MKT digital médico: pode ser aplicado para todas as especialidades?
maio
2021
Você com certeza já ouviu falar em marketing digital. Ele está presente em toda a internet! Muitas empresas estão cada vez buscando mais essa ferramenta, tanto como forma de aumentar clientes, quanto para melhorar sua imagem!
Você já ouviu falar de marketing médico? E será que o MKT digital médico pode ser aplicado a todas especialidades?
Na verdade, poucos temas são tão universais e permanentes como aqueles relacionados à saúde, concorda? Dessa forma, o MKT médico também se torna uma necessidade.
Contudo, é preciso ter cuidado. Ao contrário das demais áreas do marketing, o marketing digital médico possui algumas peculiaridades, especialmente aquelas relacionadas com as questões éticas!
Vamos entender melhor!
Como eu posso fazer mkt digital médico, sem errar?!
Antes de mais nada, lembre-se sempre: toda criação e marketing digital médico para uma clínica, assim como o desenvolvimento de seus conteúdos, deve seguir algumas diretrizes, das quais:
- Ética profissional;
- Diretrizes dos conselhos médicos sobre o assunto;
- Privacidade do paciente;
- Legislação brasileira.
Como podemos perceber, promover uma clínica não é a mesma coisa que promover uma outra empresa qualquer!
Existem regras a seguir. Saúde é coisa séria! Assim, entre as principais regras, podemos citar:
- Não divulgar preços;
- Jamais espalhar conteúdo duvidoso, sem fundamentação científica;
- Autopromoção e expressões exageradas;
- Nunca usar fotos de pacientes nos materiais de divulgação.
Percebeu? Apenas essas regras já mostram como o MKT digital médico é único e precisa de uma atenção especial.
Ou seja, a propaganda médica precisa apresentar delicadeza, independente de qual for a especialidade.
Mas afinal, MKT digital médico pode ser aplicado para todas as especialidades?
O MKT médico pode ser aplicado em todas especialidades?
Em suma, essa é uma pergunta que gera muitas dúvidas. E muitos não sabem a resposta pra ela.
Você sabe qual o motivo? O que acontece é que a palavra marketing em si, parece ligado a comércio, ou seja, um sentido pejorativo. Em outras palavras, ninguém vende saúde! Ela é um direito de cada um de nós!
Contudo, a resposta para nossa pergunta é sim! Qualquer especialidade atual pode fazer uso do marketing médico! Mas, preste sempre atenção, principalmente nos pontos que destacamos antes!
Tudo precisa ser feito de forma ética! Além disso, analise também o grau de sensibilidade da sua especialidade.
Vamos a alguns exemplos.
Clínicas de dermatologia, por exemplo, são mais abertas ao MKT digital médico. Você tem um leque de opções maior para realizar o trabalho! Já especialidades como oncologia e psiquiatria, que provocam uma sensibilidade maior, tem uma abordagem diferente.
Assim, nestes casos, o MKT médico deve ser mais sutil, sempre com respeito aos limites, a ética e uso do bom senso. Procure para estas áreas, sempre agências especializadas nesse ramo.
Ele não pode ser feito por qualquer uma!
Por fim, agora que vimos que é possível o MKT médico para todas especialidades, vamos alguns pontos cruciais para que ele seja feito da melhor forma.
MKT médico eficaz: como fazer?
Em síntese, como vimos, o MKT médico vai muito além de um site ou uma rede social bem feita. É claro, são questões muito importantes. Mas antes de tudo, você precisa prestar atenção no MKT relacionado a sua imagem.
Assim, a primeira dica é humanizar sua clínica da melhor forma possível! Mostre a seus pacientes que você não visa o lucro, e sim a recuperação e o melhor tratamento para ele.
Analogamente, seus pacientes precisam se sentir confortáveis com seu trabalho! Crie um ambiente favorável em sua clínica, com um bom local de descanso e opte por cores que descansem os olhos.
Produza sempre conteúdo de alta qualidade! Seja ele no seu site, blog ou redes sociais. Mas como eu posso fazer isso? Atualize-se sempre! Traga sempre informações atuais sobre sua especialidade, além de curiosidades!
Além disso, deixe claro: sua missão, seus objetivos e metas de trabalho.
E por fim, não deixe de compartilhar conteúdo nas redes sociais. Você pode usar ferramentas como o stories do instagram, para mostrar alguma novidade na sua clínica ou alertar para algum cuidado especial.
A importância de MKT digital médico bem feito
Um MKT médico bem feito traz muitos resultados! Entre eles, podemos citar:
- Caso sua cidade seja grande, com uma variedade muito grande de clínicas, existe uma grande possibilidade que as pessoas busquem por médicos e clínicas na internet. Dessa forma, se sua clínica está bem posicionada, isto trará retornos para você!
- As redes sociais permitem que mais pessoas conheçam sua clínica de forma rápida e prática;
- Mecanismos de avaliação e feedback são importantes! Cada vez mais pacientes consultam sua página antes de agendar uma consulta! E sua decisão, em parte, será por conta das suas avaliações!
E aí, o que achou de tudo isso? Entendeu a importância do MKT digital médico, e como ele pode impulsionar sua clínica? E como vimos: qualquer especialidade pode trabalhar com MKT médico!
Por fim, caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, não deixe de entrar em contato com a gente!