O uso de SEO para melhorar a visibilidade online de sua prática médica

20
mar
2023

As estratégias de SEO para clínicas e consultórios médicos são fundamentais para a conquista de autoridade digital. Isto é, para ter uma boa visibilidade online e melhorar a reputação da sua marca, sua instituição precisa conhecer e saber como aplicar esses conceitos.

Neste artigo listamos tudo o que você precisa saber para conquistar a tão sonhada primeira página do Google. Continue lendo e fique por dentro!

O que é SEO?  

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa otimização para mecanismos de busca. A prática consiste em um conjunto de técnicas que são aplicadas com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site/blog em páginas de pesquisas, como o Google e Bing, por exemplo. 

Para que isso seja possível, tanto a parte técnica do site quanto o conteúdo precisam seguir algumas boas práticas que o tornam mais qualificado para alcançar as primeiras posições. 

Em outras palavras, sites como o Google vão privilegiar sites que são mais qualificados e, para isso, ele elenca alguns requisitos, tais como:  

  • Site responsivo (aqueles que se adaptam para diferentes formatos e dispositivos);
  • Velocidade de carregamento das páginas; 
  • Uso estratégico de palavras-chave; 
  • Produção de conteúdo de qualidade. 

Ao seguir essas regras, seu site médico possui mais chances de alcançar as primeiras posições do Google. Dessa forma, quando seu público-alvo pesquisar assuntos relacionados ao seu negócio, ele pode encontrar o seu site entre os primeiros resultados. O portal aumenta sua visibilidade e atrai mais tráfego qualificado, ou seja, visitantes que estão procurando informações relevantes para suas necessidades e interesses. 

Como utilizar estratégias de SEO para clínicas e consultórios médicos

Utilize palavras-chave estratégicas 

Palavras-chave nada mais são do que termos relacionados ao seu negócio. Essas palavras são usadas pelos pacientes nos mecanismos de pesquisa e é através delas que eles serão direcionados ao seu site médico. 

Uma das tarefas mais importantes nas estratégias de marketing digital é a escolha das palavras-chave. Na hora de definir esses termos é importante pensar no modo como seus pacientes podem chegar até o seu site. Quais são as suas dúvidas mais comuns? Como sua empresa pode solucionar seus problemas? 

Você pode contar com o suporte de algumas ferramentas para definição das palavras-chave do seu negócio. Estes sites irão elencar os termos relacionados ao seu negócio que possuem maior volume de pesquisas em sites como o Google. É o caso, por exemplo, do Google Trends.

Produza conteúdo de qualidade

A base de toda estratégia de SEO deve ser a produção de conteúdo de qualidade. Conteúdos que vão de fato solucionar as dúvidas e atender às necessidades do seu público-alvo. 

Apenas com bons conteúdos seu site criará autoridade em sua especialidade. Isso inclui a criação de blogs, artigos e outros tipos de conteúdo que forneçam informações úteis aos pacientes. É fundamental produzir também textos originais com uma linguagem simples e objetiva, seguindo os mesmos princípios do atendimento humanizado.

Comentários e avaliações positivas

Hoje em dia, os comentários e avaliações positivas de pacientes podem ajudar muito a estabelecer a autoridade digital de um médico ou clínica. As avaliações podem ser exibidas em sites como o Google Meu Negócio e podem ser usadas para convencer novos pacientes a escolherem sua clínica, pois fornecem evidências sociais da qualidade do serviço e atendimento oferecidos.

Estimular as opiniões dos pacientes pode ajudar a aumentar as conversões, ou seja, o número de pessoas que entram em contato ou agendam consultas com o médico ou clínica. Isso porque os pacientes em potencial são mais propensos a confiar em profissionais ou serviços que tenham recebido avaliações e comentários positivos na internet.

Acompanhe as principais métricas do site

As métricas são medidas utilizadas para analisar o resultado de uma estratégia ou ação. Elas também são conhecidas como medidas de desempenho. 

Existem diversas métricas que você pode acompanhar para entender os resultados do seu site médico. O Google Analytics possui estas como principais:

  • Sessões: uma sessão é o período em que um usuário fica ativamente engajado com seu site. Todos os dados de uso (exibições de tela, eventos) são associados a uma sessão;
  • Usuários: visitantes que iniciaram pelo menos uma sessão durante o período que está sendo analisado;
  • Visualizações de página: número total de páginas visualizadas. É comum que esse número seja maior que o de usuários, porque um único usuário pode olhar diversas páginas do site;
  • Taxa de rejeição: porcentagem de sessões de uma única página nas quais não foram registradas interações com ela. 
  • Taxa de saída: porcentagem de saídas do site que ocorreram a partir de uma determinada página ou de um grupo de páginas;
  • Origem do tráfego: mostra por quais canais os usuários estão chegando ao site, como Google, anúncios pagos, e-mail, redes sociais, entre outros.

São muitos nomes técnicos, não é? Mas se precisar de ajuda para implantar as estratégias de SEO em seu site médico para se tornar uma autoridade digital, entre em contato conosco!


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