Marketing Médico: Dicas e cuidados nas redes sociais

Muitos profissionais da área da saúde estão se “aventurando” nos ambientes digitais e nós, da Shantal, queremos alertar aos iniciantes, abordando um tema do marketing médico que são as dicas e cuidados nas redes sociais.

Benefícios das redes sociais para médicos

A saber, usar as redes sociais sem estratégias e objetivos não gera nenhum valor e conversão para sua clínica.

Porém, usar o marketing médico nas redes sociais é extremamente benéfico na construção da sua imagem profissional e autoridade em assuntos específicos.

Além disso, os benefícios das redes sociais para médicos são:

  • Reconhecimento e visibilidade regional e nacional;
  • Custo x benefício acessível, se comparado com as mídias tradicionais;
  • Interação com futuros pacientes, que geram engajamento e resultam em relacionamento;
  • Destacar-se perante os concorrentes;
  • Conectar-se com o público de forma mais natural e humanizada;
  • Adquirir a confiança das pessoas, principalmente em assuntos complexos e importantes da saúde.

Por fim, esse não são os únicos benefícios do marketing médico nas redes sociais e, à medida que você vai criando conteúdo, falando com seu público, muitas outras vantagens serão percebidas.

Cuidados nas redes sociais

A agência da Shantal se vê comprometida em informar, tanto você leitor, quanto nossos clientes médicos, que desejam fazer algo novo na sua rede social.

Às vezes, para acompanhar alguma tendência do momento e que sem, conhecimento e planejamento, tudo pode resultar negativamente na imagem da sua clínica.

A seguir, os cuidados nas redes sociais que você deve se atentar e quais são as boas práticas para médicos que a Shantal testou e aprovou.

Objetivo da rede social para profissionais da saúde

Em primeiro lugar, qualquer ideia só é bem-vinda desde que exista um objetivo a ser cumprido e que isso valorize a imagem da sua clínica. O restante, talvez, é um modismo que não se aplica ao seu modelo de negócio.

Cirurgia Antes X Depois

O Conselho Federal de Medicina é o órgão que também regula e investiga a divulgação de assuntos médicos em sites, blogs, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, WhatsApp e similares.

Para tanto, informa que é proibido publicar conteúdos visuais, conhecidos como “antes e depois”, muito populares dentro das redes sociais, mas que nenhum médico pode cometer esse deslize.

Além disso, publicações como depoimentos ou elogios, comuns no marketing digital, também não são permitidos, podendo, inclusive, ser investigada pelos Conselhos Regionais de Medicina.

Cuidado com temas ideológicos e religiosos

Assuntos polêmicos como aborto e legalização da maconha tem alguma relevância positiva para seu segmento? 

É preciso ter cautela ao adentrar em assuntos com raízes culturais e ideológicas, que ao invés de demonstrar seu posicionamento perante eles, pode prejudicar sua imagem, da clínica e dos demais profissionais que trabalham com você.

Não é que não possa falar, mas que deve ser bem pautado e com aconselhamento e ciência de mais pessoas envolvidas, para assim, agregar valor e crescimento ao seu negócio de saúde.

Comportamento ético profissional

Apesar de estarmos falando sobre marketing, quando o assunto é marketing médico, um dos cuidados nas redes sociais é usá-la como muitos a utilizam, esquecendo do seu compromisso ético e legal, próprios da profissão.

Posts e selfies durante procedimentos cirúrgicos, mesmo que, com autorização do paciente, é visto de forma negativa pelo CFM, interpretado como autopromoção, sensacionalismo, ou concorrência desleal.

Dessa forma, atitudes assim serão passíveis de processo ético e, mais uma vez, a alternativa é criar melhores estratégias de marketing médico para sua clínica.

Médico influencer

A imagem de médico influencer é dividida entre os profissionais da saúde, onde, alguns não veem problema e outros, se preocupam com a imagem da própria medicina e saúde pública em si.

O fato é que, a popularidade nas redes sociais não deve ser o objetivo primário de um profissional da saúde que deseja almejar pacientes para sua clínica.

O médico influencer tem lá suas virtudes, entretanto é mais um criador de conteúdo na área da saúde do que propriamente um médico que passa maior parte do seu tempo em atendimento no consultório.

Isso porque para se tornar um influenciador digital leva-se tempo de reconhecimento, bem como, é necessário ter disponibilidade para gravar vídeos e fazer lives com frequência.

Além disso, todo e qualquer tipo de ações de publicidade feitas pelos médicos devem atender a legislação Código de Ética Médica.

Portanto, se você é um profissional da saúde e quer reconhecimento por meio de seu trabalho e experiência exemplares, conhecer o que é permitido fazer dentro do marketing médico é essencial.

Boas práticas para ter sucesso nas redes sociais

Não basta abordar os cuidados, é preciso também citar as boas práticas para ter sucesso nas redes sociais e assim, evitar erros e usar do seu potencial para melhorar o reconhecimento da sua clínica.

Marque o SEO local

Usar do SEO local é importante para sua clínica médica, uma vez que, seja na internet ou na própria rede social, um dos objetivos é alcançar o perfil de público que esteja próximo do endereço físico do consultório.

Dessa forma, a aproximação entre o digital e o real, podem ser mais efetivas, estimulando o interesse do futuro paciente em marcar uma consulta, por exemplo.

Seja transparente nas redes sociais

Toda conquista e reconhecimento é gradual, logo, não faça promessas de resultados de tratamentos, apenas para garantir sua fatia no mercado.

Além de ser um ato antiético, é enganoso, e o universo digital está cada vez mais preparado para combater fake News e informações enganosas.

Especialidade médica nas redes sociais

Nada garante mais resultado do que abordar assuntos da sua especialidade profissional, que além de promover sua autoridade digital, também melhora a imagem de confiança do público.

Como resultado, você tem um público fiel, bem informado e fidelizado, graças à sua relevância nas redes sociais.

Marketing digital para médicos

Sem dúvida, o marketing digital para médicos é essencial para consultórios, clínicas e hospitais que desejam tornar-se referência em suas especialidades, e ainda, contribuir com informação de qualidade para o público.

Usar da Internet e Redes Sociais para divulgar suas atividades profissionais é uma prática importante, e requer boas estratégias e além de bom conteúdo. Entretanto, conhecer as dicas e cuidados nas redes sociais para o marketing médico não são suficientes e, por isso, convidamos você a conhecer todos os serviços que ajudam a atrair mais pacientes para sua clínica. Entre em contato conosco!


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