Regras de publicidade para a área médica
30
nov
2022
nov
2022
Confira 14 tópicos com indicações do que pode e do que não pode ser feito na publicidade médica, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM).
✅ É PERMITIDO:
- Divulgar o número de seu registro do CRM/UF e especialidade (se registrada) não só pode como deve ser feito;
- Divulgar participação em eventos acadêmicos e científicos da área;
- Divulgar novos tratamentos e aparelhos disponíveis no mercado;
- Publicar fotos com sua equipe de trabalho. Em hipótese alguma pode haver paciente identificado nesta imagem;
- Publicar fotos com seus professores/preceptores;
- Divulgar conteúdos informativos, que objetivam a promoção da saúde e a prevenção de doenças;
- Incentivar bons hábitos de vida e rotina cotidiana;
❌ Com relação às PROIBIÇÕES:
- Imagens de antes e depois de pacientes;
- Fotos em salas cirúrgicas; o CFM entende que pode haver quebra de confiança e sigilo médico-paciente;
- Selfies em local de trabalho ou em atendimento médico;
- Consultas por chat ou comentário;
- Promoção dos equipamentos, no intuito de se autopromover;
- Divulgação de preço ou desconto;
- Elogios e agradecimentos reiterados de terceiros, limitando casos como “o melhor da área”, “o único que faz o procedimento x”, por exemplo.
O descumprimento às regras de publicidade médica pode levar o profissional a responder um Processo Ético Profissional. Faça sua comunicação com a Shantal Marketing Médico!