12 dicas para fidelizar pacientes

24
jan
2022

Para uma clínica de sucesso, não existe outro caminho: é preciso investir em fidelização de pacientes. 

Sabemos que o número de profissionais na área da saúde vem crescendo a cada ano, com um aumento de 23% nos últimos 7 anos (Dados do Conselho Federal de Medicina).

Isto, de uma forma ou outra, aumenta a concorrência e “força” estes profissionais, cada vez mais, a encontrarem meios de se destacar, com a ameaça de serem engolidos pelo mercado da saúde.

Dessa forma, é preciso que todos estejam atentos à importância da fidelização de pacientes.

Fique com a gente e descubra formas de fidelizar o ponto chave do seu negócio!

12 dicas para fidelizar pacientes

Afinal, o que podemos entender como fidelização de pacientes?

Antes de adentrarmos no assunto da fidelização, é preciso que você, médico, tenha em mente três palavras: planejamento, estratégia e comunicação. 

Estes três elementos (além, é claro, de uma boa jornada do paciente e um bom atendimento) constituem a base para você montar um bom programa ou estratégia para manter seus pacientes fiéis aos seus serviços.

A fidelização nada mais é que tornar o retorno dos seus pacientes frequente, ou seja, manter fixo aquele indivíduo, quando o mesmo precisar de consultas e tratamentos. 

Um paciente fidelizado sempre buscará seu consultório e atuará como embaixador da sua imagem, recomendando seus serviços para outras pessoas que também precisam.

Pacientes fidelizados, por exemplo, são ainda mais abertos a novas sugestões e serviços. Afinal, existe uma base construída em cima de confiança e afeto.

Atualmente, muito se preza pela qualidade de atendimento. As pessoas estão cada vez mais exigentes em relação a isso. E muitos médicos, ainda hoje, não dão a devida atenção a este fato.

É fundamental a preocupação com a jornada do paciente, que inclui desde o momento que ele coloca os pés dentro da sua clínica. Sua forma de agendamento, sua recepção, seu modo de conduzir a consulta, são todos elementos cruciais para uma boa satisfação.

Vale ressaltar: não existe uma receita de bolo pré-definida que te garante 100%, quando o assunto é fidelização de pacientes. Todo este processo precisa ser bem planejado e desenvolvido de forma a cumprir metas e satisfazer todas as necessidades do seu público alvo.

Pensando nisso, separamos 12 dicas para você não errar nesse quesito. 

Vamos lá?

12 dicas para fidelizar pacientes

12 dicas para fidelizar  pacientes

Existem, na verdade, um misto de práticas básicas e soluções inteligentes para fidelização de pacientes.

1. Humanização do atendimento 

Por mais que esta dica seja clichê, é um aspecto fundamental. Oferecer um atendimento humanizado é um diferencial  bastante valorizado no mercado, sobretudo na área da saúde! Neste nicho, lidamos com pessoas de diferentes perfis, sob diferentes perspectivas, personalidades e fragilidades.

Assim, tornar-se próximo, buscar sempre entender e valorizar o lado humano de cada um, é um aspecto crucial. Para isto, você deve oferecer um ambiente acolhedor, com comunicação alinhada ao perfil do seu usuário, de modo que ele se sinta valorizado e que seja colocado como prioridade.

2. Otimização no agendamento de consultas

Oferecer atendimento rápido, ágil, e eficiente é necessário em qualquer serviço. Com serviços médicos, não é diferente, principalmente em relação ao agendamento de consultas. 

Você pode, além de agendamento de consultas online, contratar algum sistema que venha preparado com vantagens e outros recursos, como automatização de mensagens de texto e até pesquisas de satisfação do seu serviço. 

3. Ambiente visual e conforto

Por mais que você agilize todo seu atendimento, é possível que algum paciente precise ficar na sua sala de espera. 

Capriche também nesse quesito. Aposte em cores agradáveis, higienização e conforto para sua sala de espera. 

Você pode transformar este momento de espera em algo agradável, oferecendo música ambiente, água, cafés e revistas.

