Campanhas no Google para médicos: como conseguir pacientes?

Anunciar no Google Adwords não é um bicho de sete cabeças. A parte mais difícil é configurar corretamente para ter bons resultados com este anúncio.

Pensando em nossos clientes da área da saúde, elaboramos esse post para que você entenda como é possível usar o Google Adwords em suas clínicas e consultórios para atrair mais pacientes.

Antes de tudo é preciso esclarecer que não é necessário ter um site para anunciar no Google Adwords.

Você pode encaminhar as pessoas que clicam no seu anúncio para a página do Facebook ou Instagram da sua clínica ou consultório, por exemplo, mas desde que seja uma página profissional e não um perfil pessoal.

Entretanto, o ideal mesmo é que você tenha o seu próprio site para colocar todas as informações necessárias e tirar as dúvidas das pessoas que querem marcar uma consulta no seu estabelecimento.

Como funciona o Google Adwords

Através do Google Adwords você pode fazer vários tipos de anúncios como Anúncio de palavra-chave, anúncio de display (ou de banners), remarketing e até anúncios em vídeos do Youtube.

No caso dos médicos, os anúncios de palavras-chave são os que costumam dar mais resultado. 

Sabe aqueles anúncios que aparecem com o texto destacado “Anúncio” nas primeiras posições após realizar uma pesquisa? Pois bem, é possível pagar para que seu site apareça com destaque.

Mas como? Ensinaremos logo abaixo o passo!

Como anunciar na rede de pesquisa pelo Google Adwords

O segredo para anunciar no Google Adwords é escolher as palavras-chave locais que os seus potenciais pacientes buscam no Google quando desejam usufruir de um serviço da sua categoria e especialidade.

Por exemplo: se você é pediatra e atende na cidade de São Paulo no bairro Vila Nova Conceição. Você deve anunciar para pessoas que estão buscando no Google por palavras-chave como: pediatra sp, pediatra em são paulo, pediatra vila nova conceição e etc. 

Para te ajudar com a escolha das palavras-chave, você pode usar a ferramenta “planejador de palavras-chave” do Google Adwords. Com ela você vai achar grupos de palavras-chave que façam sentido para o seu negócio e descobrir quais são as mais buscadas no seu mercado e cidade.

Passo a passo de como anunciar pelo Google Ads

Quando o paciente faz uma busca no Google, ele visualiza primeiro os resultados patrocinados. Em outras palavras, verá um anúncio personalizado e com as mensagens que você deseja quando procura pelo serviço que você oferece. 

Esse anúncio é exibido de acordo com palavras-chave e parâmetros de público que você definir, além do orçamento estabelecido. 

Confira abaixo o passo a passo de como anunciar pelo Google Ads. 

  1. Acesse o Google Ads e clique em Comece agora. Se você já tem uma conta no Google, como o Gmail, por exemplo, é só usar o seu login e senha. Caso contrário, você pode aproveitar essa tela para criar uma nova conta clicando em Criar conta.
  2. Quando você acessar o Google Ads, provavelmente vai aparecer para você a página Visão geral. Para criar uma nova, clique no menu Campanhas na barra lateral esquerda e depois no botão azul com um + (mais) e selecione Nova campanha.
  3. Selecione um tipo de campanha: rede de pesquisa, rede de display, shopping, vídeo, campanhas para apps ou smart.
  4. Selecione a meta da sua campanha: vendas, leads, tráfego do site, consideração de produto e marca ou alcance e reconhecimento da marca.
  5. Configure a sua campanha: dê um nome a ela.
  6. Segmente o local e o idioma da campanha escolhendo para quais localidades seu anúncio irá aparecer e os idiomas que seus potenciais clientes falam.
  7. Defina o orçamento diário e a estratégia de lance.
  8. Determine as datas de início e término da campanha.
  9. Defina o público-alvo segmentando-o através das informações demográficas, os interesses, o que o seu público tem pesquisado e como eles interagiram com sua empresa.
  10. Faça as configurações adicionais, como a programação de anúncios e os tipos de dispositivo em que ele aparecerá.
  11. Crie seus anúncios preenchendo os campos de título, URL final e descrição. Conforme você for colocando as informações, o Google Ads te mostra como ele vai ficando na lateral direita da tela.
  12. Confirme os dados da sua campanha.
  13. Ative a sua conta configurando as opções de faturamento.

Apesar de não ser tão complicado criar um anúncio do Google Adwords, para simplificar o trabalho e focar nos atendimentos, você pode contar com a ajuda de uma agência focada em marketing médico, como é o caso da Shantal.

Nós elaboramos todo o planejamento com as melhores ações para sua clínica e consultório atrair cada vez mais clientes.
Quer saber como? Entre em contato conosco para que possamos tirar todas as suas dúvidas!