Marketing digital para médicos: conheça dicas e tendências

12
abr
2021

É inegável que hoje em dia existe um novo padrão de comportamento, quando se trata de buscar informações. Dificilmente um paciente chega ao consultório sem ter feito anteriormente uma jornada digital, em busca de uma resposta para o seu problema, com pelo menos algumas consultas no famoso “Dr. Google”. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo próprio Google, os brasileiros dispararam no ranking de buscas por temas de saúde. Os que recorrem ao buscador para obter esse tipo de informação representam 26%, chegando próximo aos 35% que procuram imediatamente o atendimento médico. 

Essas pesquisas on-line, na maioria das vezes, resultam em visitas a sites de médicos, consultórios, clínicas ou hospitais, que já se mostram em vantagem por terem presença na internet.E é por meio dessas buscas que potenciais pacientes podem chegar até você. 

Daí a importância do marketing digital para médicos, que, além de aumentar as chances de o profissional ser encontrado, é a melhor estratégia para construir o seu nome, criar autoridade na internet e até se tornar uma referência na sua especialidade.

Construa e alimente o seu site 

Basicamente, o site é o seu cartão de visita e ainda possibilita o acesso ao seu currículo, aos seus conteúdos atualizados, além de oferecer opções de contato e agendamento de consulta. 

Ele deve passar confiança e profissionalismo, portanto, é fundamental que seja atraente, intuitivo, de fácil navegabilidade, rápido, com conteúdos claros e bem-escritos, além de ser responsivo para dispositivos móveis, como celular e tablet, e contar com outras funcionalidades que favoreçam a sua presença on-line. 

A construção do site é o primeiro passo no planejamento de marketing digital para médicos, sendo primordial que se busque uma agência especializada para que ele seja rastreável pelo Google, rico em conteúdos e, assim, garanta bons resultados, de acordo com os objetivos de cada profissional ou instituição de saúde.

Abuse das redes sociais e construa sua marca própria 

Ainda que a pandemia traga consequências devastadoras, a verdade é que também surgem oportunidades em alguns âmbitos. Mais do que nunca, as pessoas estão em busca de informações sobre saúde, como formas de perder peso, controlar a pressão arterial, diabetes, dentre outros quadros que claramente são considerados comorbidades nesse cenário que estamos vivendo. 

Então, esse é o momento de investir com a sua presença nas redes sociais. Não economize nos conteúdos, nas aparições em stories e, com o tempo, em lives noInstagram.Com isso, vá criando a sua audiência e marca própria. Esclareça dúvidas do público, interaja com as pessoas e entregue informações importantes, que sejam de interesse comum. 

Da mesma forma, é interessante fazer o seu cadastro em plataformas de busca de médicos e no Google Meu Negócio, permitindo que você seja encontrado e avaliado pelos seus pacientes. O Facebook e LinkedIn também são redes sociais bastante importantes e que podem gerar grande visibilidade e bons resultados. 

A moeda de troca na internet, sem dúvidas, é o bom conteúdo. Somente assim é possível ser encontrado no ambiente digital pelo público certo e manter a fidelidade da sua comunidade de seguidores. A sua marca pode ter um alcance inimaginável com um bom trabalho na internet. E, de quebra, ainda contribui para uma maior proximidade e confiabilidade no relacionamento com os seus pacientes.

 Aposte em SEO e Inbound Marketing 

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) devem ser aplicadas tanto na confecção do site quanto nos conteúdos que serão publicados. E como os algoritmos do Google estão sempre mudando, não existe uma fórmula concreta a ser seguida, mas existem algumas ações que sempre estão no escopo do SEO e serão importantes: 

  • Análise de tendências e comportamento do público;
  • Planejamento de palavras-chave;
  • Formatação de artigos estratégica;
  • Títulos e subtítulos adequados;
  • Postagem de temas relevantes para o seu público e específicos da sua área;
  • Uso de LSI (Latent Semantic Indexing), ou palavras relacionadas. 

Para atrair novos pacientes de forma progressiva e sustentável, o inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma grande estratégia focada no funil de vendas, que consiste nas seguintes etapas: 

  • Atração;
  • Conversão;
  • Relacionamento;
  • Análise de resultados.

Esse trabalho exige um planejamento baseado no marketing de conteúdo, com estratégias específicas, conforme o segmento de atuação da clínica ou profissional de saúde, para a construção de uma jornada de compra eficiente. 

Conheça o código de ética do Marketing Médico 

Assim como acontece com qualquer empresa, também existem regras de publicidade para as organizações da área da saúde, de acordo com as diretrizes da Resolução CFM nº 1.974/11

É importante saber que não existem entraves para a utilização de nenhuma das estratégias citadas neste artigo, contanto que quaisquer conteúdos publicados em nome da instituição ou do profissional sejam devidamente avaliados e aprovados pelos médicos responsáveis.

Quer saber mais sobre marketing digital para médicos? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar o seu consultório ou clínica a ganhar relevância na internet e conquistar novos pacientes.


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