4. Seja claro e resolutivo

A falta de clareza e resolução é um grande problema em muitas clínicas e consultórios. 

Dessa forma, você pode montar uma equipe preparada para responder perguntas de forma resolutiva e respeitosa!

Capacite seus colaboradores! 

É interessante que informações acerca de dias e horários de atendimento, e especialidades atendidas estejam sempre na ponta da língua das suas secretárias.

5. Pós-atendimento

Acho que esta dica aqui tem a ver também com o atendimento humanizado, mencionado anteriormente. 

Um atendimento de qualidade é aquele que acompanha o paciente em diferentes níveis de relacionamento. Dessa forma, não basta se preocupar apenas com antes e durante suas consultas.

É essencial investir também no pós-atendimento, reforçando a sua relação com o seu paciente. Trata-se de uma estratégica efetiva também para avaliar a qualidade dos serviços e atendimentos prestados.

6. Facilitar o acesso a seu consultório

A localização e acessibilidade  do seu consultório é fundamental para um bom fluxo de pacientes. 

Caso isso não aconteça, toda sua fidelização pode ficar comprometida, principalmente no tocante a vagas de estacionamento. 

Caso você esteja considerando um novo local para seus atendimentos, escolha um consultório com amplo espaço para que pacientes idosos e pessoas com limitações físicas possam ter acesso aos seus serviços.

7. Monte uma estratégia de marketing e comunicação

Você sabia que se você não é facilmente encontrado no Google, provavelmente você está perdendo uma quantidade enorme de pacientes?

Diante disso, considere sempre elaborar uma estratégia de marketing e comunicação focada em mídias digitais.

Você pode, inclusive, se tornar mais próximo de seus pacientes com estas estratégias.

8. Flexibilize suas formas de pagamento

Seu consultório flexibiliza formas de pagamento?

Em muitos momentos, a flexibilização deste processo pode ser sim um ponto chave para fidelizar pacientes. 

Portanto, você pode oferecer diferentes formas de pagamento! Você garante um atendimento excelente e oferece praticidade em outros processos.

9. Manter sempre os canais de comunicação ativos

Utilize sempre a tecnologia a seu favor. 

E hoje, facilitar o contato é muito importante para manter a satisfação do paciente. 

Disponibilize sempre canais de comunicação, como o whatsapp, chats em sites e outras ferramentas. 

Mas atenção: disponibilize canais que sua empresa possa prestar atendimento qualificado, para que sua estratégia não vá por água abaixo. Aqui entra também a questão de capacitação da sua equipe!

10. Realize sempre pesquisas de satisfação

Sim! Pesquisas de satisfação! 

O paciente é a chave do seu negócio e você precisa saber constantemente sua opinião. Afinal, ele é a melhor pessoa para avaliar o serviço prestado pela sua clínica, pois teve a experiência com o atendimento prestado desde o agendamento até o atendimento final. 

Saber ouvir a opinião é um passo importante para coleta de informações, que mais tarde poderão servir como base de estratégias para melhorar os cuidados e atendimentos. Essas pesquisas podem ser feitas de forma online ou presencial.

Isto vai de acordo com a realidade da sua clínica!

11. Diminua o tempo de espera

A redução do tempo de espera é fundamental para um atendimento de qualidade. Afinal, ninguém gosta muito de esperar!

Dessa forma, é primordial investir na organização da clínica, estabelecendo, por exemplo, uma agenda precisa e compatível com a sua capacidade de atendimento. 

Isto evita vários problemas, como sobrecarga de trabalho, e também o tempo de espera dos seus pacientes.

12. Treinamento e capacitação de colaboradores

O treinamento e capacitação foi um detalhe que citamos bastante aqui. 

É preciso que você adapte sua linguagem o mais próximo possível do seu paciente, reforçando assim seu relacionamento, aumentando a confiança e criando um vínculo duradouro!

Você acompanhou aqui 12 dicas legais para fidelizar pacientes em seu consultório. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto?

Procure uma agência especializada em marketing médico. Ela poderá te ajudar no que pode ser um novo ciclo para sua clínica.

E fique sempre ligado em nossos conteúdos!


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