Saiba como fazer o controle financeiro da sua clínica

07
jan
2022

Sabemos que, quando lidamos com a área da saúde, no tocante à clínicas, consultórios e hospitais em geral, estamos tratando com pacientes e não com clientes. 

É de suma importância que essa definição jamais seja esquecida, pois reforça ainda mais a importância do cuidado humano. 

Contudo, assim como toda empresa, uma clínica ou consultório também precisa fazer uma gestão adequada de recursos financeiros. É preciso se preocupar com entradas e saídas, todo fluxo de caixa e despesas mensais.

Afinal, como está o controle financeiro da sua clínica? Fique com a gente e aprenda como fazer este controle de forma eficiente, para não gastar recursos de forma indevida e sempre manter seu saldo positivo.

Por que a gestão financeira para sua clínica é importante?

O controle financeiro é fundamental para manutenção de qualquer negócio, não importa de que vertente ele seja. O ramo da saúde é ainda mais complexo, pelo fato de conter algumas particularidades e desafios que não são vistos em outras áreas.

Alguns dos principais pontos neste sentido são:

  • Alta necessidade de especialização, que geram custos recorrentes;
  • Demanda imprevisível, pois podem surgir emergências a qualquer momento, dificultando a capacidade de previsão dos gestores;
  • Altos custos com equipamentos, infraestrutura, utensílios médicos e outros itens, que geralmente, ainda possuem alta demanda de manutenção.

Dessa forma, é fundamental que você adote medidas e melhores práticas para atuar na manutenção destas questões, de forma equilibrada, com planejamento e controle de custos. 

Inclusive, é a partir deste cuidado que você conseguirá garantir operações sustentáveis no seu negócio, além de mitigar possíveis riscos e aproveitar oportunidades.

Dicas para  controle financeiro da sua clínica

Um bom controle financeiro de sua clínica garante a antecipação das decisões, quanto a falta e sobra de capital. Também é possível fazer novos investimentos, ajustar os preços dos seus serviços e criar, por exemplo, programas de fidelidade para seus pacientes.

Para você entender melhor como funciona todo este processo, separamos algumas dicas que vão te ajudar:

1- Registre todas as operações financeiras

Quando você registra todas as suas operações financeiras, você consegue identificar com mais clareza os gastos e lucros do seu negócio. Dessa forma, há um maior controle no fluxo de caixa. Recomenda-se que este registro seja diário.

2- Controle as entradas e saídas

Para viabilizar a saúde do seu negócio, é preciso que você controle as entradas e saídas do seu fluxo de caixa. 

Apenas dessa forma você garantirá a qualidade no seu atendimento e não compromete o capital de giro de desempenho financeiro de uma forma geral. 

Além disso, isto permite planejar futuros investimentos, como aumento do seu espaço ou oferecer um novo serviço, por exemplo.

3- Escolha bem os seus fornecedores

Uma boa relação com seus fornecedores é fundamental. Quando isso acontece, seus pedidos ocorrem nas datas previstas e sem atrasos, o que não atrapalha seu fluxo de caixa e ainda garante a eficiência dos seus serviços prestados. 

Procure escolher fornecedores de boa reputação e parceiros, que tenham qualidade nos materiais e equipamentos, além de equilíbrio na cotação de preços. 

4- Use a tecnologia a seu favor

Sim! A tecnologia é um fator essencial. Ela precisa estar presente nos processos de sua clínica. Além de otimizar todos os seus processos internos, ela permite uma maior agilidade em seus atendimentos. 

Um grande exemplo disso é um software de gestão para clínicas e consultórios.  Ele agiliza seu agendamento de consultas, faz seu controle financeiro, gera relatórios e permite que você altere tudo por acesso remoto. 

5- Separe as contas pessoais das contas da clínica

Temos aqui um fator fundamental, negligenciado por muitos médicos. Cuidado para não confundir e misturar suas contas com as contas da sua clínica. 

Uma dica para isto é separar suas remunerações, os pagamentos das despesas fixas e o lucro bruto. Com isto bem organizado, você evita que seu empreendimento passe por problemas financeiros.

6- Tenha um fundo de reserva

Qualquer educador financeiro sempre comenta sobre a importância de um fundo de reserva. 

Vivemos um momento de muita insegurança no país e no mundo. Dessa forma, é ideal que seu consultório tenha uma quantia reservada para cobrir possíveis gastos diante de uma crise.

7- Planeje sempre

Sempre escutamos sobre a importância de um bom planejamento. E não é por menos: é com ele que você mantém a visão sobre futuros gastos e recebimentos no geral. 

Além de controle financeiro, você conseguirá prever a receita da sua clínica, enxergar oportunidade de lucro e programar possíveis novos investimentos!

Qual a importância de reservar uma verba de marketing?

Antes de qualquer coisa, você precisa ter em mente: a verba de marketing, na verdade, é um investimento fundamental. Todas as ações de marketing visam um retorno e são imprescindíveis para reconhecimento da sua clínica, valorização do seu negócio, além da atração e fidelização de pacientes.

Por que contratar uma agência de marketing para um consultório?

Os benefícios de contratar uma agência de marketing para sua clínica ou consultório vai muito além da publicidade em si. 

Ela garante que a divulgação dos seus serviços esteja dentro das normas estabelecidas pelo seu conselho e garante a construção do seu nome como referência dentro da área que você atua.

Fortalecimento da marca

As agências de marketing especializadas estão aptas a elaborar as melhores soluções para incluir seus serviços dentro do mercado. Elas possuem o conhecimento técnico e prático para otimizar sua comunicação com seus pacientes!

Ajuda especializada

A internet, hoje, possui inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas por clínicas e consultórios. Elas podem ajudar o médico a se tornar uma referência na especialidade, melhorar sua comunicação, elevar a satisfação dos pacientes, além de aumentar a produtividade.

Investimentos direcionados

A orientação a investimentos direcionados evita que recursos sejam desperdiçados. Como dito anteriormente, no início desta seção, apostar em marketing é investimento. Quando você conta com uma agência de marketing especializada, você direciona esses recursos para estratégias eficientes!

Conclusão

Ter o controle financeiro de sua clínica não se trata apenas de garantir a continuidade do seu negócio! É garantir sua presença no mercado, com reconhecimento profissional que você tanto merece!

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco!


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