Como usar o marketing médico para aumentar a fidelidade de seus pacientes

22
maio
2023

Geralmente, ao pensar em marketing médico, os profissionais de saúde pensam em estratégias para a atração de novos pacientes para o consultório médico ou clínica. Porém, é apenas com investimento em ações de fidelização, que as pessoas continuarão a buscar os seus serviços.

Dessa forma, é importante considerar algumas medidas eficientes para, pelo menos, manter a sua base de pacientes. Para conhecer essas ações de fidelização, basta continuar a ler este artigo.

marketing médico para aumentar a fidelidade de seus pacientes

Qual é a importância de fidelizar pacientes no seu consultório médico?

Com o advento da tecnologia, o mundo mudou e com ele os hábitos de consumo da sociedade. Atualmente, além de serem cada vez mais exigentes com a qualidade dos serviços prestados, as pessoas esperam receber mais atenção do profissional de saúde.

Por isso, é necessário se preocupar com a experiência do cliente no seu consultório, desde o momento em que ele entra na recepção até o fim da consulta. Dessa forma, você vai garantir a satisfação do seu paciente.

Para implementar um atendimento de excelência no seu consultório, confira a seguir algumas dicas para ajudá-lo a usar o marketing médico para aumentar a fidelidade de seus pacientes:

1) Otimização da marcação de consulta

Um dos maiores gargalos na prestação de serviços de saúde, é a dificuldade encontrada pelas pessoas para conseguir marcar a sua consulta, seja pela indisponibilidade do médico ou pelas inúmeras tentativas de contato telefônico.

Assim, uma maneira eficaz de se destacar da concorrência é oferecer o agendamento online. Com isso, você permite que ele decida a forma como buscará o contato com o consultório.

Além disso, disponibilizar a marcação de consultas pela internet, dá ao paciente a possibilidade de fazer o seu agendamento de qualquer lugar, em qualquer horário e de qualquer dispositivo eletrônico.

A experiência do cliente é ainda melhor quando a funcionalidade é associada a um software médico e/ou a um prontuário eletrônico, pois oferece o recurso de envio automatizado de lembretes.

2) Atendimento diferenciado

O diferencial de um consultório médico continua sendo o atendimento. Isso porque as pessoas gostam de ser tratadas com respeito, atenção e de serem ouvidas. Não adianta fazer grandes investimentos em marketing, se o paciente não gostar do seu atendimento.

Porém, os clientes estão mais exigentes e, além de consumir seus produtos ou serviços, buscam se relacionar com as empresas. Assim, surgiu o conceito de atendimento humanizado, em que o paciente tem as suas necessidades atendidas com sucesso, ao mesmo tempo em que a abordagem acontece com empatia e foco na resolução de problemas.

Além disso, ao consultar-se com um médico, os pacientes esperam ser ouvidos com atenção. Para o profissional de saúde, isso é importante também, pois o seu diagnóstico tende a ser mais assertivo.

Principais pilares que você deve considerar no atendimento humanizado:

  • Conhecer o cliente;
  • Criar memórias positivas;
  • Cultivar a empatia;
  • Trabalhar com propósito.


3) Redução no tempo de espera

Provavelmente, a segunda queixa mais comum dos pacientes, depois da dificuldade no agendamento, seja o tempo gasto na sala de espera. Afinal, se ele agendou a consulta, ele espera que o horário do atendimento seja cumprido.

Assim, outra estratégia eficiente para fidelizar os clientes do consultório é reduzir o tempo que eles aguardam para serem atendidos. Para isso, você precisa administrar melhor sua agenda e tempo de consulta. 

Com uma boa ferramenta de gestão do consultório, você consegue gerar relatórios com todos os indicadores necessários, como quantidade diária de faltas e atrasos dos pacientes e tempo médio gasto com cada consulta.

Com esses dados em mãos, fica mais fácil analisar o que pode ser feito para diminuir a demora no início das consultas.

4) Equipe treinada e capacitada

O sucesso de um consultório médico está diretamente ligado à qualidade dos seus profissionais, o que deve ser pensado ainda no momento da contratação dos colaboradores. Para montar um bom time, conheça as necessidades dos pacientes e busque perfis que os atenda.

Para desenvolver um padrão de atendimento elevado, é de extrema importância capacitar a sua equipe.

5) Utilize tecnologia a seu favor

Invista em sistemas que agilizem a sua rotina, aumentem a produtividade da sua equipe e ofereçam recursos para aprimorar o seu atendimento.

Um bom software médico possui essas características, pois dispõe de agendamento online integrado com as agendas médicas, envio automatizado de lembrete de consultas e prontuário eletrônico.

6) Avaliação de qualidade 

A melhor forma de testar a qualidade dos seus serviços é buscando o feedback dos pacientes. Porém, para obter um resultado que represente a realidade, você precisaria entrevistar vários clientes com diferentes perfis. 

Para colocar em prática essa avaliação, você pode enviar um e-mail pós-consulta, solicitando que ele responda à pesquisa. 

7) Mantenha relacionamento pós-consulta

O relacionamento pós-consulta é a parte fundamental de uma estratégia de fidelização de pacientes. Afinal, é a partir da experiência adquirida com o seu serviço que o cliente decidirá se continua ou não a utilizá-lo.

Neste sentido, o e-mail marketing tem se mostrado uma ferramenta eficaz para fortalecer o relacionamento com os pacientes.

A Shantal Marketing Médico pode ajudá-lo(a) a alcançar seus objetivos de marketing médico. Entre em contato com nossa equipe hoje mesmo!

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