Como o marketing médico pode impactar seu paciente?

Como sabemos, a relação entre médico e paciente é fundamental. O principal resultado disto são os diagnósticos e tratamentos mais eficientes. Contudo, quando, em algum momento, essa comunicação falha, as queixas do paciente podem passar despercebidas.

Assim, o marketing médico tem importância fundamental nesse processo! Ele pode impactar o paciente de forma positiva, solucionando o problema, além de estreitar ainda mais a comunicação entre as partes.

Mas afinal, você sabe quais os principais problemas de comunicação do médico e paciente?

Paciente x médico: problemas de comunicação

Em suma, a maioria das insatisfações de pacientes em relação a um profissional de saúde, estão ligadas a falta de informação, tempo e uso de linguajar muito técnico durante as consultas, o que dificulta o entendimento do paciente.

Dessa forma, quando você se dedica e dá a devida atenção ao paciente, você o ajuda a aliviar sua ansiedade, mesmo que o problema real não possa ser resolvido. E as consequências são óbvias: melhoria no quadro clínico e uma percepção melhor do seu trabalho!

Mas, como o marketing médico pode ajudar nesse problema?

A princípio, quaisquer que sejam os problemas, todos se dizem respeito a forma como você se comunica com seu paciente, concorda comigo? O marketing médico entra justamente nesse meio, como uma forma de fortalecer seu relacionamento e melhorar sua comunicação. Além, é claro, do feedback!

Quanto mais você conhecer seu paciente, melhor será sua forma de comunicação. Para isto, existem diversas formas dentro do marketing médico que atingem justamente esse ponto!

Vamos a alguns pontos que você pode trabalhar no marketing médico, para impactar positivamente seu paciente.

Conteúdo de qualidade nas redes sociais

Você sabia que as redes sociais são peça fundamental no marketing médico? São elas que estreitam sua relação com seus pacientes, além de permitir compartilhar opiniões. Assim, você pode se basear nesses conceitos para melhorar seu atendimento, suas formas de recepção, etc.

Portanto, use da sua experiência e conhecimento para produzir e divulgar conteúdos que sejam interessantes para as pessoas, mantendo-as informadas e mais atentas à sua saúde!

Persona 

Toda estratégia de marketing, passa pelo conhecimento da persona. E como o marketing médico não é diferente! Assim, para que você tenha ações assertivas, que causem impacto positivo, você precisa conhecer seu paciente.

Isto inclui suas preferências, comportamento na internet, entre outros fatores. 

A persona é justamente a criação de um personagem fictício, baseado nas características do seu paciente. E todas as suas estratégias de marketing médico vão se basear justamente nesse perfil.

Criação de canais de comunicação

Você pode ainda, criar um canal de comunicação diário com seu paciente. Uma das ferramentas mais utilizadas é a automação de emails. 

Com eles, você pode lembrar o mesmo das consultas, contar novidades de sua clínica, por exemplo, e compartilhar artigos informativos, que ajudem o mesmo a compreender melhor os tratamentos que você usa e as doenças que você trata!

E aí, percebeu como o marketing médico impacta diretamente seu paciente? Tem dúvidas sobre como trabalhar ele na sua clínica? Entre em contato com a gente!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.