número de seguidores e de potenciais clientes, bem como avaliar o serviço prestado.

Para tanto, é imprescindível que um especialista faça a administração das contas nas redes sociais, avalie quais postagens são mais relevantes e ranqueadas nesse meio, assim como analisar a aceitação dos pacientes com os conteúdos inseridos.

É preciso considerar os preceitos éticos da profissão médica sobre a proibição da disseminação de valores dos procedimentos, postagens que fazem exposição dos dados dos clientes, entre outras questões.

Uma boa estratégia de marketing digital é capaz de trazer resultados cada vez mais positivos e recompensadores para os seus objetivos.

Realize um atendimento personalizado e humanizado

O marketing laboratorial deve refletir as principais atividades da empresa, bem como disseminar a missão e os valores incorporados pelos funcionários e demonstrar um bom clima organizacional.

Dentro desses preceitos se enquadra a assistência humanizada ao paciente, considerando o acolhimento do indivíduo, desde o momento da coleta das amostras biológicas, e o esclarecimento de dúvidas para melhorar o relacionamento com o cliente.

Um outro fator que vale a pena ser mencionado, é a coleta em domicílio. Esse fator foi um enorme diferencial durante a pandemia e segue sendo relevante na hora da decisão.

A Shantal é uma agência especializada em marketing médico laboratorial. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços e estratégias de marketing médico para aumentar os pacientes de seu laboratório!  

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