Regras do CFM para marketing médico nas redes sociais

Atualmente, utilizar as redes sociais para médicos faz parte de uma estratégia de divulgação, entretanto, é preciso que se entenda as regras do CFM para marketing médico, a fim de evitar problemas que prejudiquem a imagem do consultório.

A importância das Redes sociais para médicos

As redes sociais podem e devem ser utilizadas como um canal de relacionamento, onde, o profissional da saúde, por meio de seus conteúdos, consegue criar um vínculo de autoridade e confiança.

A relação médico paciente, quando bem feita, pode ter seu início nas redes sociais, o que é benéfica para ambos.

Publicação nas redes sociais

Uma vez que a pessoa consegue encontrar naquela publicação um texto com conteúdo informativo, que ela precisava, com uma arte visual que se identifique, certamente, ela poderá se tornar uma paciente ou indicará os seus serviços para alguém que precise.

O marketing médico nas redes sociais, feito de forma ética, como explicaremos a seguir, é importante não apenas para preservar o médico, mas também, para estimular o interesse a um estilo de vida saudável, pelas vias corretas e sem atalhos.

Isso quer dizer que, cabe ao profissional da saúde trazer transparência no diagnóstico e tratamento, de forma que as pessoas elevem seus conhecimentos e diminua também a ansiedade por efeitos rápidos e milagrosos, onde eles não existem na vida real. 

Benefício das redes sociais para médicos

Há várias formas de abordar um mesmo assunto e o diferencial está em encontrar um modelo de marketing médico nas redes sociais, que mais se aproxime da forma do que é praticado na  sua clínica ou no seu negócio da área de saúde.

Redes sociais de médicos para médicos

Embora o foco do artigo seja para pacientes, é interessante citar que também há benefícios das redes sociais para médicos que desejam se conectar a outros profissionais da saúde.

Sobretudo, o que se percebe é que essa interação vai além do relacionamento digital e permite criar uma comunicação difusa de assuntos importantes, onde no final quem ganhará com isso, é o paciente.

O que os pacientes esperam dos médicos?

Quando o assunto é rede social, esse é um ponto importante a considerar, principalmente se você optar pelo marketing médico feito por uma agência especializada, que consegue traçar com eficácia as expectativas das pessoas.

É um fato que aumentou nos últimos anos as buscas por informações de saúde antes mesmo de uma visita ao médico e, com isso, a pesquisa não se limita a um único profissional, o que resulta em pacientes mais criteriosos com sua escolha final.

Logo, o que os pacientes esperam do médico é um conjunto de qualidades que desde seu primeiro contato possam ser percebidas, e que estas reflitam a realidade durante uma consulta presencial.

Portanto, ter uma especialidade médica não basta para criar um modelo de comunicação ideal, sendo necessário, considerar as pessoas de uma determinada região, suas características pessoais, estilo de vida e até o tom de voz da publicação, para que, realmente, o público da sua página seja aquele que pode no futuro vir a ser seu paciente. 

Ética e redes sociais para médicos

Falar sobre ética e redes sociais para médicos é mais do que falar sobre o que pode e o que não pode.

É um meio de conscientização, uma vez que, a classe médica ainda tem de lidar com o hábito do auto diagnóstico impreciso e limitado, somado a automedicação, que muitas vezes, afasta as pessoas de uma visita médica, colocando em risco a saúde pública de forma geral.

Elaborar um plano de marketing médico de acordo com as regras do CFM, também é a forma de nivelar a qualidade das informações entre os profissionais da saúde que se encontram nas redes sociais.

Em virtude de charlatões e outros falsos profissionais, que também se apresentam em grupos de Facebook e perfis no Instagram, é dever do bom profissional defender o nome e a razão da medicina e seus estudos.

Assim sendo, é possível dar uma assistência à sociedade, deixando mais evidente ao público, tais discrepâncias ao se deparar com pessoas deste nível. 

Regras do CFM para marketing médico

A seguir, listamos algumas das regras do CFM de acordo com a RESOLUÇÃO CFM nº 1.974/11 proibidas na publicidade médica.

Sensacionalismo médico

Atitudes que demonstrem exclusividade, privilégio e que de alguma forma possam persuadir os pacientes devem ser evitadas:

  • Anunciar aparelhos e equipamentos como atributo de privilégio;
  • Autopromoção e sensacionalismo, que podem prejudicar o decoro da profissão;
  • Uso do argumento “Antes X Depois”, que expõe a figura do paciente como divulgação de técnica, método ou resultado de tratamento, ainda que com autorização expressa.

Propagandas enganosas e resultados impressionantes

Prometer a cura e tratamentos milagrosos, além de serem proibidos pelo CFM, saiba você que os pacientes estão cada vez mais atentos, e cometer esse deslize pode afetar a sua carreira profissional:

  • Permitir que seu nome (ou clínica) esteja vinculado a propagandas enganosas de qualquer natureza;
  • Usar de forma abusiva, enganosa ou sedutora representações visuais e informações que possam induzir a promessas de resultados.

Promover a concorrência desleal

A autopromoção que caracterize como concorrência desleal deve ser evitada e, assim como qualquer descumprimento, pode levar a um processo ético, desde uma advertência até a cassação do seu registro:

  • Promover a concorrência desleal, angariar clientela e pleitear exclusividade de métodos diagnósticos e terapêuticos;
  • Apresentar publicamente técnicas e métodos científicos voltados à comunidade médica;
  • Apresentar estudos científicos como se fossem seus, dispensando o crédito ao verdadeiro autor.

Cuidado com a mensagem que deseja passar

Pessoas comuns e pacientes são seres humanos que apresentam um grau de sensibilidade e vulnerabilidade, logo, atente-se ao tom da voz da sua publicação e utilize do bom senso.

Além disso, querer agradar a todos de uma única vez também não é nada ético, portanto, pense bem nas pautas das suas transmissões ao vivo e cuidado com as redes sociais para  consultorias:

  • Oferecer consultoria a pacientes e familiares substituindo a consulta médica presencial; 
  • Veicular anúncios e publicações que causem sensações de intranquilidade, pânico ou medo.

Como divulgar a minha clínica ou consultório?

A princípio, usar as redes sociais para atrair mais pacientes para sua clínica médica é algo que pode ser elaborado de uma forma descomplicada, desde que tenha objetivos e siga as regras do CFM.

Seja nas redes sociais ou no seu site, o que vale mesmo é o conteúdo de valor, transparente e humanizado, onde, com isso, se obtém metas tangíveis e mensuráveis que contribuem para o crescimento da sua clínica de forma orgânica e exponencial.

Concluindo, o marketing médico feito pela Shantal compreende, assim como, apoia as regras da CFM, pois em qualquer área, o que merece destaque são os verdadeiros atributos que dispõe o profissional e que realmente podem gerar resultados satisfatórios, sejam para clientes ou neste caso, pacientes.

Atrair pacientes nas redes sociais

Se gostou do conteúdo, certamente, você vai gostar do que a Shantal especialista em Marketing Médico pode fazer pelo seu consultório.
Se você deseja usar as redes sociais para médicos, de acordo com as regras do CFM e ainda oferecer o melhor em atendimento, experiência profissional e bem-estar para os pacientes, entre em contato conosco e conheça nossas estratégias!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.