Quanto custa o marketing médico?

14
nov
2024

É de conhecimento geral, inclusive dos médicos, que qualquer negócio que pretenda dar certo hoje em dia, precisa de um investimento em marketing.

Porém, muitos profissionais da medicina, sobretudo os mais experientes e com reputação consolidada, ignoram o marketing, tendo-o como um gasto a mais.

Esse comportamento se dá, entre outras coisas, pelos custos de se fazer um marketing bem feito.

Mas afinal, quanto custa o marketing médico?

Nesse artigo nós apresentamos serviços, profissionais envolvidos e valores aproximados na prática do marketing para médicos, confira!

Principais estratégias usadas no marketing para médicos e valores de investimento

Para entender os valores aproximados para se executar as ações de marketing, é necessário conhecer os seus tipos.

Cada estratégia visa um público e possui uma finalidade em específico.

Além disso, as diferentes especialidades médicas possuem “afinidade” com algumas estratégias.

Abaixo você confere as principais estratégias de marketing médico usadas hoje em dia e os valores estimados para aplicá-las.

Quanto custa o marketing médico?

Anúncios virtuais pagos

Os chamados “anúncios pagos” são, basicamente, panfletos virtuais que estão estampados em sites, blogs e redes sociais.

As plataformas mais conhecidas para se aplicar essa estratégia são o Facebook Ads e o Google Ads.

Nessa modalidade, o cliente escolhe o conteúdo da publicidade, o raio de alcance do material, o público alvo e também a quantidade de tempo que a propaganda permanecerá ativa.

O valor então é repassado à plataforma que dispara o conteúdo às pessoas.

Esse tipo de publicidade é ideal para públicos de faixas etárias que estejam mais presentes na internet.

Geralmente, pode ser necessária a contratação de um profissional para montar uma campanha de anúncios pagos.

Esse fator é basicamente o que vai determinar o valor da estratégia.

Estima-se que os custos para esse tipo de serviço girem em torno de R$ 500,00 e R$ 2.000,00 por mês atualmente.

Anúncios físicos (rádio, jornal, outdoor e outros)

Apesar de cada vez mais obsoletos, os anúncios físicos ainda fazem parte da lista de opções para o marketing médico.

Não é uma praxe, porém, geralmente o público alvo desse tipo de publicidade possui uma faixa etária mais avançada.

A especialidade do profissional médico, bem como fatores como localização e recursos disponíveis, determinarão o uso ou não dessa estratégia.

Quanto aos valores para implementação dessa modalidade temos a maior diversidade da lista.

Anúncios físicos são calculados de formas diferentes nas diversas regiões do Brasil.

Como exemplo, uma chamada de rádio pode custar entre R$ 15,00 e R$ 300,00, a depender da quantidade de vezes que for repetida e o horário de sua reprodução na programação.

Já um “lugarzinho” em uma folha de jornal pode custar de R$ 5,00 a mais de R$ 1.000,00, dependendo do jornal contratado.

Redes sociais

Ter perfis nas principais redes sociais é obrigatório.

Através deles, o profissional médico se aprofunda em um relacionamento mais pessoal com os clientes/pacientes.

Para o sucesso nas redes, é necessário organizar um cronograma de postagens interessantes.

Bem como, é necessário manter pessoas de prontidão para responder perguntas, mensagens diretas e comentários, por exemplo.

Se o profissional médico fizer o gerenciamento de seus perfis por conta própria, o serviço custará apenas tempo.

Porém, se o médico contratar um Social Media ou uma agência especializada, os custos podem ir de R$ 800,00 a R$ 2.500,00 mensais, a depender dos pacotes de serviço escolhidos.

Sites e blogs médicos

Um site bem estruturado é o cartão de visitas do médico na internet.

Através desse endereço eletrônico, o profissional se apresentará vários recursos, como:

  • Habilidades profissionais e serviços ofertados;
  • Estrutura do local de atendimento;
  • Números de contato para agendamento de consultas;
  • Links para as redes sociais e o blog do médico;
  • Dentre outras informações importantes.

O blog do médico, por sua vez, é o principal motor de impulsionamento para a criação de uma imagem de autoridade na internet.

Nele, o profissional deverá postar conteúdos relevantes relacionados à sua especialidade, sempre utilizando as chamadas técnicas de SEO, para um melhor posicionamento nos motores de busca.

Para precificar o valor dessa estratégia, temos que dividi-la, pois sites custam mais caro que blogs.

Um endereço eletrônico custa entre R$ 1.500,00 e R$ 5.000,00 para ser posto em pleno funcionamento por um Web Designer.

Já o blog é mais simples de ser estruturado, porém funciona mais ou menos como as redes sociais, precisando ser alimentado por posts frequentemente.

Para a criação de post blogs e a sua postagem na página, o profissional deverá contratar agências ou profissionais da área, como Redatores e Criadores de Conteúdo.

Estima-se que, em média, um post blog esteja custando por volta de R$ 50,00 hoje em dia.

O valor de custos final levará em conta a quantidade de material postado durante o mês.

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