Como criar estratégias de marketing eficaz para hospitais?

13
fev
2023

As estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso de qualquer hospital. Elas ajudam a atrair novos pacientes, fidelizar os atuais e promover a sua marca no mercado de serviço de saúde. Especialidades, serviços diagnósticos e terapêuticos oferecidos também devem estar presentes quando se pensar em estratégias de marketing hospitalar.

Confira abaixo algumas das melhores estratégias de marketing para hospitais.

Identifique a sua persona

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing eficaz para hospitais é identificar a sua persona. Quem é o seu público-alvo? Quais são suas necessidades e desafios? O que eles esperam de um hospital? Seu espaço atende queixas ambulatoriais e/ou cirúrgicas? Ao entender a persona do seu hospital, você poderá desenvolver conteúdo relevante e personalizado que atenda às necessidades dos seus pacientes. 

Tenha um site otimizado

O site é o principal canal de comunicação do seu hospital com o seu público. Por isso, ele precisa ser responsivo, carregamento rapidamente, estar otimizado para os mecanismos de busca, manter uma estrutura clara de URL e conter títulos e descrições para SEO. Certifique-se de que o site seja fácil de navegar e tenha informações relevantes para seus pacientes, além de botões flutuantes de whatsapp para automatizar respostas e aumentar a taxa de marcação de consultas e procedimentos.

Invista em conteúdo de qualidade

O conteúdo é uma ferramenta poderosa para atrair e engajar seus pacientes. Elabore conteúdo relevante e valioso que atenda às necessidades da sua persona. Isso pode incluir artigos informativos, vídeos educativos, infográficos e outros tipos de conteúdo. Inclua ainda palavras-chave em seu conteúdo para ajudar a melhorar seu ranking de SEO.

Use as redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para promover sua marca e alcançar novos pacientes. Mantenha uma presença forte nas principais plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram e LinkedIn, e use-as para compartilhar seu conteúdo, promover seus serviços e se conectar com seus pacientes.

Avanços tecnológicos, cuidados pessoais com a saúde, esclarecimentos sobre procedimentos cirúrgicos e tratamentos médicos ou divulgação científica podem fazer parte de uma pauta única desenvolvida por nossa agência de marketing digital, evoluindo digitalmente semana a semana com postagens automatizadas junto a seus pacientes.

Faça campanhas de e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma forma eficaz de se comunicar com seus pacientes. Crie uma lista de e-mails de pacientes e use-a para enviar newsletters, eventos e atualizações de serviços. Certifique-se de que seus e-mails sejam personalizados e relevantes para seus pacientes.

Vídeos para divulgar seu hospital

O desenvolvimento de vídeos curtos como estratégia de marketing médico e hospitalar pode ser um diferencial da sua instituição de saúde.

Vídeos tirando dúvidas ou abordando assuntos interessantes para seu perfil de paciente ideal, mantém seu público-alvo engajado e amplia não somente os agendamentos, como também o número de indicações.

O recomendado é que cada vídeo médico tenha entre 5 a 10 minutos de duração, e utilize uma linguagem simples e acessível, tratando de assuntos relacionados às patologias e procedimentos mais relevantes para consultório, laboratório ou hospital.

Desde temas de cuidados com a saúde no dia a dia até tópicos mais polêmicos, como reprodução humana e novos tratamentos e tecnologias, ou doenças psicopatológicas podem ser trabalhadas de maneira ética e atrativa para seus pacientes.

O objetivo é ser notado(a) e criar engajamento entre os pacientes e sua instituição de saúde.

Treine sua equipe

O marketing hospitalar deve levar em conta a excelência e competência de seus colaboradores e corpo clínico da instituição. Todos devem entender a estratégia que está sendo utilizada para cumprirem seus papéis da melhor maneira.

Como podemos melhorar a experiência dos pacientes?

O primeiro passo é mapear a jornada do paciente desde os momentos anteriores à chegada a um hospital até as etapas posteriores à alta. O objetivo é identificar quais são os pontos de contato entre o paciente e a instituição. Em seguida, é importante garantir que a experiência em cada um desses pontos seja adequada e coerente com a imagem que o hospital deseja passar.

Ao considerarmos o momento de agendamento de exames como um desses vários pontos de contato, por exemplo, caberia observar: por quais canais o agendamento foi possível? Quanto tempo até ser atendido? Como é a cordialidade do atendente? Qual é a acessibilidade para agendamentos digitais? Quanto tempo de espera até a realização do exame? Esses são apenas alguns dos muitos pontos de contato na jornada do paciente.

Assim, a satisfação é uma consequência direta do acúmulo das experiências positivas que se têm ao longo da trajetória. O encantamento, por sua vez, surge quando se vai além da satisfação, exatamente quando as expectativas conseguem ser superadas.

A forma como um paciente é recebido e tratado em uma instituição de saúde faz toda a diferença desde o início. É isso que irá fazer com que ele se sinta à vontade, volte se necessário, e indique seu serviço a quem mais precisar.

A Shantal é uma agência de marketing médico com foco nos melhores resultados. Fale com a nossa equipe e conheça os serviços e estratégias de marketing médico para captar mais pacientes para sua clínica ou hospital!  

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