Saiba quais são os mitos do marketing médico

07
mar
2022

Todos nós já passamos por situações em que alguém faz afirmações sobre como as estratégias de marketing devem funcionar.

Muitas vezes, essas declarações são verdades nebulosas apoiadas por justificativas ou suposições sem qualquer embasamento.

Mas esse tipo de conduta pode levar a consequências negativas tangíveis, como avaliações ruins de pacientes ou até multas monetárias.

O Conselho Federal de Medicina possui um Manual de publicidade médica para orientar os médicos sobre os critérios norteadores da propaganda em Medicina

É nesse sentido que o profissional de marketing é o parceiro mais indicado para combinar as melhores práticas com o conhecimento e as necessidades do seu negócio.

O marketing é cheio de mitos

Bons médicos sozinhos, por mais competentes ou inovadores que sejam, não fazem um hospital ou consultório ser bem-sucedido. 

Algum nível de marketing é sempre necessário e pode começar com o boca-a-boca, mas, eventualmente, você precisará expandir seu alcance.

Os consultórios e hospitais mais bem-sucedidos percebem que um bom marketing requer investimento. 

Mas, se você é novo no marketing, já deve ter ouvido alguns mitos que aparecem constantemente como equívocos e mal-entendidos.

Qualquer um deles pode levar você e sua organização a um caminho de erros que podem ter impactos devastadores em sua marca e resultados.

Saiba quais são os mitos do marketing médico

A lista de mitos

A lista a seguir contém algumas referências e conselhos para evitar os efeitos negativos dessas grandes ideias disfarçadas. 

  • Sua reputação como médico é suficiente.
  • A publicidade é muito cara.
  • Marketing e publicidade são a mesma coisa.
  • Marketing de conteúdo é igual a posts de blog.
  • Você precisa postar com frequência nas redes sociais.
  • É difícil medir o marketing digital.

A reputação de um médico é um dos ativos mais importantes que uma clínica possui, mas nem sempre suficiente para convencer os pacientes em potencial a entrar em contato. 

O médico precisa estar no lugar certo, na hora certa e com a mensagem certa.

E publicidade não é cara, muitos canais permitem que você pague apenas quando receber um clique, o que elimina desperdícios e gastos desnecessários.

Fato é que marketing médico e publicidade são muito diferentes.

Publicidade é quando uma empresa ocupa um espaço para promover um produto ou serviço.

Já o marketing envolve uma imagem muito mais ampla de como os clientes se conectam a uma marca. 

Uma estratégia de marketing pode envolver a execução de anúncios, mas o marketing olha além do sucesso de uma campanha publicitária.

O marketing de conteúdo, por exemplo, costumava significar a criação de postagens em um blog. 

Mas agora significa muito mais e esse recurso é importante tanto para chamar a atenção quanto para educar os pacientes em potencial. 

E você não precisa gastar uma grande quantidade de energia para a produção desse material.

Com suporte adequado, a frequência de postagens será a menor preocupação, porque o conteúdo está alinhado com seus pacientes.

O marketing digital é muito mais mensurável e eficiente do que os canais tradicionais, com a configuração de rastreamento correta você atinge seu público com muito mais eficiência.

Você deve procurar um especialista

Você pode precisar da ajuda de alguém que possa dedicar seu tempo ao seu marketing do seu negócio.

Assim como existem especialistas em áreas médicas, as agências de marketing médico possuem especialidades em todas as áreas.

Escolher uma agência de marketing médico não significa que você ficará de fora das decisões sobre seu marketing.

Convidamos você a conhecer a Shantal Marketing médico e a nossa metodologia.

Conheça nosso trabalho e consulte os planos.


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