Marketing de Conteúdo para Médicos e profissionais de saúde: você sabe o que é?

26
dez
2022

Você já ouviu falar no Marketing de Conteúdo para Médicos? Se você é um profissional da Saúde, é muito importante que se informe sobre este assunto e o torme presente no seu dia a dia, pois ele pode fazer toda a diferença para a atração e a fidelização de clientes.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse tema e como aplicá-lo na prática. Tenha uma boa leitura!

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma sub área do marketing, que visa atrair, engajar e reter clientes de uma forma mais espontânea. Ele aborda questões relacionadas aos seus serviços para gerar mais autoridade e visibilidade para sua atuação profissional, podendo utilizar diferentes formatos, como vídeos, textos e posts nas redes sociais.

Nós consumimos conteúdos o tempo todo, seja para tirarmos alguma dúvida ou nos aprofundar em um tema de interesse. São vídeos no YouTube, páginas na internet, stories no Instagram ou podcasts, por exemplo.

O marketing de conteúdo consiste na criação desse tipo de material e na sua distribuição estratégica, trazendo potenciais clientes que possam se interessar pelo seu trabalho. A seguir, você vai conhecer algumas das suas técnicas.

Quais são as estratégias do marketing de conteúdo?

Para atingir os resultados desejados, é importante que os conteúdos sejam criados com base em um planejamento e em conhecimentos específicos. Conheça algumas das estratégias utilizadas!

Criação de persona

A persona é um perfil semi fictício, criado com base em pesquisas sobre o seu público alvo. Ela traz um resumo dos pacientes que você quer atrair, indicando sua faixa etária, seu contexto social e suas demandas, por exemplo.

A partir dessas informações, você descobre quais conteúdos são mais relevantes para os seus clientes, quais as melhores plataformas a serem utilizadas e qual a linguagem adequada para se comunicar, entre outros pontos. Essa pesquisa também aponta a jornada de decisão da persona, mostrando o que é importante para ela e qual é o seu processo até agendar uma consulta.

SEO

O SEO é um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar o ranqueamento das suas páginas nos mecanismos de busca, tornando os seus serviços mais visíveis para o público geral. São utilizadas palavras-chave e termos que facilitam a escalabilidade, por exemplo, sempre se atentando às regras de cada plataforma e ao perfil dos seus clientes.

Redes sociais

As redes sociais são ferramentas para promover seus conteúdos, conhecer melhor o seu público alvo e construir uma relação mais próxima com ele, favorecendo sua chance de atrair e fidelizar pacientes. É importante identificar quais mídias são mais utilizadas pelo seu público, o que ele vem procurando atualmente e quais os melhores horários para postar, por exemplo.

Qual a importância do marketing de conteúdo para médicos e profissionais de saúde?

Atualmente todas as áreas profissionais precisam das estratégias de marketing para atrair seus clientes, já que as formas de procurar serviços e escolher um profissional estão se modificando. A adaptação é necessária, inclusive, para os médicos, os dentistas e os psicólogos.

A maior parte dos pacientes recorre ao Google e às redes sociais quando desconfia de um problema de saúde. Esses portais são utilizados para pesquisar sobre os sintomas e encontrar profissionais que possam atendê-los, sendo fundamental que você esteja presente para ser notado.

Os clientes querem saber mais sobre o serviço e o profissional antes de se consultar, procurando por conteúdos relevantes e por dicas interessantes. Com o marketing de conteúdo para médicos, você se diferencia e torna as pessoas interessadas pelo seu serviço.

Como utilizar o marketing de conteúdo para médicos?

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo para médicos e qual a sua importância, vamos fechar com algumas dicas para aplicá-lo na prática. Vamos lá?

Conheça seu público alvo

O primeiro passo é conhecer o seu público alvo e construir a sua persona, observando as questões que foram explicadas anteriormente. Pense: para quem os seus serviços são destinados? Onde essas pessoas estão? Como elas vivem e como se comunicam? Como é o seu estilo de vida e como você pode ajudá-las?

Esse será um ponto de partida para definir o restante da estratégia. Assim, faça a pesquisa com calma e dedique tempo a essa etapa.

Tenha um blog e esteja presente nas redes sociais

Crie conteúdos interessantes para sua persona, esclarecendo dúvidas e dando dicas para o dia a dia, por exemplo. Fale sobre os tratamentos que você realiza, os problemas que podem ser tratados e o tempo de recuperação, sempre de forma educativa e profissional.

Vejo quais temas têm despertado o interesse do seu público, verificando se eles podem estar relacionados ao seu trabalho. Os profissionais da medicina não devem adotar qualquer tendência das mídias sociais, mas podem participar de novidades que tenham a ver com a sua atuação.

Observe o código de ética da sua profissão

O marketing de conteúdo para médicos deve seguir as orientações estabelecidas pelo CFM, obedecendo a algumas restrições e determinações, que foram criadas para garantir a ética profissional e preservar os pacientes.

Não é permitido, por exemplo, se divulgar como melhor médico da área, divulgar os valores dos seus serviços vou compartilhar fotos de pacientes. Confira todas as normas para adequar sua estratégia.

Conte com uma empresa especializada

São muitos os detalhes que envolvem o marketing de conteúdo para médicos, de forma que é necessária uma grande dedicação de tempo e de estudos. Para otimizar seus resultados e sua rotina, você pode contar com especialistas que já têm amplo conhecimento sobre a área. Assim, suas ações ficam mais assertivas e você tem até mais segurança no cumprimento de normas.

Agora você já sabe como aplicar o “MARKETING DE CONTEÚDO PARA MÉDICOS”  no seu dia a dia! Com essas informações, seus serviços terão destaque cada vez maior e você verá os resultados na sua prática clínica.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se ficou com alguma dúvida ou quer conhecer nosso trabalho, não deixe de entrar em contato. Estamos à sua disposição.

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